segunda-feira, 27 de março de 2006

27/03 - Dia Mundial do Teatro no Centro de Portugal

Hoje assinala-se o Dia Mundial do Teatro e o Centro de Portugal é palco de inúmeras comemorações:

Aveiro
15:00 na Praça Melo Freitas
Animação de Rua com a peça “Mãos no Fogo”, pelo Grupo de Teatro Ao Largo.

"Mãos no Fogo" é uma comédia alegre e alegórica, na qual a maliciosa e exaltada Maria do Fogo e o seu namorado Zé Fumaça, escapam-se para a floresta, num dia quente de Verão. O manhoso Zé faz tudo o que pode para persuadir um casal de namorados em pique-nique, e depois um lavrador e a sua mulher, a acender lume na floresta, para que a Maria possa chamejar tão gloriosamente como o fez uma vez no Chiado. Mas são perseguidos em cada esquina pelo diligente capitão dos bombeiros, Honorato, guardião da inconsolável Maria do Fogo, que os consegue finalmente dominar...“A Máquina Diabólica” - tudo começa com um cientista maluco que quer ganhar muito dinheiro com as suas invenções, das quais uma máquina de fazer trovoada.
Fonte

Coimbra
21:30 no Teatro Académico Gil Vicente
"Os Encantos de Medeia"

"Os Encantos de Medeia" é, talvez, a obra de António José da Silva que melhor encarna o espírito do teatro barroco. A recorrência a um tema mitológico, a exuberância visual dos lugares, a forte caracterização dos personagens, a intriga desenvolvida em dois planos, o do mundo sobrenatural e o do mundo real, constituem marcas de uma engenhosa escrita teatral que consegue o prodígio de transformar em comédia uma das mais impressionantes tragédias do teatro grego.
Fonte

Covilhã
X Festival de Teatro Universitário
"Esse ser intelectual" pela Companhia Medea 73 de Madrid

Termina hoje o Festival de Teatro Universitário organizado pelo Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior que decorreu no palco do Teatro-Cine da Covilhã. O Festival contou com a presença de companhias de teatro portuguesas, espanholas e latino-americanas, que constituíram a grande surpresa da edição deste ano.
Fonte

Viseu
21:30 no Auditório do Instituto Português da Juventude
"A Taberna" pela Companhia de Teatro Regional da Serra do Montemuro

O sítio ideal para passar o final da tarde após um dia de trabalho e porque não, o início da noite após o final da tarde e depois de um dia de trabalho.
Para o Tio Maximino era diferente, ele estava lá desde a manhã bem cedo até ao final do dia.
Um homem muito simpático, atrevido, mas acima de tudo atento ao que se passa a seu redor.
Mais um ano se passou desde o ultimo Verão, estamos numa pequena aldeia, mas com a chegada das férias tudo se torna muito grande, principalmente a paixão.
Para Tio Maximino serão mais umas férias a dar conselhos a João, um jovem rapaz da aldeia, tímido e por vezes um pouco esquecido.
«Como ficares enamorado de uma bela jovem da cidade».
Muito (trabalho) Tio Maximino e João irão ter, muitos conselhos a dar e outros tantos a ouvir e quantos menos se esquecerem melhor ainda, muitas serenatas se ensaiam, muita poesia se escreve, alguns disfarces se fazem e disparates também e tudo isto para João ficar enamorado de uma bela jovem da cidade.

Tondela
10:30 e 14:30 nos dias 27/03 e 28/03
"Bicicleta de recados" para as escolas do concelho

O ponto de partida estabelece-se na morada dos poetas:
No Portugal de Manuel Alegre, Álvaro de Campos, Alexandre O’Neill…No Brasil de Manoel de Barros, Manuel Bandeira, Adélia Prado...Enfim, cruzando percursos dos falantes do português.Três personagens, sem idades definidas, palmilham o percurso tomando as colorações das suas muitas idades.O que lhes interessa, aos actores, é estabelecer um pacto com o espectador.Querem convidá-lo a aceitar as inverosimilhanças que o discurso poético permite.
Fonte

Guarda
Biblioteca Municipal da Guarda
"Quatro histórias, Quatro vidas, Uma profissão"

A Biblioteca Municipal da Guarda e Aquilo Teatro unem-se para comemorar o Dia Mundial do Teatro, através da apresentação de quatro produções com fantoches que retratam a vida de quatro escritores da cidade - Rui de Pina, Nuno de Montemor, Augusto Gil e Virgílio Afonso - tendo como público-alvo as crianças do concelho.
Fonte

Sem comentários: