quinta-feira, 16 de março de 2006

22/3 - Concerto de Jazz em Idanha-a-Nova

No âmbito das actividades integradas na Cultura Politécnica para o 1º trimestre de 2006 da responsabilidade do Instituto Politécnico de Castelo Branco, decorrerá no dia 22 de Março, quarta-feira, às 21:30, um concerto de jazz do Sexteto Mário Barreiros no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova.

Mário Barreiros
Natural do Porto (1961), estudou bateria e guitarra como autodidacta, tendo integrado, apenas com oito anos de idade, o grupo Mini - Pop, formado por seu pai.
Frequentou o Conservatório de Música do Porto e em 1978, com o fim dos Mini - Pop, Mário Barreiros descobriu em definitivo o Jazz, desde logo nutrindo uma grande admiração por Tony Williams.
As suas primeiras actuações como baterista de Jazz aconteceram em Lisboa, no Hot Clube e, em 1981-82 surgiu integrado no Quarteto de Rão Kyao juntamente com António Pinho Vargas e José Eduardo.
Mário Barreiros estudou com os bateristas Billy Hart, Paul Motian, Joe Hunt e Kenny Washington. Fez parte do Quinteto de Maria João, Quarteto de António Pinho Vargas, Sexteto de Jazz de Lisboa, Quarteto de Mário Laginha, Cool Jazz Orchestra (de Pedro Abrunhosa) e tocou com Wayne Shorter, Andy Sheppard, David Liebman, Frank Lacy, Steve Potts, John Stubblefield, David Schnitter, Al Grey, Perico Sambeat, entre outros.
Foi ainda um dos fundadores do grupo Jafumega. Foi guitarrista de Rui Veloso e os Optimistas e de Pedro Abrunhosa & Bandemónio.
Actualmente, e para além da sua actividade como produtor /músico (baterista/guitarrista), integra o Sexteto de Mário Barreiros.
Produziu trabalhos discográficos dos artistas: Jafumega, Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Unu, Clã, Ornatos Violeta, Silence 4, Xutos & Pontapés, Da Weasel, Yellow W Van, Carlos Barretto, Maria João & Mário Laginha, David Fonseca, Blind Zero, Mesa, Gomo, Pluto, José Peixoto e Jorge Palma.

Sexteto de Mário Barreiros
Embora influenciado pelo jazz mais representativo, desde o Bebop aos nossos dias, são, porém, os anos 60 a principal inspiração deste sexteto. O grupo conta com mais de uma dezena de temas originais, todos da autoria dos seus elementos.
Mário Santos – saxofone tenor e clarinete baixo
José Pedro Coelho – saxofone tenor e flauta
José Luís Rego – saxofone alto e soprano
Pedro Guedes – piano
Pedro Barreiros – contrabaixo
Mário Barreiros - bateria

Sem comentários: