terça-feira, 25 de março de 2008

Galp e Visabeira assinam memorando na área dos biocombustíveis

A Galp Energia e a Visabeira Moçambique assinaram esta segunda-feira um memorando de cooperação para o desenvolvimento de um projecto agro-industrial em Moçambique.

O objectivo é obter produção, comercialização e distribuição de biocombustíveis, quer para a exportação para Portugal, com vista ao seu processamento em unidades de biodiesel da Galp Energia, quer para a produção em Moçambique deste combustível, destinado ao mercado local, diz a petrolífera em comunicado.

O desenvolvimento destas actividades ficará a cargo da Moçamgalp, empresa constituída pela Galp Energia e Visabeira, que procederá à identificação dos terrenos adequados à produção de oleaginosas, numa área que poderá ir até aos 150 mil hectares.

Além disso será constituída uma sociedade cujo objecto será o exercício da agricultura e actividades conexas, incluindo a transformação de sementes oleaginosas em óleos vegetais que constituam matérias-primas ou produtos semi-acabados para utilização em outras indústrias.

A Moçamgalp vai ainda promover a construção de uma unidade industrial para produção de óleo vegetal que terá, em parte, como destino a exportação para Portugal, para processamento nas refinarias da Galp Energia, com vista à incorporação em combustível rodoviário como biodiesel hidrogenado, sendo a restante parte destinada à produção de biodiesel numa unidade industrial, a ser construída em Moçambique, destinada ao abastecimento local.

Recorde-se que a assinatura deste memorando realizou-se no âmbito da visita do Presidente da República de Portugal à República de Moçambique e pretende reforçar a colaboração e cooperação entre a Galp Energia e a Visabeira.

Sem comentários: