segunda-feira, 9 de outubro de 2006

11 - 18/10 - No Centro da Cultura

Aveiro

11/10, quarta-feira

Teatro Aveirense, às 21:30

Jacinta Quinteto
O seu primeiro disco colocou-a de imediato entre as melhores intérpretes portuguesas de Jazz. Com “Daydream”, Jacinta destacou-se na cena nacional ao fazer-se acompanhar por alguns dos mais reputados músicos internacionais liderados por Greg Osby, que também produziu este álbum. Um concerto imperdível para quem gosta de momentos inesquecíveis!




12/10, quinta-feira
Teatro Aveirense, às 15:30

Concerto Pedagógico "O Quebra-Nozes"

Trata-se de uma acção que terá como narrador e comentador Mário Azevedo (professor na ESMAE e fundador do Instituto Orff do Porto), estando a interpretação musical a cargo do pianista António Oliveira (professor no Conservatório de Música do Porto) e do violinista Carlos Pinto da Costa (director pedagógico da Escola de Música de Esposende).

13/10, sexta-feira
Teatro Aveirense às 22:00

O Contrabaixo

Numa sala à prova de som, provavelmente o quarto onde vive, um contrabaixista de uma Orquestra Nacional decide contar como é vivida a sua solidão e confidenciar, com ironia amargurada, o seu amor não revelado por uma das sopranos da Orquestra.
Esta relação platónica encontra no próprio contrabaixo o seu maior obstáculo: instrumento arcaico, que melhor se ouve quanto mais nos afastarmos dele. De aparência hermafrodita, desajeitado e incómodo, o contrabaixo torna-se para este homem no maior empecilho à liberdade e ao amor.
Em cena também no dia 14/10, às 23:30.

14/10, sábado
Teatro Aveirense, às 22:00

A Gargalhada de Yorick
Dois actores e uma caixa, talvez um caixão. E uma peça chamada Hamlet. Durante cerca de 95 minutos, André Gago e Joaquim Nicolau abordam de uma forma original aquela que é a peça de teatro mais emblemática de toda a literatura ocidental, Hamlet de William Shakespeare. Constitui, por isso, um estimulante exercício de descoberta para o grande público e um agradável divertimento para aquele que conhece em profundidade a peça.








Coimbra

12/10, quinta-feira
Teatro Académico Gil Vicente

Teatro "Senhora D"
Produção teatral com estratégias a desenvolver para estreitar laços com os públicos. Adaptação dramatúrgica de Carlos Martins a partir da Obra "A Obscena Senhora D" de Hilda Hilst.
Se pensarmos que o Teatro é uma imaginação transformadora e transgressora que converte o ser humano/espectador num crítico, o olhar do mesmo é uma espécie de emissor de pontos de interrogação. Qual o conceito? Qual o tema? O assunto? Porquê aquela opção? O que quer dizer isso? E aquilo? Porquê? Porquê? As palavras de Hilda, palpitam como se tivessem alma, carne, sangue, músculos, nervos, ossos. Se por um lado encanta pela sua matéria verbal e sonora, por outro lado, causa inquietação ao procurar entendimento de matérias fundamentais para o ser humano: o sentido da Vida e da Morte, as faces de Deus. A Obscena Senhora D de 1982, mexe no sexo, no corpo e no gozo.

" O que é OBSCENO? OBSCENO para mim é a miséria, a fome, a crueldade, a NOSSA época é OBSCENA". Hilda Hilst

13/10, sexta-feira
Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30

Orquestra Metropolitana de Lisboa no âmbito do Festival de Música de Coimbra 2006
Obras de Schönberg e Beethoven
Maestro: Michael Zilm
Piano: António Rosado
Programador artístico/produtor: Maestro Augusto Mesquita
Organização: Reitoria da Universidade de Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra e Associação Adarte


17-21/10
Festa do Cinema Francês

Programa

16/10
21:15
Sessão de abertura com a presença do realizador Benoît Cohen, do actor Mathieu Demy e da actriz Eléonore Pourriat - Qui m’aime me suive (2005, comédia, 100 ' ) de Benoît Cohen

23:30
Je ne suis pas là pour être aimé (comédia, 93 ' )de Stéphane Brizé

17/10
19:00
Sauf le respect que je vous dois (2005, drama, 90 ' ) de Fabienne Godet
21:30
Selon Charlie (comédia dramática, 140’) de Nicole Garcia
00:00
Frankie (2005, drama, 90 ' ) de Fabienne Berthaud

18/10
10:30
Kirikou et les bêtes sauvages (2005, animação, 75`) de Michel Ocelot et Bébédicte Galup
19:00
La Petite Jérusalem (2004, drama, 96 ' ) de Karin Albou
21:30
La raison du plus faible (thriller, 90’) de Lucas Belvaux
23:30
Dunia (2005, comédia dramática, 110 ' ) de Jocelyn Saab

19/10
23:30
13 Tzameti (2005, thriller, 93`, M/16) de Gela Babluani

20/10
19:00
Le passager (2004, drama, 85`) de Eric Caravaca
21:30
Fauteuils d’orchestre (2005, comédia, 106`)de Danièle Thompson
23:30
Gentille (comédia, 102’)de Sophie Fillières

21/10
21h30
Carmen (ficção, 100’) de Jean-Pierre Limosin
23h30
Ils (2006, thriller, 78 ' , M/12)de David Moreau et Xavier Palud

Organização: Alliance Française de Coimbra e Instituto Franco – Português de Lisboa
Mais informação em:
www.festadocinemafrances.com
www.alliancefr.pt

Viseu

13/10, sexta-feira
Teatro Viriato, às 21:30

Dimas de Graeme Pulleyn
Metade urso, metade toupeira. Uma vida debaixo da terra. Tinha uma irmã. Nasceram bastos, bastos de mais. De mãos dadas quase.
Doidos um pelo outro. A mãe morreu, o pai também. Sozinhos no mundo, adoravam-se. Dois irmãos, herdeiros apenas de uma mina. Água doce que brotava de uma frincha, ensopando a terra abençoada à sua volta, mesmo no Setembro do mais seco dos verões. Uma espécie de paraíso onde os dois, inseparáveis na sua dor e na sua felicidade lavravam o solo negro, plantavam couve e batata, feijão e milho, morangos e rosas, que trepavam em volta da gruta. Mas um dia tudo mudou…

Ideia original e encenação: Graeme Pulleyn
Interpretação: Graeme Pulleyn, Carlos Bica e Susana Branco
Composição e Direcção Musical: Carlos Bica
Voz: Susana Branco
Cenografia e figurinos: Helen Ainsworth
Consultoria artística: Jorge Silva Melo e Madalena Vitorino
Produção: Mónica Paredes
Co-produção: CCB/Teatro Viriato

Guarda

11/10, quarta-feira
TMG, às 21:30

ACTO SEGUINTE – FESTIVAL DE TEATRO DA GUARDA
“A Garrafa” de Manuel Poppe, por Valdemar Santos
Testemunho aqui a minha verdade e a minha mentira. Manipulo porque assim o desejo. Ou será a minha memória que me manipula? Que sei eu de mim? Eu, que me encontro a meio da vida? É necessário este encontro, com a minhA GARRAFA, com a minha sombra! (…) Quando mergulho, da claridade que ainda me é permitida, são elas que se agigantam, que se impõem, e eu, um títere!, ave de asas alugadas numa loja nocturna, esvoaço de alcova em alcova, de braço dado contigo Garrafa, vampirizando-te a coragem de que doas para o meu conforto, e as estrelas brilham lá no alto a meu bel-prazer e que tudo se dane! (…)Valdemar Santos
texto Manuel Poppe

12/10, quinta-feira
TMG, às 22:00

JP Simões • 1970
O mais recente espectáculo ao vivo de J.P. Simões (Belle Chase Hotel e Quinteto Tati), que apresenta ao público, de forma íntima e acústica, algumas das canções que tem composto nos últimos tempos e que reuniu recentemente no disco 1970. Belle Chase Hotel, A Ópera do Falhado e Quinteto Tati têm sido habitats em que J.P. Simões tem concebido e produzido muitas das composições com que se foi distinguindo como escritor e intérprete. Este espectáculo é um dos produtos da acutilância e da doçura com que canta o quotidiano, aqui destilados através da ironia e do humor a que tem habituado o público. Apresentando-se ao vivo sempre com um convidado, J.P. Simões imprime ao espectáculo uma dimensão de cabaret português bem contemporâneo.
voz e guitarra J.P. Simões
piano e flauta Sérgio Costa

14/10, sábado
TMG, às 21:30

FESTIVAL Y
El caso del espectador de Maria Jerez
Com este trabalho pretendo analisar o ponto de vista do espectador e o poder que a representação, a ficção e o virtuosismo têm sobre os nossos mecanismos de percepção. Graças à dissociação do meu corpo posso apresentar acções e imagens duplas, que me permitem propor, em directo, dois tempos narrativos simultâneos: o cénico e o cinematográfico. Estes dois tempos narrativos vão-se entrelaçando cada vez mais, como acontece com as bonecas russas. Fragmentação do corpo, multiplicidade de personagens e duplas acções. O dispositivo criado é um buraco negro, um nó cego, um tempo morto que me permite jogar com o que o espectador vê e não vê.

17/10, terça-feira
TMG, às 21:30

Extensão IMAGO 2006
O IMAGO 2006 - Festival Internacional de Cinema Jovem decorre de 30 de Setembro a 8 de Outubro, no Fundão, e apresenta no TMG uma extensão em que são projectadas as películas premiadas nas três competições internacionais: Oficial Internacional, Docs in Shorts e Under 25. No total há nesta edição 62 películas a concurso no IMAGO, seleccionadas entre as mais de 1400 inscrições oriundas de 64 países.

Sem comentários: