terça-feira, 28 de março de 2006

Mistérios da Páscoa em Idanha/Easter Misteries of Idanha - António Catana e Hélder Ferreira

As terras de Idanha são habitadas por uma aura misteriosa; percorridas por inúmeros povos antigos, cosmizadas pelos Templários, cavaleiros do Graal, são hoje um reservatório de silêncio mágico acariciado pela dimensão e beleza das suas paisagens nas quais o granito iluminado pelos raios solares lhes oferta uma força inexprimível. E desta terra arcaica emergem as festividades das suas gentes, museu vivo consagrado pelos arquétipos que nelas se manifestam. Penetrando nestas tradições do ciclo pascal descobre-se a vivência daquilo a que Mircea Eliade denominava «Cristianismo cósmico».

A ressurreição de Cristo, recebida ao som do milenário adufe com uma alegria autêntica e contagiante, é concomitante à ressurreição da natureza primaveril. Também nestes ritos se torna evidente a força do carácter laico da religiosidade popular portuguesa bem sublinhado por Jaime Cortesão.


António Catana e Hélder Ferreira oferecem-nos nesta obra, através da palavra e da imagem harmonizadas com mestria, a possibilidade de penetrarmos num mundo de autenticidade religiosa e de vivência comunitária que, no geral, há muito se arredou dos grandes centros urbanos. Uma «viagem» gratificante e enriquecedora pelo inestimável património antropológico constituído pelos ritos populares do ciclo pascal no concelho de Idanha-a-Nova, é a proposta deste livro.

Fonte

Sem comentários: