sexta-feira, 10 de março de 2006

Agenda Cultural Março - Naturtejo

Castelo Branco

3/3 a 16/4
Museu de Francisco Tavares Proença Júnior
"Espantalhos"

O Museu de Francisco Tavares Proença Júnior inaugura uma instalação de “Espantalhos” no próximo dia 3 de Março, às 16.00 horas.Com esta iniciativa pretende-se alargar a acção educativa do Museu aos públicos adultos e procurar uma maior interacção entre o Museu e a Comunidade. Para tal, foi solicitado à Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco a execução dos Espantalhos, de tradição popular, para instalação no Pátio do Museu. A iniciativa possibilita a ligação dos idosos ao Museu e à comunidade envolvente e recupera uma tradição do mundo rural que vem caindo em desuso.A instalação estará patente ao público entre 3 de Março e 16 de Abril.

De 17/3 a 9/7
Exposição no Museu de Francisco Tavares Proença Júnior
INSTITUTO PORTUGUÊS DE MUSEUS


Brincadeiras, Brinquedos e outros segredos
O Museu Francisco Tavares Proença Júnior (Castelo Branco) e o Museu do Brinquedo (Seia) apresentam a exposição "Brincadeiras, Brinquedos e outros segredos" na Galeria de Exposições Temporárias no próximo dia 17 de Março de 2006. Serão apresentados brinquedos da segunda metade do século XX aos nossos dias, organizados em pequenos núcleos desde os brinquedos populares tradicionais, aos brinquedos associados aos géneros e aos recentes brinquedos tecnológicos entendidos enquanto património cultural universal e com uma importante função social na integração e desenvolvimento das crianças.Inauguração: 17 de Março. Encerramento: 9 de Julho 2006

Actividades
VISITAS GUIADAS
Marcação prévia. Telefone: 272 344 277
SERVIÇO EDUCATIVOAteliers: Actividades como jogos tradicionais, fabrico artesanal de bonecas, a história do brinquedo, fabrico de bolas e dominós, o jogo da Glória, construção de papagaios de papel.Dirigidos a público escolar ( pré-escolar, 1º e 2º ciclo de escolaridade)Marcação prévia. Telefone: 272 344 277

02/03 a 02/04
Cine-Teatro Avenida

EXPOSIÇÃO DO MUSEU DA IMPRENSA
“Lápis Azul: A censura do Estado Novo”

Esta exposição foi inaugurada no dia 2 de Março, na Sala da Nora do Cine Teatro Avenida em Castelo Branco. A mostra é promovida pelo Museu Nacional da Imprensa, em colaboração com a autarquia albicastrense.
Produzida pelo Museu Nacional da Imprensa, esta exposição é alusiva ao “25 de Abril” e pretende mostrar ao público em geral a falta de liberdade que Portugal viveu até à “revolução” de 1974.
A exposição vai estar patente ao público até 2 de Abril, na sala da Nora do Cine Teatro de terça-feira a domingo: das 10h00 – 13h00 e das 13h00 – 19h00.

“CONTADORES DE VIAGENS”
Actividade organizada pela Associação ARCO DA VELHA – Associação Juvenil de Dinamização Sócio Cultural de Castelo Branco:
– CROÁCIA por Pedro Ferreira, no dia 11 de Março de 2006
A apresentação terá lugar no auditório da Escola Superior de Educação de Castelo Branco, pelas 21h30, Entrada Gratuita.

De 9/03 a 30/03
Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Castelo Branco

EXPOSIÇÃO de Leone Holzhans
Leone Holzhans é natural da Holanda, onde estudou na Academia de Arte em Utrecht e tirou o Bacharel com valores elevados. Assim continua estudando e trabalhando com o mesmo brilhantismo e da mesma maneira, pois foi a Arte Plástica Holandesa que a tornou famosa. Essa mesma luz brilhante reencontrou-a em Portugal onde ela vive há 15 anos.

Todas as Quarta-feiras, até 16 de Abril de 2006
Conservação e restauro: elos [in]temporais
No Museu do Canteiro – Alcains

NO MUSEU DO CANTEIRO, em Alcains, está patente a exposição Conservação e Restauro: elos [in]temporais. A mostra é animada por uma forte preocupação didáctica que adverte o público para os problemas da conservação das obras de escultura em pedra e lhe dá a conhecer os critérios seguidos pela oficina do Museu Nacional de Machado de Castro.

Neste contexto, a documentação fotográfica tem grande expressão, ilustrando patologias e aspectos técnicos da execução das obras de arte intimamente relacionados com as ferramentas e os materiais presentes. A exposição invoca, de forma metafórica, os elos entre pedras para melhor demonstrar as fortes ligações que existem entre instituições que lutam para preservar uma herança patrimonial que se pretende preservada e intemporal.

A exposição oferece ainda ao visitante, durante o fim-de-semana, a possibilidade de ver tratar ao vivo uma peça. A exposição pode ser visitada até 16 de Abril de 2006.

16/03, quinta-feira
Governo Civil de Castelo Branco , às 21:30

Concerto de Música ESART ENSEMBLE
Direcção Artística: Osvaldo Ferreira
Solistas: Augusto Trindade e Alexandra Trindade
Apresentado ao público em 29 de Outubro de 2005, no âmbito da 58ª Coupe Mondiale de Acordeão, em Castelo Branco, com a direcção artística de Cesário Costa, o ESART Ensemble tem um carácter semiprofissional e constitui uma nova oportunidade de integração dos formandos na vida activa, privilegiando a participação de outros finalistas licenciados pela Esart e por outras escolas do país. Trata-se de um ensemble de composição variável e que procurará garantir uma oferta musical de qualidade.

30/03, quinta-feira
Auditório Cine-Teatro Avenida, às 21:30

“Os fantasmas do Homem do Talho” de Victor Halm
ACTA COMPANHIA DE TEATRO DO ALGARVE
Lucas, o Homem do Talho, e Bia são parceiros numa relação de casamento que parece estar à beira do fim, pelo menos no que toca ao lado feminino. Para reconquistar o amor da esposa, Lucas pretende renovar-se enquanto homem, alterando atitudes, ideais, conceitos de vida. Descrente das intenções, Bia diz-lhe que, para que isso pudesse acontecer, era preciso que existisse uma verdadeira revolução contra si próprio…


Proença-a-Nova

De 1/3 a 31/03
Auditório da Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova
Pintura e Escultura Papel Moldado "Mostra Cá" - Horácio Jorge

Sinopse
Horácio Brás Jorge nasceu em Tinalhas e reside em Castelo Branco. É professor de Educação Visual e Tecnológica, licenciado pela Escola Superior de Educação de Castelo Branco e destacado na A.P.P.A.C.D.M. de Castelo Branco.
O trabalho monográfico “Tinalhas, meu berço, minha raiz…” é de sua autoria. Integra o Vaatão Teatro de Castelo Branco, onde além de actor tem participado como aderecista. Participou em várias colectivas, esta é a sua terceira exposição individual, tendo sido a primeira no Bar Património e segunda na sede do grupo Vaatão em Castelo Branco.

15/03, quarta-feira
Posto de Turismo de Proença-a-Nova

23º PASSEIO PEDESTRE “Dos Romanos aos nossos dias”
Num propósito de promoção dos nossos valores culturais e patrimoniais, é objectivo deste Município dar a conhecer e procurar incutir nas pessoas o quão importante é valorizar todo e qualquer património que nos possa identificar, que nos enriqueça e nos projecte além das fronteiras concelhias.

São igualmente importantes as relações intermunicipais, a valorização conjunta e a união de esforços, para que acções de recuperação e promoção de imóveis, paisagem e ambiente resultem plenamente.
Assim, este mês o nosso passeio irá até à zona Sul, onde a orografia é marcadamente distinta do restante Concelho (relevo mais moderado, lembrando a superfície do Alto Alentejo), percorrer parte da rota romana, identificar vestígios e admirar uma obra de engenharia que chegou aos nossos dias (e que contamos continue por muitos mais séculos) Ponte Romana da Ladeira (Classificada como Imóvel de Interesse Público, pelo Dec. Lei nº 251/70 de 3 de Junho).
É um passeio circular, com início e fim no Centro Social e Pólo da Biblioteca de S.Pedro do Esteval, onde se realizará o lanche.

Nota importante: A Organização agradece que, se realmente quiser realizar o passeio na nossa companhia, efectue a sua pré-inscrição até às 17h30m de sexta-feira que antecede a cada passeio, sob pena de ficar condicionada a sua participação naquele.
Do mesmo modo agradece que, após essa inscrição, se comprometa a comparecer no dia do passeio, pois a reserva do restaurante ou Associação encontra-se já efectuada, a contar consigo.
Bem-haja.
telefones/ 274 670 000 / 939 027 496 / 939 127 478

Nisa

De 6/3 a 31/3
Biblioteca Municipal

EXPOSIÇÕES
“OLHARES ENTRE IGUAIS”
Exposição de Pintura do Curso
“Projecto Entre Iguais”

“OLHARES SOBRE O PRESENTE”
Exposição de Fotografia sobre o Concelho de Nisa

Até 31/03
Capela do Calvário – Amieira do Tejo
Exposição fotográfica/ documental Senhor dos Passos

Sem comentários: