quarta-feira, 11 de outubro de 2006

13/10 - Inauguração da exposição "História(s) da Terra: Fotografias de Artur Pastor" no Museu do Pão

O Museu do Pão, em Seia, vai inaugurar no dia 13 de Outubro, pelas 18:30, uma nova exposição temporária intitulada “História(s) da Terra: Fotografias de Artur Pastor”. Desta exposição constam mais de 80 fotografias sobre a terra e a agricutura portuguesa em meados do século XX, feitas por Artur Pastor, um dos mais reputados fotógrafos portugueses e que retratou as décadas de 50 a 70.

Artur Pastor, que nasceu no Alentejo, em 1922, e faleceu em 1999, pertenceu ao quadros do Estado durante cerca de trinta anos como Engenheiro Técnico Agrário. Ao longo destes anos foi responsável pela obtenção das mais de 10 mil fotos que compõem a Fototeca da Direcção-Geral dos Serviços Agrícolas. Foi-lhe atribuído o grau de Oficial da Ordem de Mérito Agrícola e Industrial (Classe do Mérito Agrícola). No País obteve, por solicitação, milhares de fotografias para organismos oficiais e grandes empresas, sobretudo no campo da agricultura e turismo. Participou em Salões Nacionais e Internacionais de Fotografia, obtendo, com regularidade, os primeiros prémios. Colaborou, com centenas de fotografias, em exposições oficiais e feiras, no País e no estrangeiro.

O seu legado fotográfico contém largos milhares de fotografias, centenas delas com incalculável valor histórico, imagens de um País perdido ou alterado, a preto e branco, diapositivos a cores, e em negativos a cores. Para além da cobertura de todas as regiões continentais e insulares do País, possui colecções de várias províncias de Espanha e Itália, e das cidades de Paris e Londres. Em Outubro de 2001 o seu espólio foi adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa à família do fotógrafo, vindo a integrar as colecções do Arquivo Fotográfico Municipal.

A exposição estará patente ao público no Museu do Pão, em Seia, até Abril de 2007, e na inauguração a Direcção do Museu espera poder contar com a presença dos herdeiros do fotógrafo.
Fonte : Porta da Estrela
Foto retirada daqui

Sem comentários: