quinta-feira, 6 de março de 2008

Fábrica - Centro de Ciência Viva mostra as maravilhas da química aos mais novos

«Química por tabela» às terças e quintas-feiras e nos últimos Domingos do mês.
A Fábrica - Centro de Ciência Viva tem, desde 8 de Fevereiro, uma nova actividade intitulada «Química por tabela». O aniversário de Mendelev, o notável químico que em 1869 apresentou uma tabela periódica, resultado da sua análise sobre as semelhanças encontradas nas propriedades químicas dos elementos, não podia ser comemorado da melhor maneira!

«Química por tabela» é uma actividade da Fábrica criada com base no trabalho de Paulo Claro e Brian Goodfellow, do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, onde, a partir de uma sequência de reacções químicas espectaculares, conjugadas com artes cénicas de luz e som, proporcionam momentos de comunicação de ciência. No palco, temos dois licenciados nas áreas de química que tudo fazem para mostrar que «por tabela» se pode aprender.

No «espectáculo» são utilizados reagentes que se combinam para, em reacções rápidas (e até muito rápidas!), formarem produtos de reacção com efeitos visuais, sempre fantásticos. As reacções que se exploram são essencialmente de oxidação-redução, complexação, combustão e ácido-base, não esquecendo a quimioluminescencia (sem usar pirilampos!). As sempre espectaculares alterações das propriedades dos materiais, por acção do azoto líquido, evidenciam as relações entre a física e a química.

A Fábrica escolheu o aniversário do nascimento de Mendeleev, 8 de Fevereiro, para o lançamento desta actividade, dado que este químico notável apresentou, em 1869, uma tabela periódica, resultado da sua análise sobre as semelhanças encontradas nas propriedades químicas dos elementos.

A partir de 8 de Fevereiro, às terças, quartas e quintas-feiras, bem como no último domingo de cada mês, «Química por tabela» pode ser visto na Fábrica.

público-alvo > de 10 anos
data terças, quartas e quintas-feiras 15h00 > 16h00 último domingo do mês 16h00 > 17h00
inscrições limitadas
Ficha técnica
coordenação Paulo Trincão, Fábrica Centro Ciência Viva da Universidade de Aveiro
concepção e organização de conteúdos: Paulo Claro e Brian Goodfellow, Departamento de Química da Universidade de Aveiro
apresentadores Helena Rodrigues e Miguel Cardoso
cenografia Pedro Andrade
animações digitais: Gabinete de Imagem da Fundação João Jacinto de Magalhães
sonoplastia: Joaquim Pavão
desenho de luz: Rui Simões
operador de som e luz: Jorge Costa
carpintaria: Cariz, Indústria de mobiliário, Lda.

Sem comentários: