quinta-feira, 23 de março de 2006

27/03 - 02/04 - No Centro da Cultura

Aveiro

31/03, sexta-feira
Teatro Aveirense (Sala Principal), às 21:30

Companhia Nacional de Bailado

A Companhia Nacional de Bailado regressa ao Cine Teatro Aveirense para apresentar o programa Dançar Kylian, Duato e Bigonzetti, três coreógrafos internacionalmente aclamados. Return to a Strange Land, do coreógrafo Jirí Kylian, um bailado que junta o rigor da formação clássica a elementos comtemporâneos. Por vos Muero é a paixão de Nacho Duato pelo seu país natal (Espanha). Kazimir`s Colours está em "perfeita harmonia e consonância com a essência vivida e dramática da pintura de Kazimir Malevich", nas palavras do seu coreógrafo Mauro Bigonzetti.



Dança fora d'horas
(30 minutos do seu tempo)
às 21:30
Performer: Sylvia Rijmer, bailarina Nigeriana, formada pela Juilliard School em Nova Iorque. Em 2003 integra o Ballet Gulbenkian. Actualmente é bailarina na Companhia Olga Roriz.
Fonte

Coimbra

27/03, segunda-feira - DIA MUNDIAL DO TEATRO
Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30
"Os Encantos de Medeia"

"Os Encantos de Medeia" é, talvez, a obra de António José da Silva que melhor encarna o espírito do teatro barroco. A recorrência a um tema mitológico, a exuberância visual dos lugares, a forte caracterização dos personagens, a intriga desenvolvida em dois planos, o do mundo sobrenatural e o do mundo real, constituem marcas de uma engenhosa escrita teatral que consegue o prodígio de transformar em comédia uma das mais impressionantes tragédias do teatro grego.
Claro que, ao contrário da obra prima de Eurípides, tudo acaba bem, sobretudo no plano dos ajustes de contas amorosos, e os episódios "terríveis" da tragédia, como o da morte dos filhos de Medeia são omitidos, até porque fora do tempo de acção, que aqui se limita à estadia de Jasão e dos Argonautas na ilha de Colcos, com o fim de roubar o Velo de Ouro.
O Judeu nasceu em Maio de 1705, no Rio de Janeiro. Os Encantos de Medeia tiveram a sua primeira apresentação pública em Maio de 1735, no Teatro do Bairro Alto, em Lisboa. 300 anos depois do nascimento de um dos maiores dramaturgos portugueses e 270 anos depois da estreia da obra, é nosso desejo que o espectáculo que apresentamos possa constituir uma evocação do espírito deste grande homem que, fiel aos ideais do seu pensamento, foi vítima de uma das maiores barbáries da nossa história, a Inquisição.

30 e 31/03, quinta e sexta-feira

Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30
"Materna Doçura" pela Companhia de Teatro Trigo Limpo ACERT a partir do romance homónimo de Possidónio Cachapa

Ninguém sai ileso de um grande amor. Ou da falta dele. Esta é uma história sem fronteiras. E de reencontros. Os homens têm coração de mulher.Deixam-se amar em silêncio. As mulheres têm a força de homens. São elas que mais fazem avançar a acção…" Assim enunciava a contracapa do livro que provocou esta aventura teatral.Materna Doçura originou uma encenação particular, invocando um ritmo cinematográfico em estreito laço com a narrativa literária, decorrendo a acção num espaço de arquitectura cénica multifacetada para a criação de um edifício teatral com capacidades múltiplas de surpresa, de funcionalidade e de magia. O elenco da Companhia desdobra-se na criação de múltiplas personagens que a acção reclama, numa produção teatral onde as músicas originais, de diferentes compositores convidados, têm um papel relevante.
Fonte

Covilhã

29/03, quarta-feira

Auditório do Teatro das Beiras, às 11:00 e às 14:30
"O Elixir dos desejos" de Michael Ende

Os seus personagens, um malvado feiticeiro cientista e uma não menos temível bruxa de dinheiro, simbolizam de uma forma directa e transparente, o jogo de interesses de quem sem escrúpulos pactua com o próprio diabo vendendo-lhe não só a alma, como também as cinzas do nosso velho planeta contaminado. Outros personagens vão desfilando vivos e cheios de encanto, servindo de elmo na defesa do bem e a favor da vida: são Jacob Rabisco, um corvo astuto e experiente e Maurízio de Mauro, gatinho crente e ingénuo, que unidos na cumplicidade e na coragem conseguem superar todos os obstáculos, rasgar a teia de enganos e mentiras e assim evitar o terrível holocausto.
Fonte

Guarda

30/03, quinta-feira

Teatro Municipal da Guarda (Café Concerto), às 22:00
Marieta-M e Roxana-X por Alexandre Pring

Performance, Intervenção, Animação com Marionetas
“Marieta-M” é o nome da marioneta - dançarina de tamanho real, que foi concebida, construída, e sempre manipulada pelo próprio Alexandre Pring. Pring explora neste trabalho, além da música e do humor como fios condutores, a mistura entre o mundo mágico das marionetas, e a dança e o movimento, fazendo uso de uma linguagem predominantemente gestual e visual. “RoxanaX” é outra das criações de Pring, trata-se de uma marioneta, também em tamanho real, que provoca a plateia, exibindo sensualidade, com muito humor e satirizando as tradicionais cenas de strip.
A entrada é livre.
Fonte

Tondela
27/03, segunda-feira - DIA MUNDIAL DO TEATRO

Teatro ACERT (Auditório 2), às 10:30 e às 14:30
"Bicicleta de recados"

No Dia Mundial do Teatro o Trigo Limpo repõe ‘a Bicicleta’ para as escolas do Concelho
O ponto de partida estabelece-se na morada dos poetas:No Portugal de Manuel Alegre, Álvaro de Campos, Alexandre O’Neill…No Brasil de Manoel de Barros, Manuel Bandeira, Adélia Prado...Enfim, cruzando percursos dos falantes do português.Três personagens, sem idades definidas, palmilham o percurso tomando as colorações das suas muitas idades.O que lhes interessa, aos actores, é estabelecer um pacto com o espectador.Querem convidá-lo a aceitar as inverosimilhanças que o discurso poético permite.
Fonte


Viseu

27/03, segunda-feira - DIA MUNDIAL DO TEATRO

Auditório do Instituto Português da Juventude, às 21:30
"A Taberna" pela Companhia de Tetaro Regional da Serra de Montemuro

O sítio ideal para passar o final da tarde após um dia de trabalho e porque não, o início da noite após o final da tarde e depois de um dia de trabalho. Para o Tio Maximino era diferente, ele estava lá desde a manhã bem cedo até ao final do dia.
Um homem muito simpático, atrevido, mas acima de tudo atento ao que se passa a seu redor.
Mais um ano se passou desde o ultimo Verão, estamos numa pequena aldeia, mas com a chegada das férias tudo se torna muito grande, principalmente a paixão.
Para Tio Maximino serão mais umas férias a dar conselhos a João, um jovem rapaz da aldeia, tímido e por vezes um pouco esquecido.
«Como ficares enamorado de uma bela jovem da cidade».
Já lá vão três anos e Tio Maximino volta a repetir a mesma frase: «Como ficares enamorado de uma bela jovem da cidade». João mais uma vez ouvia todos os conselhos, mas a verdade é que mais uma vez também se esquecia de quase todos.
Muito (trabalho) Tio Maximino e João irão ter, muitos conselhos a dar e outros tantos a ouvir e quantos menos se esquecerem melhor ainda, muitas serenatas se ensaiam, muita poesia se escreve, alguns disfarces se fazem e disparates também e tudo isto para João ficar enamorado de uma bela jovem da cidade.
Acima de tudo há que ter muita convicção naquilo que irão fazer.
Fonte

31/03, sexta-feira

Teatro Viriato, às 21:30
Concerto da Primavera

À semelhança do ano anterior, o Conservatório sai das suas portas e, em parceria com o Teatro Viriato, sobe ao palco com um concerto rico em talento, épocas, estilos e formações instrumentais.
Os intérpretes, cerca de 23, são professores do Conservatório, detentores de prémios, livros editados, carreiras fora do país, instrumentistas em orquestras de prestígio, compositores e com um vasto trabalho a músicos e compositores nacionais e internacionais.
O Conservatório de Música Dr. José de Azeredo Perdigão convida o público à fruição musical num colorido instrumental representativo das numerosas classes existentes na escola (Piano, Acordeão, Clarinete, Flauta Transversal, Saxofone, Trompete, Violino, Viola de Arco, Violoncelo, Viola Dedilhada-Guitarra).
Fonte




Sem comentários: