quarta-feira, 15 de março de 2006

Percurso pedestre no Baixo Vouga

No próximo dia 18 de Março, o Núcleo Regional de Aveiro da Quercus – A.N.C.N. organiza um percurso pedestre no Baixo Vouga Lagunar junto ao Rio Vouga.

Nesta área do Baixo Vouga Lagunar, classificada ao abrigo da Directiva Aves como Zona de Protecção Especial da Ria de Aveiro, é possível observar vários habitats de grande beleza natural e extrema importância ecológica, nomeadamente: «Bocage», pastagens, rios e sistemas húmidos (caniçal, sapal, juncal).Ao longo do percurso, e à medida que os habitats se sucedem, é possível observar uma elevada diversidade de espécies de aves, nomeadamente a Águia-sapeira, o Milhafre-preto, o Pato-real, o Melro, a Carriça, o Pisco-de-peito-ruivo, o Chapim-real, o Estorninho, a Cegonha-branca, o Guarda-rios, a Alvéola-amarela e a Fuinha-dos-juncos, entre muitas outras.

O percurso em questão faz parte do Guia de Percursos Pedestres do Baixo Vouga Lagunar publicado pela Quercus. Este percurso, com uma extensão de cerca de 6,5 Km, denominado pelo Guia como P1 ‘Sombra e Luz’, tem início junto à ponte do Outeiro (Rio Vouga) em Sarrazola. A duração do percurso é de aproximadamente 3:30 horas.O ponto de encontro é no largo da Junta de Freguesia de Cacia às 9:00 horas. Esta actividade é gratuita para sócios e menores de 16 anos e terá o custo simbólico de 5,00 Euros para não sócios. As inscrições são obrigatórias e a participação está limitada a 15 pessoas.Aconselha-se o uso de calçado confortável para caminhar e vestuário apropriado para as condições meteorológicas que se façam sentir na altura. O vestuário deverá ter cores discretas (verde, castanho). Necessário binóculos e se possível guia de campo de aves.

Para mais informações e inscrições contactar Quercus-Aveiro através do Tm 966551372 ou do e-mail quercus.aveiro@portugalmail.pt.
Fonte

Sem comentários: