segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Até 15/02 - Exposição Fotográfica "Teatro Viriato? Sim, c’est ici! Yes, é aqui! Oui, it’s here!"


Exposição de fotografia
Teatro Viriato? Sim, c’est ici! Yes, é aqui! Oui, it’s here!

Hotel Grão Vasco, Restaurante Muralha da Sé e Albergaria José Alberto, em Viseu

Até 15 de Fevereiro de 2008

Pela segunda vez, o Teatro Viriato promove a exposição Teatro Viriato? Sim,c’est ici! Yes, é aqui! Oui, it’s here!, contando desta vez com a colaboração demais um parceiro, a Albergaria José Alberto. A mostra de fotografia está patente no Hotel Grão Vasco, no restaurante Muralha da Sé e na Albergaria José Alberto,em Viseu. Esta é uma iniciativa que pretende transportar o Teatro Viriato para além das suas quatro paredes, do lugar onde mora, o Largo Mouzinho Albuquerque, espalhando pela cidade memórias e pedaços da sua alma grande, construída ao longo de vários anos.

Ao longo dos últimos anos passaram pelo palco do Teatro Viriato bailarinos, actores, músicos de todo o mundo, quase uma década feita no palco e na plateia, ouvindo-se palmas, gargalhadas e até o silêncio das lágrimas. Um encontro íntimo captado por uma objectiva cúmplice. Cada imagem transpira histórias marcadas pelos conflitos da vida, pela desconstrução de preconceitos, por um banquete de ritmos, palavras e movimentos e com muita alma, partilhada pelas personagens invisíveis de cada aventura, pelos que dão sentido a cada momento: o público. Neste palco inventámos ideias, alimentámos a critica e construímos memórias.

Esta exposição volta a trazer a público um espólio único que retrata esses momentos, acordando sensações e memórias de quem assistiu e imbuindo os outros desta alma do Teatro Viriato, que é muito mais do que um edifício, que se pode descobrir em vários locais da cidade.

Entre as fotografias expostas, da autoria de José Alfredo, encontram-se imagens de Hotel Tomilho, do Teatro Regional da Serra de Montemuro e da Laika (Bélgica); Antídoto, da Companhia Rui Lopes Graça; Campos de Amor, do Theatre de la Mezanine; Úrsula Rucker; Último a rir com José Pedro Gomes; Hamlet, encenação de Ricardo Pais e Sexo, Drogas e Rock n’ roll, com Diogo Infante. Todos estes espectáculos decorreram entre 2000 e 2004.

A exposição Teatro Viriato? Sim, c’est ici! Yes, é aqui! Oui, it’s here! estará patente no Hotel Grão Vasco, no Restaurante Muralha da Sé e na Albergaria José Alberto até dia 15 de Fevereiro de 2008.

Sem comentários: