segunda-feira, 9 de outubro de 2006

"Reflexões e Silêncios", escultura/instalação de António Mira (com fotografia de Pedro Martins) em Idanha-a-Nova

Na linha de outras iniciativas já promovidas pelo Município de Idanha-a-Nova Centro Cultural Raiano, as exposições de António Mira apresentam-se ao público em simultâneo, em dois espaços emblemáticos na região: no Centro Cultural Raiano e na Sé Catedral de Idanha-a-Nova.
A instalação "Reflexões", apresentada em Idanha-a-Velha, é evocativa das formas associadas à materialidade dos espaços sagrados, conduzindo à percepção das razões que sustentam a utilização de determinados elementos geométricos na arquitectura - o que vem criar uma empatia com o próprio espaço onde se integra dada a representatividade semântica da Sé Catedral.
"Silêncios" efectua a releitura de um conjunto de trabalhos realizados pelo autor entre os anos 1980 e 2005, propondo-nos uma abordagem ao percurso artístico de António Mira com base numa reflexão sobre o acto de criação e as implicações que o mesmo suscita quando olhado à distância no tempo.
Nestas exposições António Mira contou com a participação do fotógrafo Pedro Martins, autor das imagens sobre algumas das instalações feitas in situ, nomeadamente em S. Pedro de Vir-a-Corça, Monsanto.
Fonte : Naturtejo

Sem comentários: