terça-feira, 15 de janeiro de 2008

19/01 - Atelier de Maria João Pires no Centro para o Estudo das Artes de Belgais

O Centro para o Estudo das Artes de Belgais abre sábado a temporada de 2008, a integrar, nomeadamente, um atelier dirigido pela fundadora, Maria João Pires.

O ateliê de Investigação Pianística, a realizar em Setembro, e outros workshops e concertos do Centro para o Estudo das Artes de Belgais são muito procurados por espanhóis, “o que faz com que haja diversas actividades agendadas para Salamanca”, referiu Joana Pires, vice-presidente da direcção e filha da pianista, a propósito do programa de actividades para 2008.

Recorde-se que Maria João Pires abandonou os cargos directivos do projecto de Belgais depois de uma operação ao coração, em Março de 2006, para colocação de um “bypass”. Na altura, considerou haver uma “grande incompreensão” das autoridades portugueses face ao projecto a que dedicou vários anos.

Em Belgais, a pianista, que faz parte do conselho consultivo, vai dirigir um ateliê “e em relação a outras apresentações, tudo depende do momento”, ainda de acordo com a filha. “Ela continua a ter uma vida muito agitada, apesar de ter diminuído em muito a actividade profissional”, assinalou Joana Pires.

O concerto inaugural da temporada de 2008 está a cargo do Trio.pt, com Paulo Gaio Lima (violoncelo), Paulo Pacheco (piano) e Pedro Morais Andrade (violino). O grupo irá interpretar obras de Schostakovich e Brahms.

"A temporada de Belgais - referiu ainda Joana Pires - aposta na diversificação dos estilos, dos artistas e dos locais dos espectáculos”, marcados para Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Fundão e Guarda, mas também para Salamanca (Espanha), entre outros locais.

Em Julho, o Coro Infantil de Belgais, sob direcção de João Delgado, participa na Expo’08 Zaragoza, no programa “Um Mundo em Harmonia”. A lista de actividades já agendadas está na Internet em www.belgais.org.“Acreditamos na qualidade da programação, como tem sido nosso timbre ao longo dos últimos oito anos de actividade regular”, observou Joana Pires, que, sem destacar pontos altos, prefere falar das actividades de 2008 como “uma programação de consolidação e continuidade”.

O Centro para o Estudo das Artes de Belgais tem ainda em funcionamento uma escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico com 38 crianças e um coro infantil com cerca de 20.

São espaços de frequência gratuita, com dois professores apoiados pelo Ministério da Educação e actividades pedagógicas complementares financiadas pelo próprio Centro.

Segundo Joana Pires, as actividades de 2008 estão orçadas em 300 mil euros, sendo o banco espanhol Caja Duero e o programa comunitário INTERREG os principais financiadores.

“As câmaras e o Ministério da Cultura já há muito tempo que não nos dão apoios financeiros. Nós compreendemos: há cortes orçamentais em quase tudo e nós não escapamos”, disse, salientando, no entanto, que há apoio logístico e material prestado pelas autarquias.

Fonte: As Beiras

Sem comentários: