quinta-feira, 13 de março de 2008

Grifo nasceu no dia 09/03

A cria de Grifo nasceu durante a manhã de ontem, dia 9 de Março, num dos dois ninhos que estão a ser filmados nas Portas de Ródão. O ovo tinha sido posto em meados de Janeiro, no ninho mais distante da câmara, e desde então estava a ser incubado.

Após cerca de 54 dias de incubação, nasceu a cria de Grifo. Não foi possível ver o momento da eclosão do ovo, mas já se viram as primeiras imagens da cria e os progenitores a alimentarem-na. Dado que se trata de um ninho que se encontra num local de difícil acesso e muito distante da câmara de filmar não é fácil ver a cria. Nos próximos dias, cada um dos progenitores manter-se-á agachado, numa posição semelhante à de incubação, para manter a cria quente e protegida.

O projecto "Grifos na Web", lançado no âmbito do programa Público na Escola, está na Internet desde 14 de Janeiro e permite acompanhar em directo dois ninhos de uma das maiores colónias de Grifo existentes em Portugal, o que tem suscitado grande interesse entre a população escolar e não só. Os comentários (mais de 3 mil até agora) permitem verificar que há pessoas que acompanham regularmente o que se passa nos ninhos.

Já se previa o nascimento da cria para o fim-de-semana passado, dado que passavam 54 desde dia 15 de Janeiro quando a fêmea terá posto o ovo, e geralmente o período de incubação tem a duração de 48 a 54 dias. Nos próximos meses, a cria será alimentada pelos progenitores e ficará protegida na zona do ninho. Só dentro de 110 a 115 dias, é que a cria se irá aventurar no primeiro voo.

No ninho principal, aquele que está próximo da câmara de filmar e que é possível visualizar em óptimas condições, ainda não foi posto nenhum ovo e continua a não haver certeza quanto a quem ficará com o espaço: se o abutre de Ruppel, se um casal de grifos.

Fonte: SIC Online

Sem comentários: