quarta-feira, 22 de março de 2006

PRÉMIO TURISMO 2006

CÂMARA MUNICIPAL DE ANADIA E JUNTA DE TURISMO DA CURIA PRESENTES NA GALA DO PRÉMIO TURISMO 2006

A cerimónia realizou-se no passado dia 17, pelas 20 horas, no Museu da Electricidade em Lisboa, com a presença do ministro da Economia, Manuel Pinho, e do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, e na qual foram entregues, os Prémios de Turismo – Valorização do Espaço Público.
O Município de Anadia apresentou três projectos a concurso “ Feira da Vinha e do Vinho “, “ Museu do Vinho Bairrada “ e “ Desporto e Turismo “, a Câmara Municipal de Anadia esteve assim representada pelo vereador Jorge Sampaio, Pedro Dias do Museu do Vinho Bairrada e ainda Carlos Neves da Área de Desporto. De referir ainda a presença de Alexandre de Almeida Presidente da Junta de Turismo da Curia.
Os Prémios Turismo superaram todas as expectativas, tendo alcançado um total de 165 candidaturas, distribuídas pelas categorias “Obra” e “Serviços”, respectivamente com 91 e 74 candidaturas, apresentadas por autarquias e outras entidades públicas e privadas. Entre os distritos que apresentaram maior número de projectos, destacam-se Lisboa com 21, Aveiro com 16 e Porto e Madeira com 15.
Os critérios de avaliação dos projectos tiveram em conta a inovação, a notoriedade da solução e a satisfação dos seus utilizadores, bem como a integração com o potencial turístico, a qualidade e eficiência em termos de resultados do projecto e a viabilidade de generalização da solução.

Distinguir as melhores intervenções em espaços públicos, localizados na envolvente de empreendimentos e recursos turísticos, que contribuam para reforçar o seu interesse foi o objectivo que presidiu à criação deste prémio que pretende igualmente incentivar, reconhecer, certificar e divulgar as boas práticas de responsabilidade social com impacto no Turismo.

Os dois trofeus, da autoria do escultor João Cutileiro foram entregues aos vencedores das duas categorias.
Na categoria “ serviços “ o portal Lifecooler, guia de viagens da Sítios SA , foi o primeiro contemplado da noite, enquanto que o segundo trofeu foi para a categoria “ obra “ o Cais de Gaia, obra notável de recuperação da zona ribeirinha de Gaia, com a criação de zonas de lazer, restaurantes, bares e um cais, com este projecto foram criados trezentos novos postos de trabalho.

Sem comentários: