Realizou-se nos concelhos de Anadia e Penacova, a 11 e 12 de Março, a terceira edição do “ Rallye Museu do Vinho Bairrada “, prova do calendário oficial da FPAK e integrado no “ Troféu Classic Cup – Sport “. Trinta e nove equipas alinharam à partida em frente ao Museu do Vinho Bairrada em Anadia, sendo que foram efectuadas previamente as habituais verificações técnicas e documentais que este ano tiveram lugar no anfiteatro do Vale Santo, junto ao Centro Cultural de Anadia.A primeira secção ligou Anadia a Penacova, com um total de 64,70 Kms de magnificas paisagens, tendo sido concluída em frente aos Paços do Município de Penacova pelas 13 horas. Antes disso, as “máquinas “ tiveram uma rampa especial em terra, ao jeito do saudoso Rali de Portugal que tinha na serra do Bussaco uma das mais concorridas passagens. Os participantes tiveram a possibilidade de visitar o Museu Vitorino Nemésio.
Após o almoço servido no restaurante das Piscinas Municipais de Penacova, os carros perfilaram-se no centro de Penacova para a partida da segunda secção que iria terminar nas Termas de Vale da Mó, no concelho de Anadia, num percurso que totalizou 91,99 km.
Dado o significativo atraso de cerca de hora e meia, a chegada às Termas de Vale da Mó foi já efectuada com as luzes acesas das viaturas. Deu-se, então, um período de descanso de pilotos e máquinas, em que estes aproveitaram para retemperar forças com o lanche oferecido pela Câmara Municipal da Anadia.
A última secção que ligou Vale da Mó à cidade de Anadia, num total de 45,91 km, foi unanimemente considerada a mais complicada, em termos técnicos. Verificou-se uma verdadeira revolução na classificação final, dado que a organização desportiva do FCP tinha preparado as famosas “ armadilhas “ implicando pesadas penalizações pontuais aos mais distraídos. No domingo de manhã, entre as 11 e as 12 horas, realizou-se a Prova de Perícia no Complexo Desportivo, que, no entanto, não contou para a classificação oficial da prova. A equipa de Vale de Cambra Abel Soares/Jorge Silva em Ford Escort 1.3 GT HC foi a vencedora. Este ano, os aficionados dos carros marcaram presença em grande número junto ao Estádio Municipal. Esta prova contou com 5 cronometristas, 5 pessoas no secretariado e 5 na Direcção de Prova.
A organização esteve a cargo da Secção de Desportos Motorizados do Futebol Clube do Porto, em termos desportivos, e da Câmara Municipal de Anadia e de Penacova, no capítulo promocional.
Museu do Vinho continua a ser admirado e elogiado
Participantes, Comissários e Direcção da Prova foram recebidos no Museu do Vinho Bairrada com um espumante de honra, seguido de almoço com entrega de prémios, oferecido pela Câmara Municipal de Anadia, com a presença do Vereador do Turismo da CMA José São José, Pedro Dias do Museu do Vinho, Carlos Neves da Área de Desporto da CMA e Pedro Carpinteiro Vereador do Desporto da CM de Penacova. A Câmara Municipal de Anadia ofereceu a todos os participantes e organização uma mochila alusiva à prova. O prémio oficial consistiu num “ Decanter “ personalizado para a iniciativa, acompanhado de uma garrafa de Vinho Bairrada. Os produtores de vinho Bairrada também se associaram, oferecendo o precioso líquido que acompanhou a Cabidela e o Leitão assado à Bairrada. Na sala do almoço, foi montada uma mesa para exposição dos vinhos oferecidos.
Fados de Coimbra, animaram jantar convívio.O jantar convívio realizado na noite do dia 11, sábado, na adega do Hotel Cabecinho, teve a actuação de um grupo de fados de Coimbra, a qual foi patrocinada pela Junta de Turismo da Curia.
A opinião dos intervenientes...
Nas palavras de Carlos Cruz, Director da Secção de Desportos Motorizados do Futebol Clube do Porto, entidade organizadora: “Esta prova foi um sucesso, em termos desportivos, com surpresas e quatro “ratoeiras“, sem as quais isto não tinha piada. Em termos promocionais, entendo que a Câmara Municipal de Anadia e Penacova fizeram um excelente trabalho, e por isso só tenho que agradecer a todos pela dedicação e interesse. A minha expectativa para 2007 é que se chegue aos cinquenta carros em prova e que Penacova aposte de novo nesta parceria." Para terminar concluiu: “Os concorrentes estão encantados! Foi um êxito, parabéns!“ O grande vencedor desta prova, Mexia Leitão em Porsche 911 Coupé afirmou: “Já participo neste Rallye desde a primeira edição e entendo que este ano a prova foi mais calma, em termos técnicos, com excepção da 3ª secção que foi toda realizada de noite, com as “ armadilhas “ habituais nas provas organizadas pelo FCP. Como mais valias desta 2ª edição destacou: “ A diversidade do percurso, com a inclusão das estradas e paisagens de Penacova e a rampa do Museu do Moinho foram, sem dúvida, uma mais valia.”
O vencedor da prova de perícia Abel Soares referiu: “ Sou um estreante nas provas de regularidade histórica. Participo habitualmente nas provas de velocidade de clássicos. A minha vantagem na prova de perícia é que faço esta especialidade desde 1979. Este Rallye foi bem organizado, com uma escolha de percurso muito turística, o que foi muito agradável. Para o ano, se tiver vida e saúde, cá estarei. “
Por último, as reacções dos vereadores de Penacova e Anadia sobre a prova. Pedro Carpinteiro da CM de Penacova referiu: "O balanço é positivo, uma boa jornada de promoção do concelho de Penacova. Foi, sem dúvida, uma mais valia na divulgação turística e gastronómica, dado que ainda apanhámos a época da lampreia em Penacova. “
José São José da CM de Anadia afirmou: “ Francamente positivo, foi uma excelente jornada de divulgação do concelho de Anadia e também da arte de bem receber, pela qual nós, Bairradinos, somos conhecidos. Divulgar com este tipo de iniciativas a nossa gastronomia e os nosso vinhos, o Museu do Vinho Bairrada, bem como todas as instalações municipais, como foi o caso pela primeira vez do Centro Cultural e do anfiteatro do Vale Santo, é muito importante “.CN Press
Sem comentários:
Enviar um comentário