sexta-feira, 20 de outubro de 2006

20 - 27/10 - No Centro da Cultura

Aveiro

20/10, sexta-feira
Teatro Aveirense, às 21:30


Map Me
A coreógrafa Charlotte Vanden Eynde, igualmente conhecida como ‘Girl’ no filme "Meisje" de Dorothée van den Berghe’s descreve a sua nova apresentação, Map Me, mais como uma performance do que ao nível da dança. Em outros projectos como Lijfstof, já tinha aproximado o corpo humano de um ‘objecto’ com o qual podemos efectuar todo o tipo de actividades e pelo qual poderemos continuar a ser surpreendidos. Em Map Me, Charlotte dissolve-se literalmente para fora de seu próprio corpo e do seu companheiro Kurt Vandendriessche, principalmente por meio de imagens vídeo projectadas nos seus corpos. Close-ups de partes do seu corpo e o toque mútuo pelos dois performers fazem ‘Map Me’ uma peça altamente táctil.

20/10, sexta-feira
Teatro Aveirense, às 22:30


Blind Date - Instalação
BLIND DATE é o nome de um processo artístico de contextualização e parametrização de encontros, divido em 3 momentos distintos. Num primeiro momento, pedimos a várias pessoas, ligadas à criação, para produzirem em suporte vídeo um auto-retrato que os represente no Blind Date. Terminada a recolha dos vídeos, regista-se um segundo momento, o da integração. Depois de ser processada, esta informação vídeo é disponibilizada numa instalação interactiva apresentada num espaço público e num website: www.b-date.org . A interacção desenrola-se como um diálogo entre o utilizador que se encontra no espaço da instalação e o utilizador on-line. Esse diálogo é concretizado pela escolha partilhada de um par de vídeos. A interacção repete-se por tempo indeterminado, sugerindo assim, dinamicamente, vários encontros casuais resultantes da justaposição dos dois vídeos. Como conclusão deste projecto, a equipa pretende editar um DVD com os vídeos recolhidos, programado para produzir seleccões orientadas pela informação estatística recolhida ao longo das várias apresentações.

22/10, domingo
Teatro Aveirense, às 16:00


Sarau Cultural "Viver Aveiro"
No âmbito das comemorações dos 125 anos, o Teatro Aveirense apresenta o Sarau Cultural “Viver Aveiro”. Neste dia de festa, o Aveirense conta com a participação das associações culturais do concelho que emprestam o corpo e a voz a diversas manifestações artísticas da música ao teatro, evocando memórias de outros tempos, recriando figuras típicas da Beira Mar ou entoando melodias como o “Cantar do Galo” ou a “Ria de Aveiro”.
Um dia diferente, em que sobe ao palco do Aveirense a “prata da casa”.
Acreditamos que este convite motive, de alguma forma, o reencontro de muitos aveirenses e de uma grande diversidade de públicos, servindo de abertura aos seus interesses culturais.
Os 125 anos do Teatro Aveirense simbolizam a expressão viva e evocativa da nossa identidade e diversidade cultural.

Entidades participantes:
- Academia de Saberes de Aveiro
- Associação Cultural a Fanfarra de S. Bernardo
- CETA
- Concertos Allavarium
- Grupo Cultural Semente
- Grupo de Xailes e Cantares de Aveiro
- Grupo Etnográfico das Barrocas
- Grupo Poético de Aveiro
- Tuna de Santa Cecília
- Tuna de Santa Joana

25/10, quarta-feira
Teatro Aveirense, às 21:30

IIª Edição dos Festivais de Outono
Recital de Piano com Jorge Moyano
Os «Festivais de Outono 2006» celebram este ano a sua segunda edição.
Foram criados com o propósito de dar continuidade ao Festival Internacional de Música de Aveiro (FIMA) e ao Festival Internacional de Piano (FIP), imprimindo-lhes agora uma nova filosofia e um novo perfil. Este grande evento musical será um espaço aberto à diversidade de iniciativas em torno de uma mesma temática, que este ano versa sobre as «Efemeridades», especialmente dedicada a Fernando Lopes Graça.
Após o concerto inaugural de Bernardo Sassetti em conjunto com a Orquestra Filarmonia das Beiras, na Sala Principal do Teatro, Jorge Moyano apresentará ao público uma récita de piano.

Coimbra

27/10, sexta-feira
Teatro Académico Gil Vicente, às 10:30

28/10, sábado
Teatro Académico Gil Vicente, às 11:00

FESTA MUNDIAL DA ANIMAÇÃO

Programa
Shshshsh – sintonia incompleta (Portugal) de Mário Jorge Neves
Au bout du monde (França) de Konstantin Bronzit
O banquete da rainha (Portugal) de José Miguel Ribeiro
La grande migration (França) de Iouri Tcherenkov
A menina gorda (Portugal) de Pedro Lino
Bonhommes (França/Bélgica) de Cecília Marreiros
Marum The dog who was a cat inside (Reino Unido) de Siri Melchior
Le Trop petit prince (França) de Zoya Trofimova
Organização Casa da Animação, Fila K – Cineclube e TAGV

Viseu

27/10, sexta-feira
Teatro Viriato, às 21:30

28/10, sábado
Teatro Viriato, às 21:30

Peut – être
Cie. O Último Momento

Peut-être é um fantástico espectáculo onde se misturam circo, música e vídeo. Música
acústica ou electrónica? Corpo real ou virtual? O vídeo e a electrónica enganam os
sentidos, provocam a inversão da atracção terrestre, multiplicam os intérpretes através
da imagem e do som. Ouvir um som e não saber de onde vem, ver uma imagem e não acreditar no que se vê... Exprimir sentimentos através de movimentos, sem que caiba à proeza técnica o papel principal, antes se sobrepondo uma absoluta e efémera beleza.






Guarda

26/10, quinta-feira
Teatro Municipal da Guarda, às 22:00

RI (Rádio Interferência) Óqtrup

Luís Portugal (ex-Jáfumega), Paulo Serafim e Vítor Fernandes protagonizam uma “rádiointerferência”. Uma emissão de rádio imaginária é o ponto de partida para esta “performance”, a fusão de duas artes – a música e o teatro (comédia) – em que os Óqtrup personificam de forma interveniente as personalidades e os acontecimentos de maior imediatismo, bem como, para gáudio dos “ouvintes”, fazem cumprir “a lei da rádio 4/2001, de 23/2: não 40, nem 60, mas 100% de música portuguesa, sem direito a livro de reclamações!”

27/10, sexta-feira
Teatro Municipal da Guarda, às 21:30

FESTIVAL Y Prod. Quarta Parede - Ass. de Artes Performativas da Covilhã
Co-prod. TMG
Dueto
Dueto é um projecto de colaboração entre as coreógrafas Filipa Francisco (Portugal) e Idoia Zabaleta (País Basco). Entre Agosto de 2005 e Junho de 2006, Filipa e Idoia criaram uma peça para o corpo, na sua relação com a escrita, o território e a ausência. Durante 11 meses, desenvolveram um processo de comunicação à distância, através de cartas, como forma de entrar no imaginário uma da outra. Durante dois encontros intercalares em Girona e Lisboa, juntaram o conteúdo acumulado das cartas e das suas traduções/interpretações e efectuaram a sua transcrição para o corpo, através da construção de um guião comum.
Castelo Branco
27/10, sexta-feira
Sede do Váatão, às 21:30
"As Criadas"
28/10, sábado
Sede do Váatão, às 21:30
"A Casa de Bernarda Alba", de Frederico García Lorca

Sem comentários: