segunda-feira, 23 de outubro de 2006

Retrospectiva de Barata Moura no Museu de Francisco Tavares Proença Júnior

O Museu de Francisco Tavares Proença Júnior e a Sociedade dos Amigos do Museu apresentaram no Salão Nobre e na Galeria de Exposições Temporárias a exposição de pintura “Barata Moura – retrospectiva", no passado dia 20 de Outubro de 2006.

Trata-se de uma exposição de homenagem ao mestre Barata Moura, de quem o Museu possui uma colecção significativa de pinturas de cariz naturalista, a maioria doada pelo autor e representando o Rio Tejo da nascente à foz, os Castelos e Pelourinhos da Beira Baixa.

Nascido em 1910 em Castelo Novo, no concelho do Fundão, Barata Moura fez a sua aprendizagem artística em Lisboa. Apesar de ter vivido num meio artístico muito vincado pelas correntes da época, foi sempre um apologista da pintura simples. Pintava a natureza e sobretudo as paisagens da sua terra natal, sem recurso às correntes estéticas vigentes.
Eterno apaixonado pela Beira Interior, pintou castelos, pelourinhos, paisagens, aldeias e igrejas, retendo na tela imagens de outros tempos.
Durante a sua vida artística terá pintado mais de cinco mil quadros. A grande maioria das suas obras foi vendida a particulares nacionais e estrangeiros durante as inúmeras exposições que realizou.

Esta exposição estará patente até 22 de Janeiro de 2007.
Fonte: Naturtejo

Sem comentários: