quarta-feira, 4 de outubro de 2006

06 - 31/10 - Festival Y das Artes Performativas

Guarda, Covilhã, Fundão e Castelo Branco vão acolher os cerca de 20 espectáculos da quarta edição do “Festival Y”, dedicado às artes performativas, que decorrerá de 6 a 31 de Outubro.

Dança, teatro de objectos, performances individuais, concertos e ateliers são alguns dos eventos organizados pela Quarta Parede – Associação de Artes Performativas da Covilhã, responsável pelo festival.

O Festival abre a 6 de Outubro, na Covilhã, com a peça de teatro "Lar Doce Lar", pela Quarta Parede, na qual os protagonistas são um conjunto de objectos e as memórias que transportam. O espectáculo, assim como todas as actividades a realizar na Covilhã, vai decorrer às 21:30 nas instalações do Teatro das Beiras. Estará em exibição dias 6, 8 e 12 de Outubro.

Nos dias 7 e 9 haverá música, respectivamente com as experiências sonoras de Kubik (Guarda) e Pierre Bastien (França), enquanto que para o dia 13 está marcado um espectáculo de dança com Francisco Camacho. No dia 8 será exibida a curta-metragem de Telmo Martins (Covilhã) "Utensílios de Amor".

Ainda na Covilhã, vão ser apresentadas duas performances: "Homem Legenda", no dia 10, um 'one man show' interpretado por Barba Azul (Lisboa), em que um homem e uma legenda interagem entre si e o espectador, e "Miguel Bonnevile #1", no dia 11, do intérprete com o mesmo nome, oriundo do Porto, em que se espera «que algo aconteça».

No dia 14, sobe ao palco "Paisagem em Trânsito", um espectáculo de teatro visual de Patrick Murys (França), com a condição humana em análise através de um actor, uma marioneta e sete malas. A fechar as actividades na Covilhã há um debate no dia 21, pelas 15:00, com Stefano Casi (Teatri di Vita, Itália), sobre o tema "O espaço do espectador: conversa sobre a formação do espectador".

No Fundão, as actividades vão decorrer na Casa da Moagem, novo espaço cultural da cidade, com as performances "Philatelie", pela Mala Voadora (Lisboa), no dia 14, em que uma vida se conta através de selos, "Daisy Planet", por Olga Mesa (Espanha), no dia 21, e "Mi Madre y yo", por Sonia Gómez (Espanha), no dia 28, ambas sobre relações humanas. Todas vão decorrer pelas 21:30 no Auditório da Casa da Moagem, que vai ainda acolher os ateliers "Pequeninas histórias que pensam e dançam", por Alinho a Vidal (de 18 a 20 de Outubro), e "Dança da Luz", por Aldara Bizarro (de 23 a 27 de Outubro). O mesmo espaço vai contar ainda com a exposição "Candeeiros de emoções", de 18 a 27 de Outubro.

Na Guarda, o Teatro Municipal acolhe a performance "El Caso Del Espectador", pela espanhola María Jerez e que é dedicado ao papel do espectador (no dia 14), um toque de circo no espectáculo "Peut-être", da companhia "O Último Momento", de França (dia 19) e "Dueto", uma coreografia interpretada por Filipa Francisco e Idoia Zabaleta (dia 27).

A passagem por Castelo Branco faz-se com a exibição da peça de teatro de objectos "Lar Doce Lar", pela Quarta Parede, nos dias 30 e 31 à noite, no Cine Teatro Avenida.

Leia o artigo na íntegra no Portal da Estrela

Sem comentários: