segunda-feira, 31 de março de 2008

Travessia de Portugal em Balão de ar quente


Clique na imagem para visualizar o programa completo.


Teatro Viriato aposta no humor nos próximos quatro meses

Muito humor é o que promete o Teatro Viriato, em Viseu, na programação para os próximos quatro meses, com espectáculos para os quais os responsáveis prevêem “casa cheia”.

“Três quartos desta programação é de humor. Mas não é aquele humor fácil”, avisou o director geral e de programação do Teatro Viriato, Paulo Ribeiro, que considera que “os bons humoristas são aqueles que sofreram e passaram por momentos difíceis”. É o que, na sua opinião, acontece com os criadores e intérpretes de “Os Melhores Sketches dos Monty Python”, que estarão em Viseu de 8 a 12 de Abril.

Paulo Ribeiro afirmou que, apesar da “euforia enorme” em torno do espectáculo a que dão corpo os actores portugueses António Feio, Bruno Nogueira, Jorge Mourato, José Pedro Gomes e Miguel Guilherme, “as pessoas em que eles se foram influenciar não são humoristas de gargalhada fácil, passaram por experiências tão fortes que a única forma de conseguirem exorcizar tudo isso foi através do humor”. Monty Python foi um fenómeno criado em 1969 por um grupo de cinco comediantes britânicos e um norte-americano, agora homenageado pelos portugueses.

Paulo Ribeiro destacou também, entre a programação, “Bucket”, “um grupo de teatro que tem uma componente humorística fortíssima, mas impregnada de vida, de subtileza”, que subirá ao palco no dia 7 de Junho.

Antes, a 31 de Maio, o Teatro Meridional volta a passar por Viseu, com “Contos em Viagem”, a partir de textos de autores de Cabo Verde. Segundo o director do Teatro Viriato, trata-se de um solo da actriz Carla Galvão acompanhada musicalmente por Fernando Mota (que usa baldes e outros utensílios domésticos para produzir sons).

Na opinião de Paulo Ribeiro, o humor estará até presente no concerto de Camané, a 9 de Maio, com o novo trabalho “Sempre em mim”, que tem edição marcada para Abril. “Ele escolhe cantar temas do Sérgio Godinho, letras do Jacinto Lucas Pires ou mesmo do Fernando Pessoa”, afirmou, exemplificando que Fernando Pessoa era “uma pessoa com imenso humor”.

O dia 25 de Abril será assinalado no Teatro Viriato com o projecto “Nazaré – Não a cidade, a mulher”, uma espécie de “concerto cantado” por Katharina Franck e Nuno Rebelo.

Paulo Ribeiro frisou aos jornalistas haver no Teatro Viriato a preocupação de “mergulhar profundamente na vida para dela retirar algo” que deixe os espectadores bem dispostos, mas também a reflectir. Exemplificou com o “Projecto 3008” (título provisório), junto da comunidade escolar, que reunirá em palco cerca de 40 alunos do 12.º ano da Escola Secundária Emídio Navarro e do 6.º ano da Escola Básica 2/3 Infante D. Henrique, com quatro intérpretes profissionais.

O responsável congratulou-se, por, das últimas duas temporadas até hoje, o Teatro Viriato estar “a reviver os belos tempos” do seu início, há 10 anos, “em que as pessoas corriam à bilheteira, havia uma procura desenfreada de bilhetes, rumores de as coisas estarem sempre esgotadas”.

Fonte: As Beiras

01/04 - Parque Patrimonial do Mondego apresentado na Quinta das Lágrimas


O Parque Patrimonial do Mondego, projecto ambicioso e inovador, cuja matriz essencial é constituída pelo rio Mondego, pretende revalorizar e dinamizar a zona compreendida entre a Barragem da Aguieira e a Figueira da Foz.

O Hotel da Quinta das Lágrimas (Coimbra) será o palco da apresentação pública do projecto que, apesar da vasta cobertura mediática, sobretudo local, não foi ainda objecto de uma apresentação global à comunidade.

O dia 01 de Abril de 2008 foi o dia escolhido para a apresentação pública, a ter lugar pelas 18H, na qual estarão representadas várias entidades, desde as Câmaras Municipais envolvidas a entidades ligadas ao Turismo e à Cultura, entre outras estreitamente ligadas ao desenvolvimento sustentável.

Como forma de dar mais visibilidade aos princípios centrais que regem o PPM, bem como proporcionar um momento privilegiado de reflexão de âmbito local, nacional e internacional, haverá lugar também para um conjunto de conferências de carácter internacional sobre Turismo Sustentável, Desenvolvimento Local e o Parque Patrimonial do Mondego, a realizar-se no Convento de S. Francisco (Coimbra), pelas 14,30H.

Programa Ciclo de conferências PPM - clique aqui para ver o programa
Programa Apresentação PPM - clique aqui para ver o programa

Fonte: Turismo na Web

Abertura de Posto de Informação Turística nas Termas do Carvalhal


No passado dia 08 de Março, abriu o novo Posto de Informação Turística das Termas do Carvalhal, o qual é parte integrante do Hotel Montemuro.

O Posto de Informação Turística está aberto toda a semana das 10:00 às 19:00 e aí poderá encontrar informações diversificadas de cariz turístico, artesanato, produtos regionais e imprensa.

Fonte:
Hotel Montemuro

sexta-feira, 28 de março de 2008

29/03 a 17/05 - III Festival de Música da Beira Interior

A Scutvias – Autoestradas da Beira Interior organiza, com o apoio do Governo Civil da Castelo Branco, o III Festival de Música da Beira Interior. O evento vem na sequência do Festival de Música Clássica realizado em 2006 e 2007, privilegiando a divulgação de jovens intérpretes e compositores da região.

A iniciativa inclui cinco concertos, a realizar em cinco fins-de-semana, de 29 de Março a 17 de Maio.

A 29 deste mês, a Igreja Matriz de Alpedrinha recebe um Concerto de Música de Câmara, pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco;
no dia 12 de Abril é a vez do Coro Misto da Associação Cultural da Beira Interior actuar na Igreja Matriz de Mação;
no dia 19 do mesmo mês, a Casa das Artes de Vila Velha de Ródão recebe a Orquestra Sinfónica e Música de Câmara do Conservatório Regional de Castelo Branco.
A 10 de Maio, a Orquestra, Coro e Bailado da Academia de Música e Dança do Fundão sobe ao palco do Teatro Municipal da Guarda, pelas 21.30 horas;
e, por último, no dia 17, o Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, recebe um Concerto de Música de Câmara, pelo Conservatório de Música e Escola Profissional de Artes da Covilhã.

Centro de Portugal cresce 16,1% em 2007
















Nos dias 18 e 19 de Março, a ARPT Centro de Portugal realizou um ciclo de conferências de imprensa em Coimbra, Viseu e Lisboa, em que se apresentou a evolução da Marca Centro de Portugal, no período de Janeiro a Novembro de 2007, tendo por base os últimos dados estatísticos disponibilizados pelo Turismo de Portugal.

No período de Janeiro a Novembro de 2007, o número de Dormidas de Estrangeiros registadas no Centro de Portugal foi de 1.355.377, contra as 1.167.140 dormidas de estrangeiros registadas em 2006. O aumento de dormidas de Estrangeiros foi de 16,1%. A Marca Centro de Portugal, foi, assim, o destino regional que registou o crescimento mais significativo no que se refere ao total das dormidas de Estrangeiros.

Analisando por país de origem devem ser evidenciados os crescimentos dos seguintes mercados:
Espanha – registou, face ao mesmo período do ano anterior, uma variação de +20,1 %, continuando assim a ser o principal mercado emissor para o Centro de Portugal
Alemanha – registou, face ao mesmo período do ano anterior, uma variação de + 12,4 %
Itália – registou, face ao mesmo período do ano anterior, uma variação de + 12,0 %
França - registou ,face ao mesmo período do ano anterior, uma variação de + 9,3 %

Neste ciclo de conferências de imprensa, explanou-se a estratégia de comunicação da Marca em 2008, dando ênfase igualmente ao prémio atribuído pela conceituada Revista de Viagens alemã Geo Saison às Aldeias do Xisto, que alcançaram o segundo lugar na categoria “Melhor Viagem de Descoberta 2007” (ver notícia publicada no Blog Centro de Portugal a 07 de Março de 2008).

quinta-feira, 27 de março de 2008

Sugestões Dia Mundial do Teatro no Centro de Portugal


AVEIRO


A Câmara Municipal de Aveiro assinala o Dia Mundial do Teatro, dia 27 de Março, com a realização de diversas actividades relacionadas com esta área artística.

Neste sentido, estará patente em vários locais da cidade a Exposição O que é o Teatro? de 27 de Março a 7 de Abril. A Exposição foi cedida pelo Ministério da Cultura – Direcção Geral das Artes – Programa Território Artes, integrada na Acção de Grande Envolvimento Nacional / AGEM, cuja edição de 2008 é dedicada ao Teatro. A mostra pretende, através de imagens e texto, abordar de uma forma pedagógica o teatro, a sua expressão ao longo do tempo, os intérpretes, os autores, os textos, os públicos, os aspectos sociais e os espaços de representação.

A exposição O que é o Teatro? pode ser visitada em diversos locais:
* Na Casa Municipal da Juventude de Aveiro, de Segunda a Sexta-feira, das 9.30 às 18.00 horas;
* No Espaço A do Núcleo de Arquitectos de Aveiro – Casa da Cultura – de Terça-feira a Domingo, das 14.00 às 19.00 horas;
* Na Escola Profissional de Aveiro – de Segunda a Sexta-feira, das 8.30 às 20.30 horas, aos Sábados, das 9.30 às 13.00 horas;
* Na Junta de Freguesia de Santa Joana – de Segunda-feira a Sábado, das 9.00 às 12.30 horas e das 14.30 às 19.00 horas;
* No Salão Nobre do Teatro Aveirense, de Terça a Sábado, das 13.00 às 20.00 horas;
* CETA – Círculo Experimental de Teatro de Aveiro, no Canal de S. Roque;

A mostra abre às 9.30 horas, na Casa Municipal da Juventude de Aveiro;
às 14.00 horas, no Espaço A;
às 16.00 horas, na Escola Profissional de Aveiro e Junta de Freguesia de Santa Joana;
e pelas 21.30 horas, no Teatro Aveirense e no CETA.

27 de Março
Biblioteca Municipal de Aveiro 10.00 horas
Hora do Conto com as histórias: “Papá, por favor, apanha-me a Lua” de Eric Carle; “Tanto, tanto” de Trish Cooke e “Dos Ratones en la Luna” de Lúcia Sacurdi, contadas por Teresa Nogueira. Escola Profissional de Aveiro 16.00 horas

Apresentação pelos alunos do Curso Técnico Animador Sócio cultural da Escola Profissional de Aveiro
AnonimActo – Associação de Teatro e Cultura 19.30 horas
Praça Joaquim Melo Freitas - performance na rua, composta por uma sequência de exercícios teatrais, com a duração aproximada de 25 minutos.

Grupo Porcas e Parafusos 21.00 horas
“Vidas que passam, histórias que ficam…” - no Auditório da Junta de Freguesia de Santa Joana.

Mercado Negro 22.00 horas
Performance de Teatro “Histórias de Encantar” por Andreia Dinis

CETA – Círculo Experimental de Teatro de Aveiro 22 horas
Espectáculo de luz negra e encenação de Vítor Valente “O outro lado da vida” (no seu espaço situado no Canal de S. Roque).

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

VALE DE CAMBRA


O que é o Teatro?

Como responder a esta questão? A Câmara Municipal de Vale de Cambra foi á procura de respostas e promove, até 6 de Abril, a exposição "O que é o Teatro?". Patente ao público no Centro Cultural, desde o dia 22 de Março, a iniciativa passa ainda por diversas instituições do Município. A entrada é livre. A Câmara Municipal de Vale de Cambra foi à procura da essência do Teatro, da sua evolução ao longo dos tempos, dos intérpretes, dos autores e textos e dos públicos, materializando tudo isso na exposição “Território Artes - O que é o Teatro?”, uma mostra de carácter pedagógico sobre o teatro, os aspectos sociais e de representação a ele associados.

Nesse âmbito, a partir do dia 22 de Março e até ao dia 6 de Abril, dois equipamentos culturais do Município, o Centro Cultural e a Biblioteca Municipal, receberão a colecção de 25 painéis sobre o teatro. “O que é o Teatro?” foi especialmente concebida para um público alargado e não familiarizado com a Arte, sendo ao mesmo tempo um suporte de referência para o público jovem e escolar.

No Centro Cultural, a exposição já pode ser vista desde o dia 22 de Março (passado Sábado), altura em que abriu oficialmente ao público com o intuito de marcar presença numa iniciativa nacional. Venha conhecer mais sobre Teatro! A entrada é livre!


* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *


VISEU

No Dia 27 de Março o IPJ / Viseu em parceria com a Zunzum - Associação Cultural de Viseu, comemora o Dia Mundial do Teatro com a apresentação da peça "Contárvores".

Esta criação colectiva a partir de textos de Aquilino Ribeiro, entra em cena, às 21h30, no Auditório do IPJ / Viseu.

"Conta...mos" contigo!

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

FIGUEIRA DA FOZ


A Divisão de Cultura, Museu, Biblioteca e Arquivos da Câmara Municipal da Figueira da Foz vai promover, no âmbito do Programa Território Artes - AGEN Teatro 2008, o DIA MUNDIAL DO TEATRO.

Abraçando o tema Teatro para Todos / Todos para o Teatro, A Divisão de Cultura vai proporcionar um conjunto de iniciativas de 27 de Março a 30 de Abril, dirigidas à comunidade escolar e ao público em geral. Numa oportunidade de conhecermos melhor O que é o Teatro, esta iniciativa visa também chamar a atenção para as artes do espectáculo, expressões artísticas plurais, transversais e acessíveis a todos, assumidas enquanto vectores fundamentais para o desenvolvimento social e cultural de uma comunidade.

Inauguração oficial da Exposição "O que é o Teatro?", no dia 27 de Março (Dia Mundial do Teatro), pelas 10h15, no edifício do Museu e Biblioteca Municipais.

A Exposição “O que é o Teatro?” pretende, através de imagens e textos, abordar de forma pedagógica o teatro, a sua expressão ao longo do tempo, os intérpretes, os autores, os textos, os públicos, os aspectos sociais e os espaços de representação.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *


GOUVEIA


Entre 27 de Março e 6 de Abril de 2008, o Município de Gouveia vai comemorar o Dia Mundial do Teatro através de uma acção de envolvimento concelhio, sob o tema “Teatro para Todos/ Todos para o Teatro”.

No dia 27 de Abril a Biblioteca inaugura uma exposição sobre o Teatro, seguida a 1 de Abril de um encontro entre crianças e idosos sobre as memórias e as histórias do Teatro com a participação dos alunos do Instituto de Gouveia - Escola Profissional, apresentando uma pequena peça de teatro.

No dia 3 de Abril pelas 21:00h terá lugar uma tertúlia literária com vários convidados de alguma forma ligados ao teatro.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *


PROENÇA-A-NOVA


As comemorações do Dia Mundial do Teatro, com início a 27 de Março, serão este ano assinaladas em todo o país com o arranque de uma Acção de Grande Envolvimento Nacional, a realizar no âmbito do Programa Território Artes. Esta acção com a duração de dez dias (até 6 de Abril), integrará componentes de reflexão e festa em torno de espectáculos, exposições, concursos, conferências, convocando para um mesmo acontecimento actores, escritores, políticos, autarcas, professores, bailarinos, pintores, compositores, chamados todos eles para partilharem a sua arte ou as suas referências teatrais.

Território Artes Deste modo, o Município de Proença-a-Nova, integrado nas Comemorações do Dia Mundial do Teatro, vai acolher a exposição, de 27 de Março a 06 de Abril, nos seguintes locais: - Auditório da Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova
- Escola Pedro da Fonseca
- Instituto de S. Tiago
- Escola EB1 de Proença-a-Nova
- Centro de Ciência Viva da Floresta

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *


MANGUALDE


A Câmara Municipal de Mangualde vai, no próximo dia 27 de Março, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, pelas 10h00, comemorar o Dia Mundial de Teatro, com a inauguração nacional da
Exposição "O que é o Teatro".

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

quarta-feira, 26 de março de 2008

Destaques da programação do Teatro Municipal da Guarda até Julho


Uma peça de teatro sobre Eduardo Lourenço e Vergílio Ferreira, um concerto de Suzanne Vega, festivais de novas músicas e de guitarra, são os destaques da programação do TMG até Julho.

Américo Rodrigues, director artístico do Teatro Municipal da Guarda (TMG), equipamento que completa três anos de existência em Abril, anunciou que nos meses de Abril, Maio, Junho e Julho, terão lugar 75 actividades culturais organizadas, directamente pela instituição que dirige.

Nos dias 28, 29 e 30 de Maio será apresentado o espectáculo de teatro "Eu queria encontrar aqui a terra", uma produção do Projéc~ (Projéctil), estrutura de produção teatral do TMG, cuja estreia esteve prevista para os meses de Novembro e Janeiro, mas foi adiada porque um dos actores sofreu um acidente durante os ensaios.

A produção do TMG para a Câmara Municipal da Guarda e Centro de Estudos Ibéricos tem por base textos de Manuel A. Domingos e António Godinho sobre os universos de Vergílio Ferreira e Eduardo Lourenço.

"Este espectáculo fala da relação entre o Eduardo Lourenço e o Vergílio Ferreira, dois notabilíssimos escritores do nosso distrito e da sua relação com a Guarda", afirmou Américo Rodrigues. Admitiu tratar-se de uma peça que "vai ser recebida com muita expectativa, pelo facto de falar de dois grandes escritores que nos honram". O espectáculo tem encenação, dramaturgia, cenografia e figurinos de Luciano Amarelo e será interpretada por Pedro Frias e Paulo Calatré.

Em Junho regressa ao TMG o "Ó da Guarda – Festival de Novas Músicas", com destaque para um espectáculo da orquestra "Modified Toy Orchestra", de Inglaterra. O concerto da orquestra que, segundo Américo Rodrigues, "faz música a partir de instrumentos de brincar", está agendado para 14 de Junho.

No mês de Julho, o cartaz integra o II Festival Internacional de Guitarra da Guarda, com direcção artística de Dominique Philot. Estão previstos espectáculos com Pedro Rodrigues (dia 3), Jorge Cardoso (4) e Rafael Andujar (5).

No dia 9 de Julho, a cantora Suzanne Vega, pisará o palco do grande auditório do TMG. "É muito prestigiante para o TMG poder receber um nome mundial como é Suzanne Vega", disse o director artístico, acrescentando que a cantora "vem apresentar o seu sétimo trabalho de originais".

A programação dos próximos quatro meses ficará também marcada pela actuação do fadista Carlos do Carmo, no dia 25 de Abril, um espectáculo comemorativo do terceiro aniversário do Teatro da Guarda.

No próximo quadrimestre o TMG reforça as parcerias com outras estruturas culturais do país e do estrangeiro, anunciou a direcção, salientando, no capítulo internacional, a presença de artistas e companhias da Índia, Espanha, Argentina, Estados Unidos da América, Inglaterra e Alemanha.

No plano musical, a Guarda também receberá o grupo A Naifa (11 Abril), Luís Represas (17 Maio) e um encontro de executantes de guitarras de diversas partes de Portugal. O encontro intitulado "Guitarrafonia" está agendado para dia 25 de Maio. "No mínimo, estão em palco 55 guitarristas a tocar" em simultâneo, referiu a organização, anunciado tratar-se de um evento com entrada livre.

"A câmara faz um enorme esforço para apoiar a nossa programação, mas falta aqui a intervenção do Ministério da Cultura, que tem ignorado totalmente o TMG", referiu Américo Rodrigues.

Fonte: As Beiras

terça-feira, 25 de março de 2008

27/03 - Dia Mundial do Teatro n' A Moagem, Cidade do Engenho e das Artes


Clique no cartaz para aceder ao conteúdo do programa

27/03 - "A Cor da Língua" pelo Trigo Limpo na ACERT


Viajar pelos escritores de língua portuguesa, deixando-nos enfeitiçar pela paleta de cores que plasticamente a remodela, tem sido um longo e apetitoso exercício criativo, repleto de cumplicidades múltiplas. Fomos explorando com gosto as palavras de um idioma sem dono (e por vezes, indomável!), que nos fez navegar pelas falas e obras de autores dos cinco continentes, sempre embalados pela miscigenação dos diferentes ritmos musicais. Um desafio artístico deslumbrante, que desejamos projectar em novas rotas (ou não serão… notas?) imaginativas.

Músicas inovadoras ondeiam numa inspiração que transforma a poesia (en)cantada e teatralizada no nosso mar de deslumbramentos. É uma relação de partilha que, de modo ininterrupto, ACORDA em nós uma língua, fazendo com que A CORDA de cada instrumento expressivo adopte como protagonista A COR DA LÍNGUA. Sons, declamação poética, teatro. São ainda estes os pontos cardeais de um mapa musical, traçado ao longo das geografias infindáveis dos sentires e dos sentidos.

ESTREIA 27 de Março às 21h45
Auditório 1 – Novo Ciclo ACERT
Tondela

Espectáculo Para Maiores de 12 Anos

Carlos Peninha Coord. musical, guitarras e voz
José Rui Martins Coord. teatral, declamação e voz
Luísa Vieira Flauta e voz
Lydia Pinho Arranjos, violoncelo e voz
Miguel Cardoso Arranjos, contra baixo e voz
Rui Lúcio Percussão e Voz

TRIGO LIMPO TEATRO ACERT
Rua Dr. Ricardo Mota, s/n
Apartado 118
3461-909 Tondela
tel +351 232 814 400

Fonte e mais informações em ACERT

27/03 - Leonor Beleza é a primeira convidada dos “Almoços na Quinta” em Coimbra

A presidente da Fundação Champalimaud e ex-ministra da Saúde, Leonor Beleza, discute “O estado do País: o Relatório da Sedes”, dia 27, na Quinta das Lágrimas (Coimbra).

A inciativa insere-se no âmbito do ciclo de conferências “Almoços na Quinta” organizado pela Fundação Inês de Castro.

Leonor Beleza, que há mais de um ano não presta declarações públicas, é a primeira convidada deste ciclo. A sua intervenção, com início marcado às 13H00, tem como pano de fundo o “Relatório da Sedes” que veio apontar um “difuso mal estar na sociedade portuguesa que alastra e mina a confiança essencial à coesão nacional”.

“Nem todas as causas desse sentimento são exclusivamente portuguesas, na medida em que reflectem tendências culturais do espaço civilizacional em que nos inserimos. Mas uma boa parte são questões internas à nossa sociedade e às nossas circunstâncias. Não podemos, por isso, ceder à resignação sem recusarmos a liberdade com que assumimos a responsabilidade pelo nosso destino.”

Economia, Cultura, Ciência, Política e Saúde são algumas das áreas que vão estar em destaque em sessões futuras do ciclo “Almoços na Quinta”, a ter lugar na última quinta-feira de cada mês. O evento procura que figuras de primeiro plano da vida nacional exprimam a sua opinião e dialoguem, no ambiente informal de um almoço, sobre questões de grande actualidade e relevantes para os mais diversos sectores de actividade do país.

A ideia, segundo José Miguel Júdice, da direcção da Fundação Inês de Castro, “é criar um espaço em que sejam debatidos alguns dos grandes temas do nosso tempo”. Em Abril e Maio, Gomes Canotilho e Freitas do Amaral, respectivamente, são presenças confirmadas nos “Almoços na Quinta”.

A iniciativa é aberta a todos quantos queiram assistir e participar. A presença nestas conferências, seguidas de um período de perguntas e respostas, implica contudo inscrição prévia.

O custo, incluindo o almoço, é de 20 euros por pessoa. As inscrições devem ser feitas para a recepção do Hotel Quinta das Lágrimas ou por telefone (239 802 380).

Fonte: As Beiras

04/04 e 05/04 - InJazz 08 no Teatro Aveirense



2008 será o ano da quarta edição do único grande festival itinerante dedicado exclusivamente ao jazz feito por músicos portugueses. Numa altura em que se multiplicam iniciativas, mais ou menos relevantes, em redor deste género musical, o INJAZZ reafirma o seu empenho em apresentar um programa de alta qualidade artística fora dos principais centros urbanos, mostrando o que de melhor se faz no panorama do jazz nacional. A eternamente falada, e sempre adiada, descentralização é para nós uma prioridade que tem mantido acesa a chama do festival.

Desde a primeira edição, em 2005, que ficou estabelecida como prioridade principal a apresentação de projectos da primeira linha do jazz português, bem como a estruturação de uma eficaz campanha de promoção, que permita, ao mesmo tempo, contribuir para um maior reconhecimento dos artistas em todo o país e do INJAZZ enquanto marca cultural forte no panorama nacional.

Em 2005 (Alcobaça, Aveiro, Évora, Faro, Montemor-o-Velho, V.N. Famalicão), 2006 (Alcobaça, Aveiro, Évora, Faro, Montemor-o-Velho e Torres Novas) e 2007 (Alcobaça, Aveiro, Beja, Évora, Montemor-o-Velho e Torres Novas) seis localidades portuguesas receberam os melhores compositores e intérpretes nacionais de jazz. (Bernardo Sassetti, João Paulo, Carlos Barretto, Afonso Pais, Mário Delgado, Alexandre Frazão, Mário Laginha, Carlos Bica, Mário Barreiros, Orq. Jazz de Matosinhos,…) Concertos, actividades didácticas, jam sessions, animação de rua, exposições, workshops. Foram múltiplas as actividades que contribuiram para a criação de um ambiente de festa e discussão em torno desta excitante linguagem musical.

Em 2008, a organização tudo fará para alargar ainda mais o número de cidades participantes, ampliando o efeito de descentralização que desde o início lhe presidiu. Para além do cartaz constituído por nomes mediaticamente imbatíveis, a grande aposta do festival continua a ser a encomenda de projectos originais. Nesse sentido, a incomparável Maria João estreará uma nova formação jazz e Bernardo Sassetti criará um concerto a solo complementado com imagens resultantes do seu próprio trabalho fotográfico. Completam o programa o veterano contrabaixista Zé Eduardo com a sua Unit, bem como uma das grandes revelações do panorama jazzístico nacional, a orquestra LUME Big Band. Todos nomes prestigiados da música jazz nacional! Produção: ladob. Workshop com Zé Eduardo Unit, dia 3 de Abril, horário a definir, Oficina de Música de Aveiro, inscrições a definir.

Apoio da Oficina de Música de Aveiro. Jam Sessions, dia 5 de Abril, 23.30, Café Bar Teatro. Apoio da Oficina de Música de Aveiro.

Sexta 4 de Abril de 2008 - 21:30 e 23:00

Bernardo Sasseti / Zé Eduardo Unit
Bernardo Sassetti Solo
Bernardo Sassetti - piano

Zé Eduardo Unit
Zé Eduardo - contrabaixo
Jesus Santandreu - saxofone
Bruno Pedroso - bateria

Sábado 5 de Abril de 2008 - 21:30

Maria João
Maria João Quarteto
Maria João - voz
André Fernandes - guitarra
Damien Cabaud - contrabaixo
Vicky - bateria

Fonte e mais informações em Teatro Aveirense

Galp e Visabeira assinam memorando na área dos biocombustíveis

A Galp Energia e a Visabeira Moçambique assinaram esta segunda-feira um memorando de cooperação para o desenvolvimento de um projecto agro-industrial em Moçambique.

O objectivo é obter produção, comercialização e distribuição de biocombustíveis, quer para a exportação para Portugal, com vista ao seu processamento em unidades de biodiesel da Galp Energia, quer para a produção em Moçambique deste combustível, destinado ao mercado local, diz a petrolífera em comunicado.

O desenvolvimento destas actividades ficará a cargo da Moçamgalp, empresa constituída pela Galp Energia e Visabeira, que procederá à identificação dos terrenos adequados à produção de oleaginosas, numa área que poderá ir até aos 150 mil hectares.

Além disso será constituída uma sociedade cujo objecto será o exercício da agricultura e actividades conexas, incluindo a transformação de sementes oleaginosas em óleos vegetais que constituam matérias-primas ou produtos semi-acabados para utilização em outras indústrias.

A Moçamgalp vai ainda promover a construção de uma unidade industrial para produção de óleo vegetal que terá, em parte, como destino a exportação para Portugal, para processamento nas refinarias da Galp Energia, com vista à incorporação em combustível rodoviário como biodiesel hidrogenado, sendo a restante parte destinada à produção de biodiesel numa unidade industrial, a ser construída em Moçambique, destinada ao abastecimento local.

Recorde-se que a assinatura deste memorando realizou-se no âmbito da visita do Presidente da República de Portugal à República de Moçambique e pretende reforçar a colaboração e cooperação entre a Galp Energia e a Visabeira.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Até 14/04 - Lágrimas Delicatessen


Conheça aqui as Delicatessen do mês do loja gourmet do Hotel Quinta das Lágrimas, recheada de coisas boas!
Clique no cartaz para aceder ao conteúdo.

29 e 30/03 - Workshop de Danças Tradicionais Europeias

No próximo fim-de-semana, nos dias 29 e 30 de Março, irá decorrer no Bioparque, em Carvalhais (S. Pedro do Sul), um Workshop de Danças Tradicionais Europeias, ministrado pela conceituada formadora Mercedes Prieto, rosto conhecido do Andanças - Festival Internacional de Danças Populares.
Ao longo de dois dias, os participantes poderão aprender danças de par, características dos bailes europeus nos séculos XVIII e XIX.
Durante tarde de Domingo, todos serão convidados a dar "um pé de dança" no baile de encerramento da formação.

Mercedes Prieto
Licenciada em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa, Mercedes Prieto tem desenvolvido a sua carreira em torno da dança, em Portugal e em Espanha.
Actualmente, mora na Galiza e dá formação na área das danças do mundo e da dança educativa em diversas instituições ligadas ao ensino e promoção da dança.
Em Portugal, colaborou com a Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa, na pos-graduação de “Dança em contextos educativos” e no “Programa Peso”, e com a Faculdade de Teatro e Cinema de Lisboa na formação de docentes. Esteve ainda ligada à Escola Superior de Educação de Beja, onde deu formação na área da dança a animadores socioculturais e professores do Ensino Pré-escolar e Primário.
Foi directora e coordenadora pedagógica na Associação PédeXumbo, Associação para a Promoção de Música e Dança.

Venha experimentar e entre na dança!
Fonte: Bioparque

quinta-feira, 20 de março de 2008

Mistérios da Páscoa em Idanha-a-Nova

19 Quarta-feira Santa
ALCAFOZES
20h - O espalhar do alecrim no chão do Altar-Mór da Igreja da Misericórdia, seguindo-se o comer da “parva”.
MEDELIM
21h - Procissão do Encontro

20 Quinta-feira Santa
ALCAFOZES
Ao Nascer do Sol, Peditório para a Ceia dos Irmãos da Misericórdia. Ao cair da tarde, Cântico dos Martírios e da Senhora das Dores na Igreja da Misericórdia, seguindo-se o Lava-Pés.
21h - Procissão do Encontro e Sermão da Soledade. Após a Procissão, finaliza-se com o Cântico “Tormentos do Redentor”.
24h - Martírios.
LADOEIRO
22h - Celebração Eucarística seguida de Procissão do Encontro
MEDELIM
16h - Celebração Eucarística
MONSANTO
20h30 - Celebração Eucarística com Sermão do Encontro, seguindo-se a Procissão dos Passos. No final, Sermão da Misericórdia.
24h - Encomendação das Almas
PENHA GARCIA
24h - Louvado Nocíssimo
PROENÇA-A-VELHA
20h30 - Celebração Eucarística com Lava-Pés, na Igreja da Misericórdia, seguida da Procissão do Encontro, Sermão com representação de Maria Madalena.
24h - Ceia dos Doze seguida do Louvad'síssimo
ROSMANINHAL
21h30 - Celebração Eucarística com Lava-Pés, na Igreja da Misericórdia, seguida da Procissão do Encontro
SALVATERRA DO EXTREMO
21h - Procissão do Encontro
23h - Ceia dos Doze
SEGURA
Ao Nascer do Sol, O espalhar do alecrim no chão da Igreja da Misericórdia pelos Irmãos.
19h - Celebração Eucarística com Lava-Pés, seguindo-se a Procissão do Encontro.
24h - Ceia dos Doze
ZEBREIRA
22h - Celebração Eucarística seguida de Procissão do Encontro

21 Sexta-feira Santa
ALCAFOZES
20h - Procissão do Enterro do Senhor com Verónica.
IDANHA-A-NOVA
08h - Preparação do Santo Sepulcro na capela de S. Jacinto da Igreja Matriz pelos Irmãos do Santíssimo.
20h - Procissão do Enterro do Senhor e Sermão.
MEDELIM
09h-15h - Adoração do Senhor Morto na Igreja da Misericórdia
15h - Via-Sacra na Igreja Matriz
MONFORTINHO
23h - Santos Passos e Louvado Dulcíssimo
MONSANTO
15h - Via-Sacra pelas ruas
20h30 - Leitura da Paixão, Adoração da Cruz, Sermão com representação cénica de Maria Madalena. Descimento da Cruz. Segue-se Procissão do Enterro do Senhor com cântico da Verónica e as Três Marias entoam os ÉOS. No final, Sermão do Senhor Morto.
PENHA GARCIA
24h - Santos Passos
PROENÇA-A-VELHA
15h - Adoração da Santa Face na Igreja da Misericórdia
21h - Celebração seguida da Procissão do Enterro do Senhor com Verónica
ROSMANINHAL
21h - Celebração na Igreja Matriz e Procissão do Enterro do Senhor.
SALVATERRA DO EXTREMO
21h - Procissão do Enterro do Senhor
24h - Encomendação das Almas
SÃO MIGUEL D’ACHA
20h - Celebração Eucarística seguida de Procissão do Encontro
23h - Martírios
SEGURA
Ao Nascer do Sol, Após a queima do Alecrim pelos Irmãos da Misericórdia, segue-se a Adoração da Cruz e a Via-Sacra.
20h - Procissão do Enterro do Senhor

22 Sábado de Aleluia
IDANHA-A-NOVA
21h - Celebração Eucarística com aparecimento da Aleluia e Cortejo pelas ruas da Vila acompanhada da Filarmónica Idanhense. Alvíssaras ao Pároco ao som dos adufes, seguindo-se o apanhar das amêndoas à porta de sua casa pelo povo.
24h - Senhor do esquife em profundo silêncio, da Igreja Matriz para a Igreja da Misericórdia.
MEDELIM
24h - Sino da Igreja toca a Aleluia
MONFORTINHO
24h - Aleluia ao som dos adufes
MONSANTO
11h30 - Procissão da Ressurreição seguida de Celebração Eucarística
PROENÇA-A-VELHA
24h - Canto das Alvíssaras à Porta da Igreja Matriz, seguindo-se Cortejo pelas Ruas.
ROSMANINHAL
21h30 - Celebração Eucarística com bênção da água e do fogo.
SÃO MIGUEL D’ACHA
23h - Celebração Eucarística seguida das Alvíssaras

23 Domingo de Páscoa
IDANHA-A-NOVA
11h - Procissão da Ressurreição seguida de Celebração Eucarística. No final, beijar da Cruz.
LADOEIRO
09h30 - Celebração Eucarística na Igreja do Espírito Santo com os respectivos festeiros.
12h30 - Procissão da Ressurreição seguida de Celebração Eucarística.
MEDELIM
18h - Procissão da Ressurreição seguida de Celebração Eucarística.
MONSANTO
14h30 - Procissão da Ressurreição seguida de Celebração Eucarística. No final, beijar da Cruz.
PROENÇA-A-VELHA
10h30 - Visita ao Santo Sepulcro na Igreja da Misericórdia, seguida de Procissão até à Igreja Matriz.
ROSMANINHAL
16h - Celebração Eucarística seguida da Procissão da Ressurreição.
SALVATERRA DO EXTREMO
09h - Celebração Eucarística seguida da Procissão da Ressurreição
SÃO MIGUEL D’ACHA
11h - Celebração Eucarística e Procissão da Ressurreição. Boas Festas dos Doze ao Provedor, na sua residência.
SEGURA
09h - Procissão da Ressurreição seguida de Celebração Eucarística

quarta-feira, 19 de março de 2008

22/03 - Arganil inaugura primeiro Centro interpretativo da Rede de Arte Rupestre nas Aldeias do Xisto


O Município de Arganil vai inaugurar o primeiro Centro Interpretativo da Rede de Arte Rupestre nas Aldeias do Xisto. O projecto financiado no âmbito do anterior Quadro Comunitário, envolve os Municípios de Arganil e do Fundão, com os Centros Interpretativos de Chãs d’Égua e do Poço do Caldeirão, respectivamente. O objectivo do projecto é criar mais um percurso temático no âmbito da oferta turística e educacional da Rede das Aldeias do Xisto.

Vai ser inaugurado, no dia 22 de Março de 2008, pelas 16h, o Centro Interpretativo de Arte Rupestre de Chãs d’Égua – Piódão, em Arganil.

A implantação do Centro Interpretativo em Chãs d’Égua, surge na sequência da descoberta de um significativo número de gravuras rupestres, nesta região de Arganil, atribuídas aos períodos compreendidos entre o Neolítico e o Bronze Final. A descoberta, até ao momento, de mais de cem rochas gravadas, faz deste local a mais importante concentração de arte rupestre no espaço que se estende entre o Tejo e o Douro/Baixo Côa.

Este espaço deverá também funcionar como Centro de Acolhimento para visitas guiadas a diversos núcleos de arte rupestre deste território, com especial destaque para Chãs d’Égua.
Existe a convicção de que as gravuras descobertas no Piódão são apenas uma das pontas de um novelo muito mais complexo, inscrevendo-se a sua iconografia no contexto mais vasto da arte rupestre da Serra do Açor, pelo que se pretende também que esta iniciativa constitua o embrião de futuras parcerias que permitam a constituição de uma rota da arte rupestre nesta região.

Através de uma parceria entre os Municípios de Arganil e do Fundão, a Pinus Verde – Associação de Desenvolvimento pretende promover uma rede que ligará o Centro de Arte Rupestre de Chãs d’Égua ao Centro Interpretativo do Poço do Caldeirão – Barroca. Esta ligação em rede tem como finalidade, a promoção de uma identidade única da Arte Rupestre do Pinhal Interior no âmbito da oferta turística das Aldeias do Xisto. Refira-se que o projecto tem o acompanhamento técnico e institucional das autoridades nacionais competentes na matéria.
As Aldeias do Xisto são constituídas por 24 aldeias distribuídas por 14 Municípios do Pinhal Interior, na Região Centro de Portugal num território de enorme beleza e que oferece infinitas possibilidades de lazer.

Ao longo dos últimos anos, os 24 núcleos foram alvo de um programa de requalificação que permitiu às aldeias adquirir potencial humano de desenvolvimento, transformando-se
em pólos de atracção turística dinâmicos que permitem a criação de uma nova base económica que passa, nomeadamente, pela recuperação das tradições, pela valorização do património arquitectónico construído, pela dinamização das artes e ofícios tradicionais e pela defesa e preservação da paisagem em que se enquadram. Este importante trabalho nunca perdeu de vista aquilo que era o seu principal objectivo:
- Melhorar a qualidade de vida das populações das aldeias, elevando os seus níveis de auto-estima, qualificando o seu tecido social e agregando-as num processo participativo de desenvolvimento que é, antes de mais, seu.

Aldeias do Xisto. A descoberta começa aqui.
http://www.aldeiasdoxisto.pt/
http://www.cm-fundao.pt/
http://www.cm-arganil.pt/

Contactos de Imprensa
Bruno Ramos / Cristina Duarte

30/04 a 03/05 - Tom de Vídeo - Festival Internacional de vídeo ACERT


Tom de Vídeo'08
Festival Internacional de Vídeo ACERT
30 Abr’08, 1, 2 e 3 Mai’08

Uma imagem continua a valer mais do que mil palavras nesta Festa do audiovisual, que este ano se abre de forma particular ao diálogo entre as culturas.

Está de volta o TOM DE VÍDEO, realização que, enquanto espaço de divulgação, criação, formação e debate deixa entrever a natureza pluridisciplinar das actividades da ACERT, sublinhando a importância de uma forma de arte que utiliza a linguagem – cada vez mais “democratizada” – dos grandes meios de comunicação. Uma iniciativa especialmente importante num tempo em que somos bombardeados com estímulos visuais, imagens manipuladas de forma sensacionalista, produtos medíocres gerados pelo consumismo mediatizado, em suma, com uma “overdose” diária de audiovisual.

Tendo precisamente em conta o mundo que nos rodeia, introduzimos uma novidade nesta edição: às categorias habituais – “Ficção”, “Documentário”, “Animação” e “Musical” – vem juntar-se a “Interculturalidade”, associada à celebração de 2008 como “Ano Europeu do Diálogo Intercultural”.

Esta actividade tem o apoio da Fundação Anna Lindh no âmbito do programa 1001 Acções para o Dialogo Intercultural (
www.1001actions.org).
A ACERT procura promover, deste modo, o “clima de entendimento e respeito mútuo, possível apenas através do conhecimento e do diálogo com o Outro”, que a UNESCO reclama como urgente face ao actual contexto de globalização mundial. A este tema podem concorrer os trabalhos expressamente realizados para o efeito ou aqueles que, da perspectiva dos autores, se enquadrem na problemática.

Fonte: ACERT

29/03 - "Dúvida" no Teatro Aveirense

Dúvida

Sábado, 29 de Março 21h30m

1964. Uma igreja e escola católicas. Bronx, Nova York. Um Padre é suspeito de assediar sexualmente uma criança de 12 anos. A Madre Superiora acusa-o. O Padre reclama a sua inocência. Será ele culpado ou inocente? “Dúvida” foi galardoada com o “Pulitzer Award 2005” e quatro Tony Award, incluindo o de melhor peça. Interpretação: Eunice Muñoz, Diogo Infante, Isabel Abreu e Lucília Raimundo.

Menu de Páscoa no Hotel Montemuro


Menu
* *
Sopa do Dia
Ou
Cogumelos Salteados em Azeite e Alho
(acompanhados com Farinheira e Morcela)
* * * *
Bacalhau com Broa e Migas de Batata com Grelos
Ou
Dourada Grelhada com Presunto da Beira Alta
(acompanha com batata cozida e salada mista da época)
Ou
Cabrito Assado à Padeiro
(acompanha com arroz de forno e batata assada)
* * * *
Mousse de Ananás
Ou
Salada de Fruta
*
Café e Digestivo à escolha


Preço por pessoa: 12,50€
Bebidas não incluídas

*
Crianças até aos 8 anos – pagam 50% do preço por pessoa
- Os preços acima incluem a taxa de Iva prevista na lei –


Cerejeiras em Flor no Fundão





















Clique nos cartazes para visualizar o programa.

terça-feira, 18 de março de 2008

Candidatura de Aveiro aceite na "Réseau Art Nouveau Network”

A candidatura de Aveiro à "Reseau Arte Nouveau Network" - Rede Internacional de Arte Nova vem na sequência da aposta da Câmara Municipal de Aveiro na promoção do seu património Arte Nova, através da Estratégia Integrada de Salvaguarda e Promoção da Arte Nova em Aveiro, compreendendo o projecto museológico do Museu Arte Nova, e Bolsa de Salvaguarda Arte Nova e o estabelecimento de parcerias nacionais e internacionais.

Esta rede é constituída por 19 cidades – Älesund, Bad Nauheim, Barcelona, Bruxelas, Budapeste, Glasgow, Helsínquia, La Chaux-de-Fonds, Habana, Ljubljana, Lodz, Nancy, Província de Varese, Região da Lombardia, Réus, Riga, Tbilisi, Terrassa e Viena.

Entre as suas principais actividades conta-se a realização de colóquios e exposições, a edição de material didáctico sobre o movimento Arte Nova, a formação dos técnicos que trabalham directamente com a temática Arte Nova em autarquias e museus e a investigação sobre o movimento.

Salienta-se ainda que, através da adesão, Aveiro pretende captar fundos europeus para a cidade e investir na salvaguarda e promoção cultural da corrente Arte Nova local, já que esta rede de cidades elabora candidaturas concertadas a programas de financiamento europeus.

segunda-feira, 17 de março de 2008

25/03 - Tertúlias do Casino na Figueira com Helena Roseta



As Tertúlias do Casino na Figueira, nesta sessão contarão com a presença de Helena Roseta e a moderação de Maria Flôr Pedroso

Às 22:00, a entrada é livre.

sexta-feira, 14 de março de 2008

29/03 - Teresa Salgueiro & Lusitânia Ensemble apresentam "La Serena" no TMG


Teresa Salgueiro & Lusitânia Ensemble
MAR • SÁB 29 • 21h30 • G. A.
Co-produção: EVENTOS SPOT e TMG
Música • 15€ [Amigos TMG com 30% de desconto]
• 90m [com intervalo de 15m] • M/6

O Lusitânia Ensemble surge como uma evolução do Quinteto Lusitânia, um Grupo com predominância no campo erudito, criado por mim em 1989. Esta mudança está directamente relacionada com a possibilidade de participar com a Teresa Salgueiro (a voz dos Madredeus) num projecto comum.

Desde Agosto de 2006 que se começou a desenhar “La Serena”, uma viagem por mares outrora navegados, uma procura de outras formas musicais no imenso horizonte, guiada pela qualidade inequívoca e intemporalidade da voz de Teresa Salgueiro.

A escolha do repertório foi conjunta, baseada na força dos compositores e intérpretes das canções e rastreada tanto pela Teresa como por mim próprio, sendo que tentei, do ponto de vista dos arranjos, e sempre dentro do rigor dos originais, incutir uma personalidade distinta às canções, em adaptações ao formato instrumental do Ensemble ou arranjos completamente integrais. Gostaria apenas de salientar que estou muito grato pela possibilidade de participar com a Teresa Salgueiro, embaixatriz da voz portuguesa no mundo, neste projecto mútuo de viagem.


Voz Teresa Salgueiro
Violino Jorge Varrecoso
Viola Ventzislav Grigorov
Violino António Figueiredo
Cello Luis Clode
Contrabaixo e piano Duncan Fox
Percussão Ruca

Fonte: Teatro Municipal da Guarda

14/03 - Semana do Mar no Arcadas


Para visualizar o programa, clique no cartaz

quinta-feira, 13 de março de 2008

Cerimónia de atribuição de prémios Geo Saison


Veja aqui as imagens da cerimónia de atribuição de prémios da conceituada revista de viagens alemã Geo Saison e assista também ao vídeo.

Grifo nasceu no dia 09/03

A cria de Grifo nasceu durante a manhã de ontem, dia 9 de Março, num dos dois ninhos que estão a ser filmados nas Portas de Ródão. O ovo tinha sido posto em meados de Janeiro, no ninho mais distante da câmara, e desde então estava a ser incubado.

Após cerca de 54 dias de incubação, nasceu a cria de Grifo. Não foi possível ver o momento da eclosão do ovo, mas já se viram as primeiras imagens da cria e os progenitores a alimentarem-na. Dado que se trata de um ninho que se encontra num local de difícil acesso e muito distante da câmara de filmar não é fácil ver a cria. Nos próximos dias, cada um dos progenitores manter-se-á agachado, numa posição semelhante à de incubação, para manter a cria quente e protegida.

O projecto "Grifos na Web", lançado no âmbito do programa Público na Escola, está na Internet desde 14 de Janeiro e permite acompanhar em directo dois ninhos de uma das maiores colónias de Grifo existentes em Portugal, o que tem suscitado grande interesse entre a população escolar e não só. Os comentários (mais de 3 mil até agora) permitem verificar que há pessoas que acompanham regularmente o que se passa nos ninhos.

Já se previa o nascimento da cria para o fim-de-semana passado, dado que passavam 54 desde dia 15 de Janeiro quando a fêmea terá posto o ovo, e geralmente o período de incubação tem a duração de 48 a 54 dias. Nos próximos meses, a cria será alimentada pelos progenitores e ficará protegida na zona do ninho. Só dentro de 110 a 115 dias, é que a cria se irá aventurar no primeiro voo.

No ninho principal, aquele que está próximo da câmara de filmar e que é possível visualizar em óptimas condições, ainda não foi posto nenhum ovo e continua a não haver certeza quanto a quem ficará com o espaço: se o abutre de Ruppel, se um casal de grifos.

Fonte: SIC Online

15/03 - Inauguração das Rota das Aguas Milenares


A Câmara Municipal de Mangualde inaugura pelas 15.00 horas nas Termas de Alcafache, o Percurso Pedestre - "ROTA DAS ÁGUAS MILENARES".

quarta-feira, 12 de março de 2008

16/03 a 22/03 - Páscoa em Coimbra


Para visualizar o programa, clique no cartaz


Mais informações em Região Turismo do Centro

21/03 a 27/04 - Feira de Março em Aveiro


Para visualizar o programa, clique no cartaz.


12/03 e 14/03 - workshop aberto e Simpósio nas Aldeias do Xisto


Nos dias 12 e 14 de Março, em Janeiro de Cima – Fundão
Dia de workshop aberto e Simpósio no âmbito de projecto internacional com sítio UNESCO na Noruega.

A Rede das Aldeias do Xisto, no âmbito do projecto Rede do Património do Xisto, vai organizar um dia de Workshop aberto, no dia 12 de Março, em Janeiro de Cima, e um Simpósio, no dia 14 de Março, em Barroca, no Fundão.

A Pinus Verde – Associação de Desenvolvimento, enquanto Entidade promotora da Rede das Aldeias do Xisto, está a implementar um projecto internacional em parceria com o Museu de Røros, uma cidade classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, na Noruega.

O projecto, candidatado e aprovado no âmbito do mecanismo financeiro EEA Grants, baseia-se numa transferência de conhecimentos entre os artesãos noruegueses e portugueses, tendo como base a recuperação de edifícios (num total de 80) nas Aldeias do Xisto, de acordo com a filosofia de preservação do património implementada em Røros.

A metodologia do projecto assenta na realização de vários workshops práticos nas Aldeias do Xisto, que incluem obras em edifícios seleccionados levadas a cabo por artesãos noruegueses e portugueses. O segundo desses workshops, subordinado ao tema “Portas e Janelas” está actualmente em curso (25 de Fevereiro a 14 de Março), na Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima, no Concelho do Fundão.

No próximo dia 12 de Março, os artesãos noruegueses e portugueses, que têm trabalhado em conjunto na recuperação e preservação do património rural das Aldeias do Xisto, abrem as portas do workshop ao público para explicar uma nova filosofia que começa a surgir na Região Centro.

De referir que esta abordagem ao património construído rege-se pelos princípios e técnicas ancestrais de construção e metodologias antigas, o que tem representado um reviver de velhas tradições e um renovar da auto-estima dos antigos “mestres” carpinteiros e pedreiros, aqui encarados como os verdadeiros portadores do saber.

No dia 14 de Março realiza-se um Simpósio que encerra o 2º Workshop, no qual serão apresentadas as conclusões dos trabalhos e onde se começará a oficializar a implementação de uma nova metodologia de preservação do património rural na Região Centro, partilhada por todos os 16 Municípios parceiros da Rede das Aldeias do Xisto.

Este Simpósio, a realizar-se na Casa Grande, Barroca (Fundão), a partir das 09:30h, contará com a presença de diversas personalidades ligadas ao património:
* Dr.ª Ana Resende: Assessora da Unidade Nacional de Gestão do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu;
* Olaf Hanslien: Chefe dos Artesãos Noruegueses;
* Torbjorn Eggen: Arquitecto do Município de Røros;
* Arq. José Afonso: Director de Serviço da Delegação de Castelo Branco, Direcção de Cultura do Centro;

As Aldeias do Xisto são constituídas por 24 aldeias distribuídas por 14 Municípios do Pinhal Interior, na Região Centro de Portugal num território de enorme beleza e que oferece infinitas possibilidades de lazer.

Ao longo dos últimos anos, os 24 núcleos foram alvo de um programa de requalificação que permitiu às aldeias adquirir potencial humano de desenvolvimento, transformando-se em pólos de atracção turística dinâmicos que permitem a criação de uma nova base económica que passa, nomeadamente, pela recuperação das tradições, pela valorização do património arquitectónico construído, pela dinamização das artes e ofícios tradicionais e pela defesa e preservação da paisagem em que se enquadram.

Este importante trabalho nunca perdeu de vista aquilo que era o_ eu principal objectivo: melhorar a qualidade de vida das populações das aldeias, elevando os seus níveis de auto-estima, qualificando o seu tecido social e agregando as num processo participativo de desenvolvimento que é, antes de mais, seu.

Aldeias do Xisto. A descoberta começa aqui.
Visite:
www.aldeiasdoxisto.pt
www.rorosmuseet.no
www.rorosinfo.com

Contactos de Imprensa
Bruno Ramos / Maria João Canadas
Tel. 275 647 700 / 960 070 946
info@aldeiasdoxisto.pt