A casa de Angelina e Aristides de Sousa Mendes em Cabanas de Viriato, pertença da Fundação Aristides de Sousa Mendes desde 2000, foi classificada pelo IPPAR como Monumento Nacional em Agosto de 2005, é já constitui um pólo de atracão de visitantes que querem homenagear o Acto de Consciência deste grande herói português e internacional e que querem conhecer melhor o homem e a família por traz deste acto altruístico.
A Fundação Aristides de Sousa Mendes (mailto:fundasm@netcabo.pt) tem como principal missão a criação de um Museu e centro de memória nesta casa, e a divulgação deste acto exemplar. A Fundação Aristides de Sousa Mendes é de capitais maioritariamente públicos. O Conselho de Administração, o órgão que obriga a Fundação, consiste de 5 pessoas e pode ser alargado a 9 pessoas, e é actualmente composto por:
Presidente, Major Álvaro de Sousa Mendes (ret), neto
Dr. António Moncada Sousa Mendes, neto
Dr. José Miguel Duarte, advogado
Dr. Luís Fidalgo,. advogado
Presidente da Câmara do Carregal do Sal, actualmente o Sr. Atílio Nunes
Os principais visitantes ao museu serão grupos escolares de crianças e jovens, turistas individuais sobretudo nacionais, emigrantes e espanhóis, e visitas colectivas de turistas estrangeiros, nomeadamente judeus e outros descendentes dos refugiados. Será importante desde logo que a Casa-Museu Sousa Mendes esteja integrada nos circuitos turísticos e nas redes de Casas-Museus, de Museus do Holocausto, e de locais da UNESCO de Património para uma Cultura de Paz.
O projecto da Casa-Museu Sousa Mendes é complexo e ambicioso e a sua concretização requer uma boa coordenação entre a Equipa do Projecto da Fundação Aristides de Sousa Mendes, os apoios oficiais e associativos a nível local, nacional e internacional. Isto inclui as Juntas de Freguesia e da Câmara Municipal, dos Ministérios de Negócios Estrangeiros, da Cultura e da Educação incluindo o o IPPAR, a Direcção Geral de Edificios e Monumentos Nacionais, a Direcção Geral de Turismo, a Rede Portuguesa de Museus e as associações regionais e ONGs.
Os contactos internacionais e multi-culturais serão outro factor de sucesso quer para o mecenato quer para a atracão de visitantes, pois a história heróica de Angelina e Aristides de Sousa Mendes tem o poder de ultrapassar os limites geográficos regionais e nacionais.
Para mais informações
Sem comentários:
Enviar um comentário