quarta-feira, 22 de março de 2006

01/04– Feira dos Enchidos de Alpalhão

A Feira dos Enchidos de Alpalhão é um dos certames que a Câmara de Nisa promove para divulgar produtos e potencialidades do concelho. Realiza-se no dia 1 de Abril e procura dar a conhecer a salsicharia tradicional e, em especial, o aproveitamento da carne de porco e da produção de enchidos.
Os enchidos produzidos localmente são afamados pela sua qualidade, a qual está associada à utilização de métodos tradicionais de preparação das carnes, aos temperos naturais e ao recurso ao fumeiro em lume de lenha de azinho ou de sobro.
A salsicharia nas localidades do concelho de Nisa foi sempre praticada em pequenas empresas de carácter familiar. Esta indústria continua actualmente em unidades que obedecem às exigências de cuidados higiénico-sanitários, sem, no essencial, perderem as características tradicionais que tornaram afamados produtos como a cacholeira, o chouriço, a linguiça, a morcela, o painho e o lombo enguitado.
Situada num eixo de vias rodoviárias que serve várias zonas do país, e dispondo de recursos naturais como os granitos, os enchidos, a história e o património, aliados a uma oferta em termos gastronómicos que se afirma pela qualidade, Alpalhão dispõe das condições indispensáveis para poder superar o atraso e fazer valer a força dos seus argumentos no que se convencionou chamar de turismo cultural. Assim haja quem dinamize todo este manancial de potencialidades.

Sem comentários: