Uma peça de teatro sobre Eduardo Lourenço e Vergílio Ferreira, um concerto de Suzanne Vega, festivais de novas músicas e de guitarra, são os destaques da programação do TMG até Julho.
Américo Rodrigues, director artístico do Teatro Municipal da Guarda (TMG), equipamento que completa três anos de existência em Abril, anunciou que nos meses de Abril, Maio, Junho e Julho, terão lugar 75 actividades culturais organizadas, directamente pela instituição que dirige.
Nos dias 28, 29 e 30 de Maio será apresentado o espectáculo de teatro "Eu queria encontrar aqui a terra", uma produção do Projéc~ (Projéctil), estrutura de produção teatral do TMG, cuja estreia esteve prevista para os meses de Novembro e Janeiro, mas foi adiada porque um dos actores sofreu um acidente durante os ensaios.
A produção do TMG para a Câmara Municipal da Guarda e Centro de Estudos Ibéricos tem por base textos de Manuel A. Domingos e António Godinho sobre os universos de Vergílio Ferreira e Eduardo Lourenço.
"Este espectáculo fala da relação entre o Eduardo Lourenço e o Vergílio Ferreira, dois notabilíssimos escritores do nosso distrito e da sua relação com a Guarda", afirmou Américo Rodrigues. Admitiu tratar-se de uma peça que "vai ser recebida com muita expectativa, pelo facto de falar de dois grandes escritores que nos honram". O espectáculo tem encenação, dramaturgia, cenografia e figurinos de Luciano Amarelo e será interpretada por Pedro Frias e Paulo Calatré.
Em Junho regressa ao TMG o "Ó da Guarda – Festival de Novas Músicas", com destaque para um espectáculo da orquestra "Modified Toy Orchestra", de Inglaterra. O concerto da orquestra que, segundo Américo Rodrigues, "faz música a partir de instrumentos de brincar", está agendado para 14 de Junho.
No mês de Julho, o cartaz integra o II Festival Internacional de Guitarra da Guarda, com direcção artística de Dominique Philot. Estão previstos espectáculos com Pedro Rodrigues (dia 3), Jorge Cardoso (4) e Rafael Andujar (5).
No dia 9 de Julho, a cantora Suzanne Vega, pisará o palco do grande auditório do TMG. "É muito prestigiante para o TMG poder receber um nome mundial como é Suzanne Vega", disse o director artístico, acrescentando que a cantora "vem apresentar o seu sétimo trabalho de originais".
A programação dos próximos quatro meses ficará também marcada pela actuação do fadista Carlos do Carmo, no dia 25 de Abril, um espectáculo comemorativo do terceiro aniversário do Teatro da Guarda.
No próximo quadrimestre o TMG reforça as parcerias com outras estruturas culturais do país e do estrangeiro, anunciou a direcção, salientando, no capítulo internacional, a presença de artistas e companhias da Índia, Espanha, Argentina, Estados Unidos da América, Inglaterra e Alemanha.
No plano musical, a Guarda também receberá o grupo A Naifa (11 Abril), Luís Represas (17 Maio) e um encontro de executantes de guitarras de diversas partes de Portugal. O encontro intitulado "Guitarrafonia" está agendado para dia 25 de Maio. "No mínimo, estão em palco 55 guitarristas a tocar" em simultâneo, referiu a organização, anunciado tratar-se de um evento com entrada livre.
"A câmara faz um enorme esforço para apoiar a nossa programação, mas falta aqui a intervenção do Ministério da Cultura, que tem ignorado totalmente o TMG", referiu Américo Rodrigues.
Fonte: As Beiras
Sem comentários:
Enviar um comentário