segunda-feira, 13 de março de 2006

Rallye Museu do Vinho Bairrada 2006 - Êxito desportivo e promocional

Mexia Leitão / Nuno Machado em Porsche 911 Coupé, foram os grandes vencedores

Realizou-se nos concelhos de Anadia e Penacova, a 11 e 12 de Março, a terceira edição do “ Rallye Museu do Vinho Bairrada “, prova do calendário oficial da FPAK e integrado no “ Troféu Classic Cup – Sport “. Trinta e nove equipas alinharam à partida em frente ao Museu do Vinho Bairrada em Anadia, sendo que foram efectuadas previamente as habituais verificações técnicas e documentais que este ano tiveram lugar no anfiteatro do Vale Santo, junto ao Centro Cultural de Anadia.

A primeira secção ligou Anadia a Penacova, com um total de 64,70 Kms de magnificas paisagens, tendo sido concluída em frente aos Paços do Município de Penacova pelas 13 horas. Antes disso, as “máquinas “ tiveram uma rampa especial em terra, ao jeito do saudoso Rali de Portugal que tinha na serra do Bussaco uma das mais concorridas passagens. Os participantes tiveram a possibilidade de visitar o Museu Vitorino Nemésio.

Após o almoço servido no restaurante das Piscinas Municipais de Penacova, os carros perfilaram-se no centro de Penacova para a partida da segunda secção que iria terminar nas Termas de Vale da Mó, no concelho de Anadia, num percurso que totalizou 91,99 km.
Dado o significativo atraso de cerca de hora e meia, a chegada às Termas de Vale da Mó foi já efectuada com as luzes acesas das viaturas. Deu-se, então, um período de descanso de pilotos e máquinas, em que estes aproveitaram para retemperar forças com o lanche oferecido pela Câmara Municipal da Anadia.


A última secção que ligou Vale da Mó à cidade de Anadia, num total de 45,91 km, foi unanimemente considerada a mais complicada, em termos técnicos. Verificou-se uma verdadeira revolução na classificação final, dado que a organização desportiva do FCP tinha preparado as famosas “ armadilhas “ implicando pesadas penalizações pontuais aos mais distraídos. No domingo de manhã, entre as 11 e as 12 horas, realizou-se a Prova de Perícia no Complexo Desportivo, que, no entanto, não contou para a classificação oficial da prova. A equipa de Vale de Cambra Abel Soares/Jorge Silva em Ford Escort 1.3 GT HC foi a vencedora. Este ano, os aficionados dos carros marcaram presença em grande número junto ao Estádio Municipal. Esta prova contou com 5 cronometristas, 5 pessoas no secretariado e 5 na Direcção de Prova.

A organização esteve a cargo da Secção de Desportos Motorizados do Futebol Clube do Porto, em termos desportivos, e da Câmara Municipal de Anadia e de Penacova, no capítulo promocional.

Museu do Vinho continua a ser admirado e elogiado

Participantes, Comissários e Direcção da Prova foram recebidos no Museu do Vinho Bairrada com um espumante de honra, seguido de almoço com entrega de prémios, oferecido pela Câmara Municipal de Anadia, com a presença do Vereador do Turismo da CMA José São José, Pedro Dias do Museu do Vinho, Carlos Neves da Área de Desporto da CMA e Pedro Carpinteiro Vereador do Desporto da CM de Penacova. A Câmara Municipal de Anadia ofereceu a todos os participantes e organização uma mochila alusiva à prova. O prémio oficial consistiu num “ Decanter “ personalizado para a iniciativa, acompanhado de uma garrafa de Vinho Bairrada. Os produtores de vinho Bairrada também se associaram, oferecendo o precioso líquido que acompanhou a Cabidela e o Leitão assado à Bairrada. Na sala do almoço, foi montada uma mesa para exposição dos vinhos oferecidos.

Fados de Coimbra, animaram jantar convívio.
O jantar convívio realizado na noite do dia 11, sábado, na adega do Hotel Cabecinho, teve a actuação de um grupo de fados de Coimbra, a qual foi patrocinada pela Junta de Turismo da Curia.

A opinião dos intervenientes...
Nas palavras de Carlos Cruz, Director da Secção de Desportos Motorizados do Futebol Clube do Porto, entidade organizadora: “Esta prova foi um sucesso, em termos desportivos, com surpresas e quatro “ratoeiras“, sem as quais isto não tinha piada. Em termos promocionais, entendo que a Câmara Municipal de Anadia e Penacova fizeram um excelente trabalho, e por isso só tenho que agradecer a todos pela dedicação e interesse. A minha expectativa para 2007 é que se chegue aos cinquenta carros em prova e que Penacova aposte de novo nesta parceria." Para terminar concluiu: “Os concorrentes estão encantados! Foi um êxito, parabéns!“ O grande vencedor desta prova, Mexia Leitão em Porsche 911 Coupé afirmou: “Já participo neste Rallye desde a primeira edição e entendo que este ano a prova foi mais calma, em termos técnicos, com excepção da 3ª secção que foi toda realizada de noite, com as “ armadilhas “ habituais nas provas organizadas pelo FCP. Como mais valias desta 2ª edição destacou: “ A diversidade do percurso, com a inclusão das estradas e paisagens de Penacova e a rampa do Museu do Moinho foram, sem dúvida, uma mais valia.”

O vencedor da prova de perícia Abel Soares referiu: “ Sou um estreante nas provas de regularidade histórica. Participo habitualmente nas provas de velocidade de clássicos. A minha vantagem na prova de perícia é que faço esta especialidade desde 1979. Este Rallye foi bem organizado, com uma escolha de percurso muito turística, o que foi muito agradável. Para o ano, se tiver vida e saúde, cá estarei. “

Por último, as reacções dos vereadores de Penacova e Anadia sobre a prova. Pedro Carpinteiro da CM de Penacova referiu: "O balanço é positivo, uma boa jornada de promoção do concelho de Penacova. Foi, sem dúvida, uma mais valia na divulgação turística e gastronómica, dado que ainda apanhámos a época da lampreia em Penacova. “

José São José da CM de Anadia afirmou: “ Francamente positivo, foi uma excelente jornada de divulgação do concelho de Anadia e também da arte de bem receber, pela qual nós, Bairradinos, somos conhecidos. Divulgar com este tipo de iniciativas a nossa gastronomia e os nosso vinhos, o Museu do Vinho Bairrada, bem como todas as instalações municipais, como foi o caso pela primeira vez do Centro Cultural e do anfiteatro do Vale Santo, é muito importante “.CN Press

Sem comentários: