A cidade do Fundão vai acolher, em Abril do próximo ano, a primeira Feira Nacional do Azeite, um evento destinado a promover as melhores marcas nacionais e internacionais do sector e a agricultura em geral. O evento é organizado pela Associação Comercial e Industrial do Fundão (ACIF), pela Confraria do Azeite da Cova da Beira (CACB) e pela Associação dos Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI). O objectivo deste certame é fazer do Fundão uma «capital agrícola» e, ao mesmo tempo, potenciar um novo dinamismo ao sector olivícola. «A feira irá reconhecer não só um sector estratégico que tem perdido importância nacional no sector económico, mas também atrair uma marca para o concelho», disse Rogério Hilário, presidente da ACIF.
Durante quatro dias (de 13 a 16 de Abril), o Pavilhão Multiusos vai acolher dezenas de empresários, estando a organização a tentar conseguir a participação de «referências internacionais» e «os mil melhores restaurantes nacionais», adiantou, por sua vez, o chanceler da CACB, Francisco de Almeida Lino. O certame será um espaço para negócios, sobretudo para a internacionalização, e decorrerá em dois períodos. Os primeiros dois dias serão exclusivamente dedicados aos contactos profissionais, ficando os restantes abertos ao público em geral. A organização espera contar com cerca de 70 expositores nesta primeira edição. Para além de uma mostra de azeites, o programa incluirá conferências, provas de azeite e de azeitona de mesa, concursos e exposição de material agrícola.
Tudo para mostrar as potencialidades dos produtos nacionais, e sobretudo da região, e incutir a ideia de que é preciso «exportar cá dentro». «Os consumidores têm que se sentar à mesa e provarem o que temos de melhor», disse Francisco de Almeida Lino. Uma sugestão partilhada por João Pereira, da APABI, para quem o azeite está na moda. «É um produto cada vez mais consumido», considerou, adiantando que os da Beira Interior – onde predomina a azeitona galega – têm tido uma crescente procura desde que passaram a ostentar a sigla de Denominação de Origem Protegida (DOP). O azeite da Cova da Beira começou a ser defendido em Outubro de 2004, quando nasceu uma confraria com o objectivo de o consolidar e promover no mercado mundial. Desde então, a CACB já realizou Festivais da Tibornia, a Academia do Azeite para investigação, a Rota dos Lagares e promoveu negociações com associações e empresários em Bruxelas. A juntar a isto está ainda a entronização de diversos confrades, entre os quais Hans Gert-Poettering, apontado como o próximo presidente do Parlamento Europeu e que poderá vir à Feira Nacional do Azeite.
Fonte : O Interior
Durante quatro dias (de 13 a 16 de Abril), o Pavilhão Multiusos vai acolher dezenas de empresários, estando a organização a tentar conseguir a participação de «referências internacionais» e «os mil melhores restaurantes nacionais», adiantou, por sua vez, o chanceler da CACB, Francisco de Almeida Lino. O certame será um espaço para negócios, sobretudo para a internacionalização, e decorrerá em dois períodos. Os primeiros dois dias serão exclusivamente dedicados aos contactos profissionais, ficando os restantes abertos ao público em geral. A organização espera contar com cerca de 70 expositores nesta primeira edição. Para além de uma mostra de azeites, o programa incluirá conferências, provas de azeite e de azeitona de mesa, concursos e exposição de material agrícola.
Tudo para mostrar as potencialidades dos produtos nacionais, e sobretudo da região, e incutir a ideia de que é preciso «exportar cá dentro». «Os consumidores têm que se sentar à mesa e provarem o que temos de melhor», disse Francisco de Almeida Lino. Uma sugestão partilhada por João Pereira, da APABI, para quem o azeite está na moda. «É um produto cada vez mais consumido», considerou, adiantando que os da Beira Interior – onde predomina a azeitona galega – têm tido uma crescente procura desde que passaram a ostentar a sigla de Denominação de Origem Protegida (DOP). O azeite da Cova da Beira começou a ser defendido em Outubro de 2004, quando nasceu uma confraria com o objectivo de o consolidar e promover no mercado mundial. Desde então, a CACB já realizou Festivais da Tibornia, a Academia do Azeite para investigação, a Rota dos Lagares e promoveu negociações com associações e empresários em Bruxelas. A juntar a isto está ainda a entronização de diversos confrades, entre os quais Hans Gert-Poettering, apontado como o próximo presidente do Parlamento Europeu e que poderá vir à Feira Nacional do Azeite.
Fonte : O Interior
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