quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

25/01 - Ópera em directo do Teatro S. Carlos

Aveiro, Coimbra, Castelo Branco e Leiria são algumas cidades que irão receber, no próximo dia 25, a trasmissão da ópera "Das Märchen", em directo do S. Carlos.

A ópera "Das Märchen", do compositor Emmanuel Nunes, que estreia no próximo dia 25 no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, será transmitida em directo para 14 cine-teatros portugueses com uma perspectiva de 11 mil espectadores. No Centro, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco e Leiria integram a lista com as respectivas salas a receberem e apresentarem ao seu público a transmissão em directo.

Na conferência de imprensa de apresentação desta primeira ópera de Emmanuel Nunes, a ministra da Cultura afirmou que a transmissão de "Das Märchen" se integra na "missão de serviço público" do São Carlos de "descentralizar a cultura e formar novos públicos". "É um grande esforço de abertura da ópera contemporânea à comunidade", disse Isabel Pires de Lima, que considerou esta estreia uma "data histórica para a ópera em Portugal".

"Das Märchen", uma ópera contemporânea composta por Emmanuel Nunes a partir de um texto de Goethe, será interpretada em alemão e transmitida em ecrãs gigantes, com legendas, em diversos teatros no continente e ilhas.

"É a primeira vez que há esta abertura à sociedade civil e pela primeira vez outros públicos de todo o país vão ter acesso à ópera", sublinhou Pedro Moreira, o director da Opart, a empresa que tutela o São Carlos e a Companhia Nacional de Bailado.

Esta ópera, que é considerada o ponto alto da presente temporada lírica deste teatro nacional, foi uma encomenda do São Carlos, Casa da Música e Fundação Calouste Gulbenkian ao compositor português e tem um orçamento de cerca de um milhão de euros.

Além dos 14 intérpretes principais, entre os cantores Silja Schindler, Chelsey Schill e Luís Rodrigues e os actores Tilo Wagner e Anna Katharina Rusche, "Das Märchen" contará com a participação do Remix Ensemble, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Coro Teatro Nacional de São Carlos e um corpo de dez bailarinos.

Com uma produção marcadamente europeia, a encenação está a cargo de Karoline Gruber, a coreografia é de Roy Spahn e a cenografia de Mechthild Seipel.

O director artístico do Teatro Nacional de São Carlos, Christoph Dammann, classificou "Das Märchen" como uma "obra-prima" e um exemplo do que é o futuro da ópera europeia.

"Em 20 anos fiz muitas produções contemporâneas, mas esta ópera não se pode comparar. É uma experiência única poder partilhá-la com uma audiência em todo o país", disse Christoph Dammann.

Apesar de ser uma ópera complexa, contemporânea e interpretada em alemão, o secretário de Estado da Cultura alertou que "é preciso ultrapassar preconceitos de que só há elites em Lisboa ou no Porto e que só o público do São Carlos está preparado para uma ópera difícil".

"Das Märchen" terá três récitas (25, 27 e 29 de Janeiro), mas apenas a estreia será transmitida em Ponte de Lima, Porto, Vila Flor, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Torres Novas, Portalegre, Estremoz, Beja, Faro, Açores e Madeira.

Fonte: As Beiras

Sem comentários: