quarta-feira, 19 de março de 2008

22/03 - Arganil inaugura primeiro Centro interpretativo da Rede de Arte Rupestre nas Aldeias do Xisto


O Município de Arganil vai inaugurar o primeiro Centro Interpretativo da Rede de Arte Rupestre nas Aldeias do Xisto. O projecto financiado no âmbito do anterior Quadro Comunitário, envolve os Municípios de Arganil e do Fundão, com os Centros Interpretativos de Chãs d’Égua e do Poço do Caldeirão, respectivamente. O objectivo do projecto é criar mais um percurso temático no âmbito da oferta turística e educacional da Rede das Aldeias do Xisto.

Vai ser inaugurado, no dia 22 de Março de 2008, pelas 16h, o Centro Interpretativo de Arte Rupestre de Chãs d’Égua – Piódão, em Arganil.

A implantação do Centro Interpretativo em Chãs d’Égua, surge na sequência da descoberta de um significativo número de gravuras rupestres, nesta região de Arganil, atribuídas aos períodos compreendidos entre o Neolítico e o Bronze Final. A descoberta, até ao momento, de mais de cem rochas gravadas, faz deste local a mais importante concentração de arte rupestre no espaço que se estende entre o Tejo e o Douro/Baixo Côa.

Este espaço deverá também funcionar como Centro de Acolhimento para visitas guiadas a diversos núcleos de arte rupestre deste território, com especial destaque para Chãs d’Égua.
Existe a convicção de que as gravuras descobertas no Piódão são apenas uma das pontas de um novelo muito mais complexo, inscrevendo-se a sua iconografia no contexto mais vasto da arte rupestre da Serra do Açor, pelo que se pretende também que esta iniciativa constitua o embrião de futuras parcerias que permitam a constituição de uma rota da arte rupestre nesta região.

Através de uma parceria entre os Municípios de Arganil e do Fundão, a Pinus Verde – Associação de Desenvolvimento pretende promover uma rede que ligará o Centro de Arte Rupestre de Chãs d’Égua ao Centro Interpretativo do Poço do Caldeirão – Barroca. Esta ligação em rede tem como finalidade, a promoção de uma identidade única da Arte Rupestre do Pinhal Interior no âmbito da oferta turística das Aldeias do Xisto. Refira-se que o projecto tem o acompanhamento técnico e institucional das autoridades nacionais competentes na matéria.
As Aldeias do Xisto são constituídas por 24 aldeias distribuídas por 14 Municípios do Pinhal Interior, na Região Centro de Portugal num território de enorme beleza e que oferece infinitas possibilidades de lazer.

Ao longo dos últimos anos, os 24 núcleos foram alvo de um programa de requalificação que permitiu às aldeias adquirir potencial humano de desenvolvimento, transformando-se
em pólos de atracção turística dinâmicos que permitem a criação de uma nova base económica que passa, nomeadamente, pela recuperação das tradições, pela valorização do património arquitectónico construído, pela dinamização das artes e ofícios tradicionais e pela defesa e preservação da paisagem em que se enquadram. Este importante trabalho nunca perdeu de vista aquilo que era o seu principal objectivo:
- Melhorar a qualidade de vida das populações das aldeias, elevando os seus níveis de auto-estima, qualificando o seu tecido social e agregando-as num processo participativo de desenvolvimento que é, antes de mais, seu.

Aldeias do Xisto. A descoberta começa aqui.
http://www.aldeiasdoxisto.pt/
http://www.cm-fundao.pt/
http://www.cm-arganil.pt/

Contactos de Imprensa
Bruno Ramos / Cristina Duarte

Sem comentários: