sexta-feira, 28 de julho de 2006

Campeonato da Liga 2006/2007 - Estágios de pré-época no Grande Hotel de Luso

Uma vez mais, Académica e Penafiel escolheram o Grande Hotel de Luso e o Centro de Estágios do Luso para a sua preparação para o Campeonato que se avizinha.

Os elevados padrões de serviço oferecidos pelo Grande Hotel, aliados às excelentes condições do Centro de Estágios, são para as equipas o garante de uma preparação de acordo com as exigências de um Campeonato tão competitivo como o nosso.

Fonte - Grande Hotel de Luso

Até 15/09 - Passeios pedonais na Mata Nacional do Buçaco

A Junta de Turismo Luso Buçaco organiza, desde o início de Julho até 15 de Setembro, passeios pedonais na Mata Nacional do Buçaco e um circuito urbano, em torno da figura de Emídio Navarro, político e jornalista , falecido em 1905.
É uma pequena viagem pelo Luso dos finais do séc. XIX , pelos “Chalets” e pelo período áureo do termalismo.

Os percursos pedonais na Mata Nacional do Buçaco abordam a Mata na sua vertente de monumento natural, convidando o visitante a observar algumas das espécies botânicas mais emblemáticas. O segundo percurso aborda os e períodos históricos do Buçaco, o Deserto dos Carmelitas Descalços, 3ª Invasão Francesa e o Romantismo.

Estes passeios são gratuitos, com excepção das entradas no Museu Militar e Igreja de Santa Cruz do Buçaco.

2ª Feira
Itinerário I
"Mata Nacional do Buçaco"

10:00 - 13:00
Junta de Turismo
Fonte de S. João –Luso
Vale dos Fetos:
Fonte Fria
Caifás
Portas de Coimbra
Santo Antão
Varanda de Pilatos
Vale dos Fetos
Luso

6ª-feira
Itinerário II

“Buçaco e os seus momentos históricos”

16.30h -18.20h
Início do percurso: Museu Militar
“Batalha do Buçaco”:
Visita ao Museu Militar
“Deserto dos Carmelitas Descalços”
Igreja de Sta. Cruz do Buçaco
Porta de Coimbra
Via-Sacra (Pretório de Pilatos)
“Buçaco Romântico”
Visita aos exteriores do Palace Hotel do Buçaco

4ª-feira
Itinerário III
“O Luso de Emídio Navarro”


10:00-12:00
Inicio do percurso: Junta de Turismo Luso Buçaco
Fonte - Junta de Turismo do Luso Buçaco

Rota da Luz dinamiza circuitos turísticos de bicicleta - Percursos BUGA

A Região de Turismo Rota da Luz em parceria com a MOVEAVEIRO (Empresa Municipal de Mobilidade) apresentou ontem o folheto Percursos BUGA (Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro).

Este folheto, disponibilizado em Português e Inglês, proporciona aos turistas, e demais utilizadores, três percursos diferentes de BUGA à escolha, percorrendo os locais mais relevantes de Aveiro. Grupos interessados em percorrer as rotas sugeridas poderão ser acompanhados por um guia desde que marcado com antecedência.

É uma forma desportiva e saudável de visitar Aveiro e com a particularidade de todos os trajectos passarem perto da Ria.
O folheto Percursos BUGA marca, certamente, a diferença, proporcionando um turismo dinâmico direccionado para o público mais activo.

Fonte - Rota da Luz

quinta-feira, 27 de julho de 2006

Aprovação do Geoparque Naturtejo da Meseta Meridional












O Geoparque Naturtejo da Meseta Meridional foi ontem discutido e votado em North Pennines European Geopark, em Inglaterra, pela Assembleia Geral da Comissão de Coordenação da Rede Global de Geoparques da Unesco. Da votação resultou a sua aprovação por unanimidade.

A equipa que analisou o Geoparque Naturtejo da Meseta Meridional, o primeiro em Portugal, elogiou este projecto pela qualidade e rapidez com que foi elaborado, salientando também os Relatórios Técnicos que sustentaram a sua candidatura.

Esta assembleia-geral, para além da aprovação do primeiro geoparque português, aprovou mais quatro e votou a saída da Rede de dois geoparques, por não terem cumprido os compromissos e a estratégia definida para todos, o que indicia a exigência na procura da excelência numa filosofia de melhoria contínua a que estão obrigados os seus membros.

O Geoparque Naturtejo marca o reconhecimento do trabalho efectuado por esta empresa intermunicipal, e por todos os que com ela colaboraram, com destaque para as autarquias e respectivos técnicos, e de várias pessoas e instituições.

Perante as novas responsabilidades inerentes à concretização do Geopark, a Naturtejo EIM espera continuar a merecer o consenso dos intervenientes e a beneficiar da colaboração de todos para, em conjunto, dignificar e potenciar este projecto que constitui uma mais-valia para a nossa região e para o país, dado que estamos colocados, de forma saliente e preferencial, na Rede Global de Turismo de Natureza, sob os auspícios da UNESCO.

Um agradecimento especial a todos os que colaboraram.
Naturtejo

quarta-feira, 26 de julho de 2006

Agosto com a Trans Serrano

A Trans Serrano - formação e serviços na natureza, Lda, está a divulgar as suas actividades para o mês de AGOSTO. Venha desfrutar o melhor que a natureza tem para lhe proporcionar com a companhia profissional e divertida da Trans Serrano.

(A Trans Serrano pode organizar estas e outras actividades noutras datas, desde que tenha um grupo mínimo de 8 participantes)

05/08 (sábado)
CANOAGEM: "descida do rio Mondego" – Penacova/Coimbra (P/Mizarela)
Descida em canoa do maior rio português, um rio largo e com uma corrente constante, indicado para a iniciação à canoagem. Tem uma envolvente natural deslumbrante com vegetação variada e inúmeras aves.
Ponto de encontro: 10h na Ponte da Portela (Coimbra)
Duração: todo o dia
Preço: 20 Eur/pax. Inclui equipamentos, seguros, enquadramento, guias e transporte de condutores entre Coimbra e Penacova. Fazemos 18 Eur/pax para grupos superiores a 10 paxs.

06/08 (domingo)
CAMINHADA “De Pedra em Pedra na Ribeira da Pena” – Góis
Uma ribeira selvagem que percorre uma paisagem escarpada e que no seu percurso acidentado vai formando cascatas de água únicas. Habitat de aves raras e outras espécies animais e vegetais deslumbrantes.
Ponto de encontro: 9h30 nos Bombeiros de Góis. Duração: 5/6h. Preço: 10 Eur/pax. Inclui guia e seguros.

06 a 11/08
EXPEDIÇÃO EM CANOA 5 DIAS “1ª Descida do rio Minho 2006” - NOVO!
Expedição de canoagem no rio mais a Norte de Portugal, entre Melgaço e Caminha. Numa região plena de belezas naturais e históricas, o rio Minho é um rio irrequieto e cheio de emoção. O programa prevê visitas culturais e contacto com a gastronomia local.
Preço: 230 eur p/ pax. Inclui equipamentos, seguros, enquadramento, monitores e viaturas de apoio, 5 pequenos-almoços, 5 almoços volantes e reforços, 1 almoço e 2 jantares em acampamento, 3 jantares e 1 almoço em restaurante, animação do programa, transporte nos transbordos e recordação da actividade.

12/08 (sábado)
CANOAGEM: "descida do rio Mondego" – NOCTURNA! Penacova/Coimbra (P/Mizarela)
Descida nocturna. Espectacular. Uma diferente perspectiva do maior rio português, acompanhado pela fase de lua cheia e com apoios de monitores.
Ponto de encontro: 21h30 na Ponte da Portela (Coimbra)
Duração: cerca de 3h / 15Km
Preços: 20 Eur/pax. Inclui equipamentos, enquadramento, guias, seguros, transporte Coimbra – Penacova. Não aconselhável a menores de 12 anos. Participantes não necessitam de trazer nenhum equipamento específico. Suplemento de fato + impermeável: 5Eur/pax.

13/08 (domingo)

CANOAGEM: "descida do rio Mondego" – Penacova/Coimbra (P/Mizarela)
Descida em canoa do maior rio português, um rio largo e com uma corrente constante, indicado para a iniciação à canoagem. Tem uma envolvente natural deslumbrante com vegetação variada e inúmeras aves.
Ponto de encontro: 10h na Ponte da Portela (Coimbra)
Duração: todo o dia
Preço: 20 Eur/pax. Inclui equipamentos, seguros, enquadramento, guias e transporte de condutores entre Coimbra e Penacova. Fazemos 18 Eur/pax para grupos superiores a 10 paxs.

19/08 (sábado)
CANOAGEM: "descida do rio Mondego" – Penacova/Coimbra (P/Mizarela)
Descida em canoa do maior rio português, um rio largo e com uma corrente constante, indicado para a iniciação à canoagem. Tem uma envolvente natural deslumbrante com vegetação variada e inúmeras aves.
Ponto de encontro: 10h na Ponte da Portela (Coimbra)
Duração: todo o dia. Preço: 20 Eur/pax. Inclui equipamentos, seguros, enquadramento, guias e transporte de condutores entre Coimbra e Penacova. Fazemos 18 Eur/pax para grupos superiores a 10 paxs.

19/08 (sábado)
CANYONING – Ribeira da Pena – Serra da Lousã
Actividade que envolve a descida a pé da Ribeira da Pena, com recurso a saltos, descidas em rapel e travessias por dentro de água. Esta ribeira percorre um vale encaixado e abrupto cujo leito, margens e encostas são formados por impressionantes fragas que tornam este local quase inacessível. Por esta razão, este vale ainda serve de refugio a plantas e animais exclusivos e raros. Esta é a ribeira mais espectacular da Região Centro, onde se conjugam o cenário inóspito e selvagem (formado por inúmeras cascatas, lagoas e rochedos imponentes) com a vegetação exuberante e a vida selvagem peculiar, valendo a pena o esforço dispendido na realização desta actividade.
Tipo de percurso: Linear
Duração: cerca de 5h
Local de encontro: junto aos Bombeiros Voluntários de Góis, pelas 09h30m
Preço: 30 Eur/pax. Inclui o equipamento pessoal (fato completo de neoprene, capacete, arnês, etc.), seguros e enquadramento por monitores experientes.

20 a 25/08
EXPEDIÇÃO EM CANOA 5 DIAS “2ª Descida do Rio Douro Internacional 2006”
Expedição de 5 dias em canoa, ao longo da sua fronteira internacional, desde Miranda do Douro até Barca de Alva. O vale do rio Douro apresenta uma forte componente natural, formada por vertentes escarpadas e muito declivosas, habitat preferencial de inúmeras aves raras. Visitas culturais e contacto com a gastronomia local.
Preço: 215 Eur/pax. Tudo incluído: equipamentos, seguros, enquadramento, monitores e viaturas de apoio, 5 pequenos-almoços, 5 almoços volantes e reforços, 3 jantares em acampamento, 2 jantares e 1 almoço em restaurante, animação do programa, transporte nos transbordos e recordação da actividade.

27/08 (domingo)
CANYONING – Ribeira da Pena – Serra da Lousã
Actividade que envolve a descida a pé da Ribeira da Pena, com recurso a saltos, descidas em rapel e travessias por dentro de água. Esta ribeira percorre um vale encaixado e abrupto cujo leito, margens e encostas são formados por impressionantes fragas que tornam este local quase inacessível. Por esta razão, este vale ainda serve de refugio a plantas e animais exclusivos e raros. Esta é a ribeira mais espectacular da Região Centro, onde se conjugam o cenário inóspito e selvagem (formado por inúmeras cascatas, lagoas e rochedos imponentes) com a vegetação exuberante e a vida selvagem peculiar, valendo a pena o esforço dispendido na realização desta actividade.
Tipo de percurso: Linear
Duração: cerca de 5h
Local de encontro: junto aos Bombeiros Voluntários de Góis, pelas 09h30m
Preço: 30 Eur/pax. Inclui o equipamento pessoal (fato completo de neoprene, capacete, arnês, etc.), seguros e enquadramento por monitores experientes.

27/08 (domingo)
CANOAGEM: "rio Tejo” (Abrantes)
Com início na Barragem de Belver e final em Abrantes (Rossio Sul Tejo), é uma descida agradável num rio largo, com corrente, por vezes forte. Descida que exige alguma experiência anterior em canoagem. A descida é acompanhada por monitores c/ experiência e formação em canoagem.
Durante o Inverno, ou em alturas de precipitação elevada, o caudal do rio pode variar rapidamente em algumas horas, pelo que a realização da descida está sempre dependente da análise e avaliação do rio na própria altura, tendo também em conta a experiência dos participantes e a sua faixa etária.
DURAÇÃO: cerca de 5/6 horas (22Km), dependendo da corrente do rio e do ritmo dos participantes. Inclui paragem para almoço. Ponto de encontro: 10h45m na estação de comboios de Abrantes – Rossio ao Sul do Tejo. As viaturas ficam aqui estacionadas e os participantes seguem de comboio até ao apeadeiro da Barragem de Belver.
PREÇO: 25 eur por pessoa. Inclui equipamentos, seguro, enquadramento, guias. Não aconselhável a menores de 12 anos.
Fonte - Trans Serrano

terça-feira, 25 de julho de 2006

18 - 27/08 - 2ª Edição do Festival TeatroAgosto

A Associação Gardunha Viva e a ESTE - Estação Teatral da Beira Interior decidiram levar a efeito de 18 a 27 de Agosto de 2006 a 2ª edição do Festival TeatroAgosto. Serão dois fins de semana cheios de teatro, música e muita animação.

Apresentação
O Festival TeatroAgosto centra a sua actividade em espectáculos de representação directa, colocando os actores frontalmente em relação ao público através da eliminação da quarta parede. Gesto e palavra ganham aqui uma ressonância mais íntima, sendo que a expressão corporal se torna essencial para uma comunicação mais ampla e eficaz. Vivendo estes trabalhos de uma forte componente física (gesto, postura, movimento, acção) toda a programação é dedica a formas que possibilitem (mesmo que em palco) a representação ao ar livre e para públicos menos organizados na relação espacial entre “quem faz” e “quem assiste”. Em Portugal, não são muitas as companhias que investem a sua actividade nestas áreas mas, mesmo assim, a edição de 2006 contará com a presença de mais companhias, facto que levou o Festival a estender-se por mais uma semana.

Público-alvo
Sendo esta uma iniciativa criada num espaço temporal não convencional (o mês de Agosto, tido como um período artisticamente morto, sobretudo no contexto da Beira Interior, onde a oferta é ainda menor do que noutros centros) o público-alvo é, sem dúvida, toda a população do concelho do Fundão, sobretudo a que nesse período deseja aceder a um conjunto de iniciativas culturais numa cidade que se mantém viva no principal mês das férias. Sem descriminações de idades ou outras, o Festival TeatroAgosto procurará repetir o que alcançou na sua primeira edição: Agosto é um período privilegiado para a fruição do Teatro, em harmonia com o meio físico que nos oferece a Serra da Gardunha. Procura-se uma programação abrangente, centrada na comicidade mas, sobretudo, jamais enjeitando a qualidade, o rigor e a consistência dos projectos. Estes são garantes que permitem adultos interessarem-se pela programação para a infância ou vice-versa. De resto, a procura de trabalhos que se encaixam na execução ao ar-livre, visando uma comunicação mais ampla e eficaz, com recurso ao corpo na sua totalidade, universalizam as propostas. O mês de Agosto, através do Teatro é, para este Festival, um mês de encontro, no verdadeiro sentido da palavra. E quando se fala em encontro fala-se, necessariamente, de toda a comunidade.

Programa
18 Agosto (6ªf.) – 22:00 - Filipe Crawford Produções, “ O Santo Jogral Francisco”
19 Agosto (sáb.) – 22:00 - Teatro Praga, “Private Lives”
20 Agosto (dom.) – 22:00 - T3T, “Eles são gente”
25 Agosto (6ªf) – 22:00 - YLLANA, “Olimplaff” - Espanha
26 Agosto (sáb.) – 22:00 - A Oficina, “A Queda dos Cutileiros”
27 Agosto (dom.) – 22:00 - ESTE - Estação Teatral, “Pax Romana”

CAFÉ-TEATRO
18 de Agosto (6ªf) – 23:00 - Nuno & Português Suave, “Musica Portuguesa”
25 de Agosto (6ªf.) – 23:00 - Jerónimo e os Cro-Magnon, “Forever Young” (tributo a Bob Dylan)
19, 20, 26 e 27 de Agosto – Hotel Príncipe da Beira
3ª Oficina de Formação de Actores,
“TÉCNICA DA MÁSCARA”

- Coordenação: Nuno Pino Custódio - Formadora: Sandra Horta

Locais de venda de bilhetes:
Posto de Turismo; Junta de Freguesia do Fundão;Biblioteca Municipal; Restaurante "As Tìlias"; Pastelaria Jardim

Preços:
Diário - 5 € N/Sócios e 3 € Sócios
Festival - (6 dias) 20 € N/Sócios e 12 € Sócios
Fonte

05 - 12/08 - Semana Cultural das Terras do Xisto

De 5 a 12 de Agosto, decorrerá a Semana Cultural das Terras do Xisto, envolvendo música, teatro, animação e gastronomia.

A Semana Cultural das Terras de Xisto assume-se como um factor mobilizador da iniciativa local, promovendo o convívio pela cidadania, a coesão social e a qualidade de vida.

Nesta edição, mais uma vez, percorrem-se os caminhos do pinhal levando animação a todas as freguesias e anexas da zona, com o apoio das colectividades locais.

A Semana Cultural das Terras de Xisto é organizada pela Câmara Municipal do Fundão e pela Pinus Verde.

"Programa Natureza 2006" do Ski Parque

O complexo Skiparque, situado na Serra da Estrela no Concelho de Manteigas concebeu um programa de animação turística para todos os meses de Verão.

O Programa "Natureza 2006" funcionará todos os dias das 10 às 20 horas, até 20 de Setembro de 2006.

PROGRAMA “NATUREZA 2006”

Actividades incluídas no Programa:
- TIRO COM ARCO
- TIRO COM BESTA
- TIRO COM ZARABATANA
- TIRO DE FISGAS
- TIRO DE PRESSÃO DE AR
- TIRO DE PAINTBALL (5 BOLAS)
- ACRO-BUNGY
- SLIDE
- CIRCUITO DE PONTES
- ESCALADA / RAPPEL
- CANOAGEM
- EQUITAÇÃO (15 MINUTOS)
- BTT

O Programa inclui:
- Seguro de Responsabilidade Civil
- Seguro de Acidentes Pessoais
- Acompanhamento por monitores do Ski Parque
- Refeição económica/ Bebidas Alcoólicas à parte
(Grelhados mistos, batata frita, arroz, salada de alface, pão, café)

PREÇO POR PESSOA (MINIMO DE 4 PESSOAS)
- PREÇO POR PESSOA (ENTRE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA) – 30,00€
- PREÇO POR PESSOA (FINS DE SEMANAS) – 35,00€
Fonte - Ski Parque

segunda-feira, 24 de julho de 2006

25/07 - 01/08 - No Centro da Cultura

Aveiro

29/07, sábado
Teatro Aveirense, às 21:30

Ópera Don Giovani
Don Giovanni é uma ópera em dois actos com música de Wolfgang Amadeus Mozart e libreto de Lorenzo da Ponte. Estreou-se em Praga em 1787. Baseada na lenda de Don Juan, é considerada uma das maiores óperas de Mozart. O perfeito entrosamento entre drama e música, a combinação entre cómico e sério, a mística da sua personagem principal, tornaram esta obra se não a mais popular, uma das mais louvadas óperas de Mozart.

Co-produção: Teatro Aveirense, Orquestra Filarmonia das Beiras, Câmara Municipal de Aveiro, DeCA/UA, Concertato – Associação Musical.
Fonte

Coimbra

26/07, quarta-feira
Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30

Ciclo de cinema "Outros Filmes, Outros Lugares"
"Lisboetas"

"Lisboetas" é um documentário político sobre a vaga de imigração que nos últimos anos mudou Portugal, abordando a experiência humana dos imigrantes da grande Lisboa de um ponto de vista cinematográfico. Uma janela secreta sobre novas realidades: modos de vida, mercado de trabalho, direitos, cultos religiosos, identidades. É uma viagem a uma cidade desconhecida, a lugares onde nunca fomos e que estão aqui.








27/07, quinta-feira
Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30

Ciclo de cinema "Outros Filmes, Outros Lugares"
"Ninguém sabe"
Quatro crianças vivem com a mãe num pequeno apartamento em Tóquio. São todas filhas de pais diferentes e a mãe escondeu a existência de três delas do senhorio.Um dia a mãe desaparece, deixando apenas algum dinheiro e um bilhete em que pede ao mais velho para tomar conta dos irmãos. E assim começa a odisseia das quatro crianças, uma jornada de que ninguém sabe.
Fonte

Guarda

26/07, quarta-feira
Teatro Municipal da Guarda, às 22:00

Loosers
Têm vindo, no último ano, a incendiar a cena underground da baixa lisboeta. Descontentes com a euforia criada em volta do electro-rock, o trio Loosers pratica um som energético (feito a partir de “delírios” descobertos na sala minúscula onde ensaiam) embebido de distorção e dissonância dançante, remontando ao “no wave” Novaiorquino e ao “noise-hardcore”.
Loosers nasceram em 2002 do que sobrou do projecto KOTM. Em fase de preparação de um novo disco (a gravar este ano no Japão), os Loosers trazem desta vez músicos convidados (a anunciar). Esta experiência ao vivo como “Ensemble” teve início em Março, no clube Maxime, em Lisboa.

27/07, quinta-feira
Teatro Municipal da Guarda, às 21:30

Pedro Tochas - Lado B - Stand Up Comedy
Um espectáculo deste género de comédia onde, de pé, um artista fala com a intenção específica de fazer rir. Mas este é apenas o ponto de partida, já que Pedro Tochas dá uma piscadela de olho a outros géneros de comédia, fazendo do improviso e da interacção com o público uma constante. Tudo com o objectivo de por a nu os comportamentos e reacções que temos em sociedade e perante o mundo que nos rodeia.
O amor, o sexo, a dicotomia homem/mulher são temas que estão de volta nesta bem disposta e irreverente visão do mundo.
Mas, desta vez, a sua vida académica, as suas vivências como artista de rua, e as experiências em vários anos de digressão, vão também estar na mira da análise desconcertante de Pedro Tochas. Este vai ser o “Lado B” de Pedro Tochas, no seu espectáculo mais pessoal e autobiográfico. Interdito a pessoas sem sentido de humor!
Fonte

Idanha-a-Nova

28/07, sexta-feira
Concerto de Amizade Idanha - Bali

O grupo de Adufeiras de Idanha-a-Nova e a “Jegog Orchestra – Jogeg Bumbung”, chefiada por Amir Rabik, o Cônsul Honorário de Espanha e Portugal em Bali, Indonésia, vão actuar em conjunto no próximo dia 28 de Julho, ao princípio da noite, no Recinto da Feira Raiana, em Idanha-a-Nova, no âmbito de um evento de fusão cultural e instrumental que a Câmara Municipal está a apoiar.
Este concerto Amizade Indonésia Portugal 2006 surgiu no âmbito do Boom Festival 2006, dado que o bio-arquitecto Amir Rabik, responsável pela respectiva Orquestra, foi convidado para conceber estruturas em bambu, inspiradas nos Pagodes do Oriente, contribuindo para a decoração e infra-estruturas patentes na Herdade do Torrão, onde terá lugar o Boom, entre os dias 3 e 9 de Agosto.
A Jegog Orchestra baseia-se na produção de vários sons através de xilofones criados a partir das maiores espécies de bambu da Indonésia, as quais chegam a atingir cerca de 35 metros de comprimento e 85 centímetros de diâmetro.
Refira-se que, a equipa liderada por Amir Rabik, composta por mais dez artistas também oriundos de Bali, irão erguer eco-criações arquitectónicas, no espaço onde decorre o Boom, usando materiais naturais em estruturas complexas, criando verdadeiras obras de arte, e construindo os maiores pagodes em bambu tradicional na Europa, que só serão desmantelados após a realização do festival.
O bambu utilizado não provem do abate de árvores, mas da reutilização das matérias-primas; além disso, outras construções, como bares, mercearias ou Info Stand serão criadas a partir de madeira queimada pelos incêndios que assolaram o concelho de Idanha-a-Nova, no ano transacto.
Fonte

Reconhecimento pela UNESCO do Barco Moliceiro

O Presidente da Região de Turismo Rota da Luz, Dr. Pedro Silva e o Presidente da Associação dos Amigos da Ria e do Barco Moliceiro, Dr. Eduardo Costa assinam, Protocolo de Cooperação, no dia 22 de Julho.

Este Protocolo visa estabelecer um conjunto de medidas com vista à defesa do património e da promoção da Ria como lugar singular, morfológico e culturalmente exclusivo, produto turístico de inegável valor ecológico, ambiental, histórico e cultural.

Com base neste protocolo pretende-se igualmente desenvolver acções tendentes ao reconhecimento e classificação pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) do Barco Moliceiro a Património Imaterial da Humanidade.

Fonte - Rota da Luz

Exposição "O Pão e a Terra em Selos Portugueses - 1910-2000" no Museu do Pão em Seia

Está patente no Museu do Pão uma nova exposição denominada "O Pão e a Terra em Selos Portugueses - 1910-2000".
Esta exposição é composta por mais de vinte estandartes onde se exibem os mais significativos selos nacionais dedicados à temática do Pão e da Terra, acompanhados de provérbios alusivos ao selo exposto.
A exposição será exibida nos espaços exteriores do museu, pelo que a entrada será gratuita.
Esta exposição poderá ser visitada até ao dia 15 de Outubro.
Fonte - Museu do Pão

26/07 - "A Toque de Adufe" em Castelo Branco

Depois da Raia e do Alentejo, o espectáculo "A Toque de Adufe" chega a Castelo Branco, no dia 26 de Julho.

Em palco estarão cerca de 280 pessoas, de 14 grupos etnofolclóricos do concelho de Idanha-a-Nova. As 31 canções serão apresentadas segundo uma lógica cronológica: da apanha da azeitona à romaria da Nossa Senhora do Almortão. O espectáculo conta ainda com a participação da Banda Filarmónica Idanhense, para recordar o tradicional e barulhento Sábado de Aleluia.

Este projecto integra o programa 3 culturas (que une Idanha aos concelhos alentejanos de Évora e Mértola). Financiado pelo Programa Operacional da Cultura (POC), A Toque de Adufe resulta de um trabalho de inventariação que visa preservar o património etnofolclórico do concelho, considerado ímpar pelos especialistas. Além disso, este grupo espera um parecer positivo, quanto a uma resposta à candidatura apresentada para o livro mundial dos recordes do Guiness.
Fonte - Naturtejo

sexta-feira, 21 de julho de 2006

Público de todas as idades pode descobrir o património nos Museus Municipais de Coimbra

Partir à descoberta do espólio existentes nos diferentes espaços museológicos municipais pode ser uma excelente escolha dos pais para ocupação dos tempos livres dos filhos ao acederem às diferentes propostas que o Departamento de Cultura da Autarquia oferece a todos quantos queiram aproximar-se da história, arte e cultura que fazem de Coimbra a cidade capital do conhecimento.

De entre os vários destinos de férias, entre as alternativas campo ou praia, a cidade pode constituir também uma boa opção. Assim, os espaços museológicos proporcionam visitas guiadas em todos os núcleos municipais e, em alguns deles, a prática de actividades relacionadas com o espólio patente ao público.


O Museu Municipal Edifício Chiado, através do núcleo da Colecção Telo de Morais, cujas visitas são seguidas de ateliers de pintura, modelagem, dobragens ou recortes, que passam por "viagens imaginárias", reprodução de obras da Colecção (pintura) ou a realização de jogos pedagógicos (puzzles) relacionados com a temática da Colecção exposta; as vistas guiadas ao núcleo de Arte Sacra da Colecção bem como à exposição temporária patente no Edifício Chiado - "Arte Sacra na Colecção Telo de Morais" - dão azo, ainda, à realização de actividades relacionadas com as tradicionais festas e tradições religiosas (nomeadamente, as procissões) que se realizam, nesta altura do ano, por toda a Região Centro.

Os ateliers decorrem às Terças, Quartas e Quintas-feiras, das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 17h00, mediante marcação prévia através do telefone nº239840754. Horário do Museu: Terça a Sexta: 11h00/19h00; Sábado, Domingo e feriados: 11h00/13h00 e 14h00/19h00; encerra à Segunda-feira.

O Núcleo da Cidade Muralhada (Torre de Almedina) onde, para além da visita guiada às exposições ali patentes - "Os Alqueires bem medidos" e a exposição documental "vestígios da muralha de Coimbra" -, os jovens poderão concretizar actividades como a execução de uma maqueta na qual se pretende reproduzir os principais elementos arquitectónicos de Coimbra medieval ou reproduzir os símbolos de poder (camarário, real e militar) e de vestígios do passado (siglas, símbolos religiosos e elementos decorativos).

As visitas guiadas efectuam-se de Segunda a Sexta-feira. Horário: Terça a Sábado: 11h00/13h00 e 14h00/19h00; Encerra aos Domingos, Segundas-feiras e feriados.

A Galeria do Turismo, onde está patente uma valiosa colecção de instrumentos musicais doados por Louzã Henriques que ilustram a importância de três diferentes tipos de manifestações da cultura tradicional Coimbra - o Fado, as Fogueiras de S. João e a Romaria do espírito Santo - é também um dos espaços que convida miúdos e graúdos a uma visita acompanhada.

Horário: Terça a Sábado: 11h00/13h00 e 14h00/19h00; Encerra aos Domingos, Segundas-feiras e feriados.

Esta série de actividades estão abertas à participação de crianças, jovens e adultos (incluindo a população idosa) estando, no entanto, algumas direccionadas especificamente, apenas, para determinadas idades, permitindo criar e/ou reforçar uma relação mais próxima dos munícipes ao espaços museológicos da Cidade.
Fonte - Câmara Municipal de Coimbra

"Rota Matina" a partir de hoje na Guarda

«Rota Matina vai pulverizar o dia-a-dia» é uma iniciativa da Associação Arte Livre da Guarda, que a partir de hoje, (sexta-feira) se propõe a divulgar alguns espaços menos conhecidos da cidade através da cultura. Até 22 de Agosto, meia centena de artistas plásticos mostram música, instalações, desenho, pintura e escultura.

Segundo Barreira Pires, presidente da Associação Arte Livre, as actividades visam, "além da divulgação dos artistas e das suas obras, dinamizar toda a zona histórica da cidade e dinamizar o comércio local". Explicando que esta promoção do comércio tradicional se faz através da realização de acções no interior das lojas.Outro dos objectivos é levar, através da arte, a população da Guarda "a conhecer locais da cidade que possivelmente nunca viram". Barreira Pires dá o exemplo da Torre dos Ferreiros, em cujo topo estará um artista com uma instalação.
O responsável afirma que, "possivelmente, 90 por cento da população da cidade nunca viu a Guarda do cimo da Torre dos Ferreiros”, pelo que se propõem dar conhecer o espaço histórico, a mostrar as obras de arte e a revelar a cidade de outros ângulos.

Outra das propostas passa pela participação de uma jovem cantora de ópera que se apresentará ao público "numas antigas cavalariças" na Rua da Torre, perto da Sé Catedral.
André Catalão, André Rebelo, Ana Dias, Daniel Gamelas, Lília Santos, Maria Reales, Nelson Santos, João Louro, Paula Costa, Simone dos Prazeres, Sofia Capelo, Tânia Amador, Telmo Trindade, Francisco Vinagre e Alberto Carreto são alguns dos artistas que participam nesta actividade cultural. Estes criadores, vindos de todo o país e de Espanha são livres de exporem as suas obras e de trabalhar ao vivo, sublinhando-se o facto de estarem na Guarda a título gratuito.
A "Rota Matina" tem maior projecção durante este fim-de-semana, mas as obras de arte vão permanecer nos espaços comerciais até ao dia 22 de Agosto.

A realização coincide com as Festas da Cidade da Guarda - entre 21 e 30 de Julho - organizadas pela Câmara Municipal.
Fonte - Kaminhos

22 e 23/07 - Feira Medieval em Linhares da Beira

Nos próximos dias 22 e 23 de Julho, Linhares da Beira vai viajar no tempo e reviver os tempos de uma Feira Medieval. Tendo a Aldeia Histórica por cenário, durante dois dias serão recriadas as tradições medievais, desde a Ceia Medieval a assaltos ao castelo, autos de fé, malabaristas, tavernas, torneio de armas, entre muita outra animação.

Para além da recriação das tradições, comidas, e trajes medievais, o evento realiza-se numa aldeia «cem por centro preservada», afiança a Câmara de Celorico da Beira. Por isso será mais fácil abstrair-se da actualidade e recuar aos tempos feudais. Pelas ruas de Linhares poderá encontrar bobos malabaristas e acrobatas, mas também comprar escravos ou ser desafiado para um duelo de espadas. Durante os dois dias vão decorrer torneios de armas, bailados e danças do ventre, bem como um desfile de cavaleiros e escudeiros.

No sábado, dia 22, haverá ainda uma ceia medieval, cuja participação carece de inscrição prévia na torre do castelo de Linhares, na Câmara celoricense ou no site da Feira. Nesta ceia serão recriadas as formas de comer, de beber, de comportamento à mesa e as próprias comidas. Para beber haverá vinho vermelho, água e sumo de laranjas. Para comer, o repasto consta de chouriço e morcela assados, tabuinhas com queijos, sopa da pedra, carnes assadas de porco preto, codornizes, coelho, pato e galo do campo. Tudo acompanhado de castanha cozida e pão escuro. Para a sobremesa os participante terão pêra bêbada e frutas da época.

No domingo será investido o alcaide, estando ainda programado um torneio de armas, bailados e danças do ventre. Poder-se-á assistir também a um desfile de cavaleiros e escudeiros, enquanto que no final do dia vai ter lugar um auto de fé onde serão julgadas bruxas, hereges e ladrões.

O evento é organizado pelo município de Celorico da Beira, com o apoio da Junta de Freguesia de Linhares da Beira, sendo a animação da responsabilidade da Anima História.
Fonte - Guarda Online

quinta-feira, 20 de julho de 2006

20/07 - Festival "Danças do Mundo" em Aveiro

O Festival “Danças do Mundo” irá decorrer hoje no Rossio, em Aveiro, pelas 21:30 horas.

O Festival “Danças do Mundo” insere-se no âmbito do programa do “Viver Aveiro – Festas da Ria 2006”.

Esta iniciativa tem início com um desfile pela Avenida Dr. Lourenço Peixinho, seguido de actuação de cada grupo no Rossio.

O festival conta com a participação dos seguintes grupos: Grupo Folclórico das Terras da Feira; «Georgian Folk Ensemble “Savane”», da Geórgia; «Folk Art Ensemble “Sarisan”», da Eslováquia; «Dance Ensemble “Mladost”», da Bulgária; «Beti Jai Alai Dantzari Taldea», do País Basco; «Ballet Folklórico del Norte», do México; e «Ensemble “Skopje”», da Macedónia.

Fonte - Rota da Luz

22/07 - Regata dos Moliceiros em Aveiro

No dia 22 de Julho, às 14 horas, na Torreira, tem início a da Regata de Moliceiros, promovida pela Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito das Festas da Ria 2006. No dia seguinte, 23 de Julho, pelas 10 horas, tem lugar o Concurso de Painéis dos Barcos Moliceiros, no Canal Central que visa premiar os melhores painéis deste tipo de embarcações.

A hora prevista de chegada da Regata é às 16 horas, em Aveiro, junto ao Canal das Pirâmides (antiga Lota de Aveiro). Após a chegada dos barcos moliceiros, seguir-se-ão algumas animações de rua, pelo Rancho Folclórico do Baixo Vouga, Grupo de Xailes de Aveiro e Cantares de Aveiro e Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas Cidade de Aveiro, desde o Canal das Pirâmides até ao Rossio.

Na Regata, irão participar cerca de 20 barcos moliceiros que com as suas cores vão dar uma nova alegria e vida à Ria de Aveiro.

No dia seguinte, 23 de Julho, pelas 10h00, terá lugar o Concurso de Painéis dos Barcos Moliceiros, no Canal Central, que irá premiar os melhores painéis deste tipo de embarcações.
A entrega dos prémios da regata e do concurso de painéis será efectuada também no dia 23, pelas 14 horas, no Rossio.

Estas iniciativas inserem-se no âmbito do programa do «Viver Aveiro – Festas da Ria 2006» que pretende, através de um conjunto de iniciativas, potenciar todas as mais-valias da Ria de Aveiro e do Barco Moliceiro, um verdadeiro ex-libris de Aveiro. A área de intervenção do programa centra-se zona do Rossio, destinando-se à população em geral.

Fonte - Universidade de Aveiro

Ampliação do Hotel D. Inês Coimbra - Aumento e melhoria da oferta

O Hotel D. Inês Coimbra está a desenvolver um projecto de aumento da sua capacidade de alojamento e da diversidade de produtos a oferecer aos seus clientes.

As obras já se iniciaram e prevêem também a construção de mais salas de reunião, um bar, uma piscina coberta e um "health club" com sauna, jacuzi, banho turco, zonas de musculação, cardio fitness e ginástica.

Fonte - Hotel Dona Inês

quarta-feira, 19 de julho de 2006

22 e 23/07 - 5ª Edição da Feira do Linho na Aldeia do Descoberto

Decorrerá no fim de semana de 22 e 23 de Julho, no Descoberto, na freguesia de Bogas de Cima, a 5ª edição da Feira do Linho, que conta este ano, novamente, com um vastíssimo programa de animação, com destaque para o artesanato, as tasquinhas típicas com gastronomia regional, actuações musicais e uma passagem de modelos em linho, que será, uma vez mais, a grande atracção do evento.

O programa da Feira será o seguinte:

22/07, sábado
O arranque do certame será pelas 18 horas, com mostras de artesanato. Cerca das 22 horas, haverá lugar para a actuação do conjunto musical “Os Bogas”, de Bogas do Meio.

23/07, domingo
Abertura da feira às 11 horas. Pelas 16 horas, terá lugar uma passagem de modelos em linho, em que todo o trabalho das tecedeiras daquela região será posto em evidência com a particularidade dos fatos exibidos poderem ser adquiridos na feira.

Às 18 horas, actuará um Grupo de Cantares. Para as 22 horas, está agendada uma projecção fotográfica, que porá em evidência alguns pontos de interesse da freguesia e daquela região do Concelho.

As festividades serão encerradas cerca das 22:30, com a presença do conjunto musical “Tech-Lado 2000”, originários da Malhada Velha.

A organização está a cargo da Junta de Freguesia de Bogas de Cima e conta com o apoio da Câmara Municipal do Fundão e da Fundão Turismo, EM.

Fonte - Fundão Turismo

Julho na Discoteca The Day After em Viseu

21/07, sexta-feira

Mega Festa da Espuma + Ladies’ Night

A The Day After começa o verão com uma grandiosa festa da espuma, transformando uma das suas pistas numa autêntica piscina, um espaço animado e divertido para todos os clientes.

22/07, sábado

Festa Artic Hot + “Viseu Em Cadeira de Rodas” + Mecanismo Divino – GB Sessions

Durante este sessão, o The Day After tem o prazer de receber os participantes no acontecimento “Viseu em Cadeira de Rodas”, uma organização do Núcleo de Jovens da APPC (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral ). Este acontecimento junta cerca de 150 pessoas, que escolhem a discoteca The Day After, visto este ser um dos poucos espaços que lhes permite todas as condições para que os portadores deste tipo de deficiência possam usufruir de todas as valências da discoteca sem qualquer tipo de entrave.

Festa Artic Hot e actuação dos “ Mecanismo Divino”, um grupo de 4 artistas que misturam música e imagem.

28/07, sexta-feira

Dj Ana Feel + Ladies’s Night
Sem dúvida uma das Dj´s nacionais com maior potencial. Tem participado nos principais eventos de “dance music” em Portugal. Uma artista que trabalha para a pista, procurando sempre ir ao encontro do que o público gosta.

29/07, sábado
Dj Mechanique, Dj Tribal Costa
· Inserido na GB Zone Sessions live set do Dj Tribal Costa.
· Live Act do Dj Mechanique, este artista deixa de lado os tradicionais adereços de Dj fazendo música com máquinas e computadores, construindo sempre sets diferentes de actuação para actuação.

Fonte - Visabeira Turismo

06/08 - 3º Grande Prémio de Atletismo de Nisa

No dia 6 de Agosto, domingo, pelas 10 horas, irá decorrer o 3º Grande Prémio de Atletismo do Concelho de Nisa organizado pela Câmara Municipal de Nisa.

À semelhança dos dois últimos anos, a organização da corrida conta com a colaboração técnica da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre.

A prova decorrerá num percurso com a extensão de aproximadamente 10 km, sendo a partida e a chegada na Praça da República. Poderão inscrever-se atletas, de ambos os sexos, maiores de 18 anos. Haverá lembranças para todos os participantes e serão atribuídos prémios monetários e troféus aos melhores classificados nas várias categorias ( juniores, seniores e veteranos, masculinos e femininos).

Simultaneamente decorrerá a Corrida da Família, prova não competitiva, na extensão de 4 km, que poderá ser feita a correr ou a caminhar. As inscrições terminam no dia 2 de Agosto e podem ser feitas junto da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre ou na Câmara Municipal de Nisa.
Fonte - Naturtejo

terça-feira, 18 de julho de 2006

04 - 06/08 - XII Astrofesta em Proença-a-Nova

A Astrofesta vai já na sua 12ª Edição. Foram 12 anos consecutivos marcados pela partilha de conhecimentos e pelo espírito da Astronomia.

Foram muitos os que, ao longo dos anos, puderam desfrutar deste encontro nacional de Astrónomos Amadores. Foram também muitos aqueles que, à custa do evento, puderam iniciar-se como observadores do céu.

No fundo, o que se espera é poder continuar a realizar nos próximos anos este evento que tem por objectivo chegar o mais possível a todas as regiões (com céus escuros e transparentes) de Portugal. A edição deste ano vai realizar-se nos dias 4, 5 e 6 de Agosto (observações nas noites de Sexta-feira e Sábado) em Proença-a-Nova.

No local há condições para pernoitar em acampamento e nas várias unidades hoteleiras.

04/08, sexta-feira
21:00 hrs – Visita guiada ao céu (Máximo Ferreira – MCUL/CCVC)
– Observações de objectos celestes (pela noite fora)

05/08, sábado
15:00 hrs – Abertura Oficial
15:30 hrs – História das Astrofestas (Máximo Ferreira – MCUL/CCVC)
16:00 hrs – Título/Autor a designar16.00 – Observações do Sol
17:00 hrs – Título/Autor a designar
18:00 hrs – “Os pioneiros do Espaço” (José Matos – FISUA)
18:00 hrs – “O Espaço Interestelar – Desde fontes galácticas até à formação estelar” (Miguel
Avillez - Univ.Évora/Univ. Viena)
19:00 hrs - Título a designar (Paulo Casquinha)
20:00 hrs – Título a designar (Rui Agostinho – OAL/FCUL)
21:00 hrs – Determinação da profundidade de crateras e altura de Piton
21:00 hrs – Início das observações de objectos celestes
22:00 hrs – (a confirmar) Planetas Extrasolares (Nuno Santos – OAL)
23:00 hrs - Título a designar (João Paulo Vieira – ORION)
24:00 hrs – Mistérios do Universo (José Matos – FISUA e Carlos Oliveira – Univ Texas)

06/08, domingo
00:00 às 07:00 - Observações de objectos celestes

Inscrições e/ou informações:
E-mail: info@constancia.cienciaviva.pt
Tel.: +351 249 739 066
Fax: +351 249 739 084

Organização: Centro Ciência Viva de Constância, Museu de Ciência da Universidade de Lisboa e Câmara Municipal de Proença-a-Nova

Fonte - Naturtejo

Até 30/07 - Exposição de Pintura "Viver e Sentir o Concelho de Proença-a-Nova"

Está patente até 30 de Julho, no Auditório da Biblioteca de Proença-a-Nova, uma exposição de pintura constituída pelos trabalhos apresentados no 1º Concurso de Pintura "Viver e Sentir o Concelho de Proença-a-Nova."

As obras são da autoria de artistas plásticos Proencenses, formandos no atelier de pintura do Professor Paulo Vale.

Fonte - Naturtejo

21 - 23/07 - À Descoberta da Caminhada do Lavrador

O Hotel Montemuro e as Termas do Carvalhal propõem-lhe um fim-de-semana diferente, intitulado À Descoberta da Caminhada do Lavrador, de 21 a 23 de Julho.

Torne-se lavrador por um dia! Aparelhe a sua junta de vacas e siga em direcção aos campos, tome o seu lugar numa cegada e posterior arruada ao som de concertinas, ou malha típica do centeio ao ritmo do bater do “mangual”, numa desfolhada onde o milho rei propícia o primeiro beijo à mulher de quem se gosta, pedindo-a depois para dançar no arraial ao toque de velhas modas, e sinta a doce rudeza do campo, onde a labuta diária é, antes de tudo, convívio e prazer, onde se partilham histórias, lendas de mouras encantadas e saberes.

Programa

21/07, sexta-feira

Acolhimento e Jeropiga de Honra

22/07, sábado
Distância a percorrer: A pé: entre 3 a 5 km (dificuldade baixa)

Manhã
- Participação na cozedura da “broa” de milho em Mouramorta
- Passeio pedestre pelos campos e aldeia de Mouramorta
- Jungir das vacas e participação em actividades agrícolas tradicionais
- Almoço em restaurante típico na aldeia do Mesio

Tarde
- Visita à exposição e loja de artesanato
- Termas

23/07, domingo
- Visita ao centro histórico de Castro Daire e Museu
- Termas
- Almoço – Hotel Montemuro

Data: 21, 22 e 23 de Julho
Preço 1: 147,50 € (por pessoa em quarto duplo)
Preço 2: 132,17€ (por pessoa em quarto triplo)


Nota:
Os valores mencionados, incluem alojamento com pequeno-almoço incluído, Menu do Dia (Pão, Manteiga, Sopa, peixe ou carne, doce ou fruta e café) e participação em todas as actividades transcritas.
Em quarto triplo com marcação de 3 pessoas.
Cama Extra ou Berço da responsabilidade do Hotel Montemuro
No “Restaurante o Pastor” as bebidas não estão incluídas no Menu do Dia
Grupos (= ou > a 10 pessoas) usufruirão de condições especiais

Informações:
- Em todas as experiências oferecidas, o participante dispõe de acompanhamento por parte de guias, cujas indicações deverão ser sempre seguidas de modo a garantir-se a segurança participantes.
- As actividades agrícolas previstas são sempre programadas em virtude do calendário agrícola das populações locais, pelo que os programas poderão sofrer alterações em virtude da época do ano e das condições meteorológicas.

Nota: Os valores mencionados, incluem estadia, pequeno-almoço, refeições (Entradas, Prato principal, Sobremesa, Café e Vinho da Casa) e participação em todas as actividades transcritas.
Em quarto triplo com marcação de 3 pessoas.
Preço de cama extra – 15.00€ por dia, pagos directamente no Hotel e da responsabilidade do mesmo

Irá, quiçá, reencontrar raízes e tradições há muito esquecidas na sua memória.

Para mais informações:
Termas do Carvalhal Telefone: +351 232 382 342/232 315 881 Fax: +351 232 315 382
E-mail: mailto:geral@cm-castrodaire.pt

segunda-feira, 17 de julho de 2006

04/08 - "Um conto que se conta" no Hotel Moliceiro

O Hotel Moliceiro convida um velho escritor do século XVIII para nos contar um conto.

Este Escritor escreve um conto e descobre que o importante é contá-lo, transmiti-lo aos outros. E no seu afã de o comunicar, irá tentar representá-lo. Mas depara-se com um problema, com um grave problema, não tem actores para o representar. Depois de pensar e pensar acaba por encontrar uma solução original para resolver o seu problema.

O conto que este velho escritor acaba de imaginar e passa para o papel tem todos os ingredientes de uma bela e fantástica história: princesa, rei, rainha conde, amor, ódio, castelos, praias e... um final feliz.
Um conto que se conta é a história de uma estória.

É a adaptação do conto intitulado “Cavalinhos das sete cores “ de Teófilo Braga.
Este é um espectáculo para todos os públicos, por isso aproveite e faça-se acompanhar de toda a família.

A leitura decorrerá pelas 22 horas.

Para mais informações:
E-mail: hotelmoliceiro@hotelmoliceiro.com
Site: www.hotelmoliceiro.com
Tel./ Fax: +351 234 377400/234 377401

18-25/07 - No Centro da Cultura

Aveiro

19/07, quarta-feira
Teatro Aveirense, às 19:00

Percursos no Teatro - Conversa
Orientação: Ana Figueira

“Percursos” no Teatro é um projecto de intervenção em espaços informais do Teatro Aveirense, desenvolvido através de um percurso que levará o público a conhecer bastidores, subpalco, camarins e outros espaços que não são normalmente visitados. Neste percurso serão apresentados uma série de “Estudos Coreográficos” criados por alunos de diversas escolas de Dança do Concelho, com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos.
A entrada é livre

21/07, sexta-feira
Teatro Aveirense, às 22:00

"O Submarino"
“O casamento é como um submarino: até flutua, mas foi feito para afundar”. Submarino conta a história de um casal moderno (vivido por Miguel Falabella e Teresa Guilherme) e as suas dificuldades no relacionamento. Usando e abusando do humor, os autores traçam um quadro divertido, emocionante e mordaz sobre a impossibilidade de se manter um casamento ou de se viver sozinho numa grande cidade, neste novo milénio. Esta comédia romântica é uma viagem pela vida, pelas diferentes crises da idade e, paralelamente, as crises que se vão vivendo numa relação a dois.
Fonte

Coimbra

19/07, quarta-feira
Teatro Académico Gil Vicente, às 18:00

Escrileituras
Alface lê Última Saída para Brooklyn, de Hubert Selby Jr.
A série escrileituras, que tem lugar no Café-Teatro ao longo de 2006, centra-se na misteriosa mecânica da escrita e da leitura. Um/a escritor/a é convidado/a a ler um texto de outro/a escritor/a. Ler em voz alta e ler em voz baixa. Ler nos olhos e no coração. Ler na letra e nas entrelinhas. Ler com chave e ler sem chave. Ler e reler, e até mesmo tresler. Isto é, sub-ler e sobre-ler. Isto é, des-ler e pós-ler. Como é que a leitura traça no texto a sina da escrita? Como é que a escrita cria a sua própria leitura? Como é que o corpo da palavra ganha vida na matéria do/a leitor/a? Como é que o/a leitor/a se enreda na teia dos signos? Como é possível ler de novo determinado texto? Quais os pontos de entrada e de saída? Avesso e alegoria da escrita, a leitura abre-se ao jogo infinito dos significantes.

A entrada é livre.
Fonte

Tondela

19 - 22/07
Tom de Festa - Festival de Músicas do Mundo do ACERT

Clique aqui para consultar o programa
Fonte



Guarda

18/07, terça-feira
Teatro Municipal da Guarda

“Desenhos lindos. De loucura.”
No âmbito do projecto de acção cultural Inside Out 2, a artista plástica Maria Lino orientou 13 doentes da Casa de Saúde Bento Menni na área das Artes Plásticas. Alguns dos trabalhos elaborados nesta acção são agora editados num Caderno da Colecção TMG.

20/07, quarta-feira
Teatro Municipal da Guarda, às 21:30

Communion
Os “Communion” são cinco músicos provenientes de diversas áreas e estilos musicais.
Phil Grenadier é um dos trompetistas mais inovadores da actualidade, tem tocado e gravado com Kurt Rosenwinkle, Larry Grenadier e Jeff Ballard entre muitos outros. Com uma carreira com mais de 15 anos, Bill Carrothers conta já com 14 discos editados em seu nome, e dezenas de outros como sideman, acompanhando grandes nomes como Dave Douglas, Bill Stewart ou Scott Colley.

André Matos, agora residente em Portugal, morou em Boston durante 3 anos onde estudou na Berklee College of Music. Recentemente editou o seu primeiro trabalho como líder também pela editora Fresh Sound/New Talent.

Demian Cabaud morou em Boston onde se graduou na Berklee College of Music. Ao longo da sua carreira tem tocado e gravado com Joe Lovano, Hal Crook, Mark Turner, Chris Cheek e André Fernandes, entre outros. João Lencastre é professor de bateria, desde 2004, na escola de música JB Jazz. Como músico está envolvido em diversos projectos; tocou com a banda Blasted Mechanism, tendo gravado o álbum de estreia “Plasma”.
Fonte

sexta-feira, 14 de julho de 2006

Complexo Turístico do grupo IMB Hotéis abre no Verão de 2007

Vai nascer em Unhais da Serra, Covilhã, um complexo turístico de referência para toda a região. Uma iniciativa do grupo IMB Hotéis que aposta em quatro vertentes reunidas: Termas, Bem-Estar (Estética), Medical SPA e Termo-lúdica. Um conceito inovador que irá revolucionar a pacata vila e estabelecer um novo centro de atracção para a Serra de Estrela. Um investimento de 12,5 milhões de euros que terá portas abertas no verão de 2007.

Tem como base as antigas Termas de Unhais e as suas águas identificadas e apelidadas de “medicamento milagroso” desde meados do séc. XVII. Agora a estância termal, indicada para males do aparelho digestivo e vias respiratórias, vai ser ampliada e, aproveitando a nova legislação, alargada a um moderno SPA. O benefício das águas termais associado pela primeira vez à estética / bem-estar…

“Vamos abandonar aquela antiga ideia de balneários sombrios e avançar para espaços de tratamento alegres, iluminados, com audiovisuais, música, em que dê prazer estar”, adianta o administrador executivo da IMB Hotéis. Uma estratégia para afastar a ideia “de que termas é um lugar para idosos” e atrair novos públicos.

"O SPA vai estar vocacionado para o anti-stress, antienvelhecimento, dermoestética e controlo de peso. Preparado para internamentos e tratamentos sob orientação médica. “A pensar nos executivos que precisam de repor as energias e o bem-estar do corpo após o desgaste de uma vida agitada”.

Ainda com a possibilidade de apurar o físico e cuidar o plano estético. Pois mesmo ao lado, sempre interligado no espaço físico do complexo, surge o SPA termo-lúdico. Onde se poderá percorrer o chamado circuito celta – com saunas, banhos turcos, massagens. Ou se preferir, optar pelas maiores piscinas dinâmicas do península, com água termal aquecida no interior e exterior. O que segundo Luís Veiga só é possivel “encontrar em Andorra, mas aqui com uma piscina de maior dimensão no exterior”

Esta componente de lazer-saúde como virtude terapêutica, integrada na pureza ambiental do Parque Natural da Serra da Estrela… é depois servida por um hotel de quatro estrelas com 99 quartos e suites, salas para eventos e um centro de congressos para mil pessoas.

Terá ainda um restaurante de referência com gastronomia local, mas atento aos tratamentos diatéticos, com ementas controladas e a presença obrigatória de um nutricionista.

Um hotel que vai primar pela animação, com um hall preparado para receber autênticas mostras de produtos regionais, com artesãos ao vivo e animação musical. “Uma programação que se estenderá até ao coreto da vila, onde pretendemos contribuir para a movimento local”, acrescenta Luís Veiga.

Unidos pelo fio condutor da água, este novo complexo turístico, que terá uma forte campanha de promoção nacional e na raia espanhola, espera chamar a esta vila mais de 30 mil turistas ano. Tornando-se um forte atractivo para o turismo e economia local.

É o Renascer do corpo e alma… em Unhais da Serra!
Fonte - Kaminhos

quinta-feira, 13 de julho de 2006

15 - 19/07 - Viver Aveiro - Festas da Ria 2006

De 15 a 19 de Julho, o Rossio de Aveiro será o cerne de diversas actividades organizadas no âmbito do programa de animação “Viver Aveiro – Festas da Ria 2006”.

15/07, sábado

- Passeios de Moliceiro nos Cais Urbanos de Aveiro às:
10:00 - 13:00
15:00 - 19:00


- Inauguração da Mostra Ibérica de Embarcações Tradicionais e da Exposição de Artefactos Náuticos e Mostra de Artesanato, que contam com o apoio da Associação dos Amigos da Ria e do Barco Moliceiro, patentes no Rossio até dia 23 de Julho, das 15:00 às 24:00 horas, tendo entrada gratuita.

- A Mostra Ibérica de Embarcações Tradicionais e Exposição de Artefactos Náuticos vai apresentar várias embarcações tradicionais de Portugal e Espanha, bem como artefactos tradicionais usados em ambos os países.

18:00 horas
Apresentação das “Fases da Lua” pela Oficina de Música de Aveiro

22:00 horas
Actuação da Companhia de Dança de Aveiro – GEMDA

16/07, domingo

15:30 horas
- Desfile Etnográfico com início na Rua Dr. Alberto Souto, passando pela Av.ª Lourenço Peixinho, terminando no Rossio

- Festival de Folclore que conta com a participação dos seguintes grupos: Grupo da Escola de Etnografia de Cacia; Grupo Folclórico de Esgueira; Grupo Folclórico do Carregal; Rancho Folclórico das Alagoas e Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cacia.

22:00 horas
- Actuação da Tuna Santa Cecília

17/07, segunda-feira

22:00 horas
- Concerto de música celta pelo “Icon Vadis” da Oficina de Música de Aveiro

18/07, terça-feira

22:00 horas
Espectáculo de rua pelo grupo Teatro ao Largo “A Viúva Astuta” de Carlo Goldoni.
Fonte

quarta-feira, 12 de julho de 2006

22 e 23/07 - Aldeia do Descoberto acolhe a 5ª Edição da Feira do Linho

Decorre no fim de semana de 22 e 23 de Julho no Descoberto, na freguesia de Bogas de Cima, a 5ª edição da Feira do Linho, que conta novamente, este ano, com um vastíssimo programa de animação, com destaque para o artesanato, as tasquinhas típicas com gastronomia regional, actuações musicais e uma passagem de modelos em linho, que será, uma vez mais, a grande atracção do evento.

O programa da Feira será o seguinte:

22/07, sábado
O arranque do certame acontecerá às 18 horas, com mostras de artesanato. Cerca das 22 horas, haverá lugar para a actuação do conjunto musical “Os Bogas”, de Bogas do Meio.

23/07, domingo
Abertura da feira às 11 horas. Pelas 16 horas, onde terá lugar uma passagem de modelos em linho, onde todo o trabalho das tecedeiras daquela região será posto em evidência com a particularidade dos fatos que vão ser exibidos poderem ser adquiridos na feira.

Às 18 horas, actuará um Grupo de Cantares, estando agendada para as 22 horas uma projecção fotográfica, onde serão onde evidenciados alguns pontos de interesse da freguesia e daquela região do Concelho.

As festividades serão encerradas cerca das 22:30, com a presença do conjunto musical “Tech-Lado 2000”, originários da Malhada Velha.

A organização está a cargo da Junta de Freguesia de Bogas de Cima e conta com o apoio da Câmara Municipal do Fundão e da Fundão Turismo, EM.
Fundão Turismo

21/07 - 12/08 - Festival Citemor em Montemor-o-Velho

De 21 de Julho a 12 de Agosto, irá decorrer a 28ª Edição do Citemor, o Festival de Montemor-o-Velho. Este festival abrange áreas como o teatro, a dança, a música e o cinema.

Clique aqui para consultar a programação deste ano.

Fonte

Até 16/07 - “Por Terras de Aveiro” Exposição na Rota da Luz

Está patente, até ao dia 16 de Julho, na sede da Região de Turismo Rota da Luz, a exposição de fotografia de natureza da autoria de João Nunes da Silva intitulada “Por terras de Aveiro”.
Esta iniciativa da Rota da Luz visa disponibilizar os espaços da sua sede à população em geral e aos turistas em particular, tornando-os pontos de encontro com a arte e a cultura.

Paralelamente à inauguração da exposição decorreu, nas instalações da Rota da Luz, um “workshop” de fotografia de natureza, com a duração de dois dias, orientado pelo autor.Os participantes tiveram oportunidade de contactar com a especificidade técnica da fotografia de natureza.

Seguiu-se uma sessão de campo efectuada no Ecomuseu da Troncalhada que permitiu a obtenção de excelentes imagens de fauna e flora das salinas, com destaque para as aves que escolhem estas zonas para o seu habitat.

No segundo dia foram abordados os aspectos de pós-produção e impressão de imagens. João Nunes da Silva desde cedo se tem interessado pela vida selvagem, paisagem, ambiente e conservação da natureza. Foi fundador da associação ambientalista Quercus. O seu gosto pela fotografia e a paixão pela natureza culminaram numa carreira como fotógrafo “freelancer”, com colaboração em algumas das mais prestigiadas revistas de fotografia, natureza e turismo.

É autor, entre outras obras, do livro “Aveiro Natural” que retrata a sua forte ligação às zonas estuarinas.A exposição poderá ser visitada, todos os dias, das 9 às 20 horas, na sede da Região de Turismo Rota da Luz, na rua João Mendonça, nº8, em Aveiro.
Fonte

terça-feira, 11 de julho de 2006

Aveiro e Coimbra aderem à Associação Rota da Bairrada

Ainda este Verão, será constituída a nova Associação Rota da Bairrada (ARB). O projecto começou ligado ao enoturismo mas os promotores decidiram alargar o âmbito da actividade envolvendo outros agentes. Aveiro e Coimbra figuram entre os concelhos aderentes.

Segundo Jorge Sampaio, vereador da Câmara de Anadia, as autarquias de Aveiro e Coimbra aceitaram integrar a futura ARB. Estão nesta altura já representados os oito concelhos da região vinícola para dar continuidade à Rota do Vinho da Bairrada.

"Quisemos incluir concelhos que não tendo forte expressão enquanto produtores de vinho possuem outras potencialidades que devemos aproveitar. Foi uma aposta ganha", disse.

Depois de uma fase de estagnação da Rota do Vinho da Bairrada, com um projecto esgotado, a Câmara de Anadia, decidiu assumir a condução de um processo de reformulação que tem contado com o apoio técnico da Universidade de Aveiro.

De acordo com Jorge Sampaio, a escritura pública da nova associação deverá acontecer "em Julho ou Agosto".

Nesta altura, a Rota do Vinho da Bairrada funciona com apenas 28 aderentes num universo de uma centena de engarrafadores-produtores.

O novo modelo "mais activo" abre portas à adesão de outros agentes ligados ao turismo (restauração, termas, organizadores de eventos, agências de viagens, etc.), bem como de entidades da região. As autarquias também terão um papel importante a desempenhar.

"Funcionará de um modo mais abrangente, aproveitando todas as valências", explicou Jorge Sampaio.

A ARB pretende dinamizar a região como um dos principais destinos turísticos do País que além do vinho e da gastronomia, possa abranger as termas, as praias e o desporto aventura.

Os sócios são desafiados a criar uma rede comercial com benefícios comuns. Será criada ainda uma central de reservas e um serviço de atendimento ao público.

"A Rota da Bairrada pode impulsionar a criação de produtos turísticos em colaboração com os aderentes", adiantou Jorge Sampaio. Os visitantes mais assíduos também poderão beneficiar de condições especiais, aderindo ao cartão "Amigo da Bairrada" que custará cerca de 50 euros por ano.

Notícia retirada do site Notícias de Aveiro

22/07 - Eventos no Hotel Moliceiro

O dia 22 de Julho será marcado pela realização de dois eventos cruciais no Hotel Moliceiro.

"Prova de Espumantes na Ria de Aveiro"
O Hotel Moliceiro em parceria com as Caves O Solar de S. Domingos, propõe uma "Prova de Espumantes na Ria".

A degustação será realizada ao longo da Ria de Aveiro, num passeio de ida e volta até S. Jacinto, sob a orientação da equipa de enologia das Caves que sugere variados petiscos, não faltando as típicas sandes de leitão.

Inserida no Ciclo de Provas “In Vino Veritas”, esta prova tem encontro marcado no Hotel Moliceiro, às 15 horas.

Inscrições Abertas e limitadas
Preço - € 22,50 p.p.
Para mais informações:
Tel: +351 234 377 400
Fax +351 234 377 401
E-mail: hotelmoliceiro@hotelmoliceiro.com
Site: www.hotelmoliceiro.com

Trio Bossa Jazz
Pelas 22 horas, irá actuar o Trio Bossa Jazz que evocará os tempos dourados da bossa nova, num serão certamente pleno de romantismo.
Fonte - Hotel Moliceiro

15/07 - Concerto de Francis Hime no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz

Nascido em 1939, Francis Hime é um símbolo da excelência da Música Popular Brasileira (MPB), a síntese da união da música popular com a clássica.

Esta apresentação no CAE é um acontecimento muito especial, pois trata-se de um espectáculo de celebração da sua obra, com um repertório notável de clássicos que estabelece com o público uma relação de grande intimidade.

O concerto decorrerá no dia 15 de Julho, às 22:30.

Para mais informações, clique aqui para aceder ao site do CAE.

segunda-feira, 10 de julho de 2006

30/09 - 08/10 - 7ª Edição do IMAGO - Festival de Cinema Jovem do Fundão

A 7ª edição do IMAGO – Festival Internacional de Cinema Jovem decorrerá no Fundão de 30 de Setembro a 8 de Outubro. Este ano estão a concurso 1.300 curtas-metragans de 60 países, o que é um número recorde. Além das secções competitivas, o IMAGO 2006 tem como tema principal as relações entre a banda desenhada, os super-heróis e o cinema. O destaque vai para a exibição de seis filmes e alguns trabalhos publicitários do ilustrador inglês Dave McKean e três películas do chileno Alejandro Jodorowsky, que vão ainda dirigir oficinas criativas e fazer parte do júri internacional.

Sob o título "Da Nona à Sétima Arte", vão ser exibidas adaptações de banda desenhada para o cinema e criações de autores de BD que decidiram passar par a trás das câmaras. O programa inclui ainda secções dedicadas à carreira de Clint Eastwood e uma aposta nos trabalhos do belga Nicolas Provost como jovem realizador para o futuro. Haverá também programação especial para as escolas do 1º ciclo do ensin o básico do concelho do Fundão e espectáculos musicais, na secção "Sound & Visio n Experience", com Pop Dell’Arte, Jens Lekman, Janine Rostron e David Holmes & A ndy. Esta secção inclui filmes musicados ao vivo, com a participação da band a hip-hop Factor Activo, da Covilhã, o coro da Associação Cultural da Beira Interior e o duo de música electrónica Oxygen.

O festival vai estrear a requalificada Casa da Moagem, do Fundão, um edifício transformado pela câmara local no novo centro cultural do concelho, recebendo o nome de Cidade da Arte e do Engenho. O valor dos prémios, em três secções competitivas para realizadores com menos de 35 anos de idade, ascende a 15 mil euros. Este ano, pela primeira vez, o festival incluirá uma secção competitiva designada "Micromovies", destinada a filmes produzidos para a Internet e dispos itivos portáteis multimédia e cujas inscrições decorrem até Setembro.

O IMAGO, orçado em 180 mil euros, é organizado pela Cooperativa Cinema Jovem e a Câmara Municipal do Fundão.
Fonte

11 - 18/07 - No Centro da Cultura

Aveiro

13/07,quinta-feira
Praça Dr. Joaquim Melo Freitas, às 18:00 horas

Combos da Escola de Música Riff

Actuação do grupo de música Irlandesa Paddy B
Largo do Rossio, às 22:00
Fonte

15/07, sábado

Festa Litoral Fashion - retrospectiva de 6 anos
Estação da Luz
Organização a cargo de O INvisual e Estação da Luz
Fonte








Coimbra

12 e 13 de Julho, quarta e quinta-feira
Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30

"O amor de longe"
“Amor de Longe” é uma adaptação para teatro da ópera homónima de Amin Maalouf. É uma estreia absoluta em Portugal, com banda sonora original de Ali Emad e Camille Zaroubi.
Jaufré, príncipe de Blaye, farto dos prazeres mundanos a que está habituado, aspira a uma mudança emocional profunda, compondo versos a um amor desconhecido.
Apesar da censura dos seus antigos companheiros, ele não desiste da sua crença até ao dia em que um peregrino recém-chegado de além-mar jura ter visto essa mulher.
Levado de novo ao Oriente, o peregrino encontra Clémence, a condessa de Trípoli, e confessa-lhe ter conhecido no Ocidente um príncipe trovador que a celebra nos seus poemas chamando-lhe o seu “amor de longe”.
A princípio ofendida, a dama deixa-se levar pelo sonho dessa paixão estranha e distante, enquanto se questiona merecedora de tal devoção.
De volta a Blaye, o peregrino confia a Jaufré que a dama sabe agora que ele a exalta nos seus versos. O que impulsiona o príncipe a ir finalmente ao seu encontro. Clémence, por seu lado, parece preferir que essa relação permaneça distante para não viver na espera e sofrer.
Na sua longa viagem marítima, Jaufré impacienta-se para encontrar o seu amor, ao mesmo tempo arrependido por ter partido impulsivamente, sendo a sua angústia tal, que ele adoece. Ao chegar a Tripoli ele está perto da morte…O Peregrino vai logo avisar a condessa que o príncipe já chegou mas que está a morrer e pede para vê-la.
Jaufré chega efectivamente, transportado pelos seus companheiros. Está inconsciente, mas sob o olhar de Clémence, recupera lentamente os sentidos.Os dois amantes de longe encontram-se por fim, e impelidos pela tragédia confessam a sua paixão.
Abraçam-se e prometem amar-se mutuamente…Porém Jaufré morre nos seus braços! Clémence revolta-se contra os céus, e considerando-se responsável pelo seu fim, decide entrar para um convento.
A última cena mostra-a a rezar, mas as suas palavras são ambíguas.Será que reza a um longínquo Deus ou a um Amor longínquo?
Fonte

14 e 15/07, sexta-feira e sábado
Castelo de Montemor-o-Velho

A 1ª edição do Festival Música no Castelo acontece nos próximos dias 14 e 15 de Julho (sexta e sábado, respectivamente), em Montemor-O-Velho, situado entre os concelhos de Coimbra e da Figueira da Foz. A localização é idílica: o Castelo de Montemor-O-Velho.
Organizado pela Câmara Municipal de Montemor-O-Velho e pela produtora e organizadora de espectáculos Lado B, o Festival Música no Castelo é descomprometido com um género musical ou com uma classificação musical mais generalista. Não se trata de um festival de world music. Nem de um festival de música urbana. É um festival de música, ponto final. E nesse conceito são compatíveis a música da terra e a música mais urbana.
O 1º Música no Castelo reúne vários ícones, sem ser necessária uma sequência exaustiva de música. Estará lá o ícone da pop performativa (Laurie Anderson), os ícones da música pastoril da Rússia asiática (os Chirgilchin, da emblemática República de Tuva), o ícone do MPB pernambucano (Lenine), os ícones do afro-beat actual (Antibalas Afrobeat Orchestra), os ícones do afro-beat nacional de amanhã (Tchakare Kanyembe), ou os novos ícones da electrónica portuguesa (Micro Audio Waves).

No Palco 1 acontecerão os concertos principais. No Palco 2 acontecerá a animação electrónica (onde DJ Morpheus também marcará presença). A harmonia entre tão diferentes aventureiros musicais está assegurada – com a ajuda do deslumbrante horizonte visual que a vantajosa situação do Castelo de Montemor-O-Velho proporciona.
Este é o arranque auspicioso de um festival diferente que promete consolidação. Montemor-O-Velho vai ficar no mapa dos grandes festivais internacionais, a edição de 2006 é só o primeiro sinal.
Preço dos bilhetes: €20,00 (um dia) e €30,00 (dois dias)Bilhetes à venda nas lojas FNAC e www.fnac.pt
Mais informações brevemente em www.musicanocastelo.pt
Fonte

Viseu

14/07, sexta-feira
Livraria da Praça, às 21:00

Lançamento do livro À procura de Sana, com a presença do autor Richard Zimler
O escritor americano Richard Zimler vai estar na Livraria para fazer a apresentação do seu último livro “À Procura de Sana” e falar da sua consagrada obra.

Richard Zimler nasceu em Roslyn Heights, Nova Iorque. Em 1990, mudou-se para Portugal, onde ensina jornalismo na Universidade do Porto. É autor de vários romances, incluindo os três livros que constituem uma série de romances históricos sobre a família Zarco de judeus portugueses, que podem ser lidos em qualquer sequência. O Último Cabalista de Lisboa, um dos mais conhecidos, foi apontado por alguns críticos ingleses como o Livro do Ano em 1998, tendo-se tornado num best-seller mundial. Os outros dois livros da série, Meia-Noite ou O Princípio do Mundo e Goa ou o Guardião de Aurora foram, também, grandes sucessos internacionais.
Fonte



Guarda

14/07, sexta-feira
Teatro Municipal da Guarda, às 21:30

Old Jerusalem - “Twice the humbling sun”
Old Jerusalem é um projecto formado por Francisco Silva, um songwriter que se enquadra na área da Alternative/Country/Folk. O primeiro lançamento em 2001 surge partilhado com o projecto Alla Polacca. A este CD segue-se o álbum de estreia “April” com a produção de Paulo Miranda (The Unplayable Sofa Guitar), o qual obtém uma excelente receptividade, sendo votado como um dos discos do ano, pela imprensa nacional. Em Outubro de 2004 acaba as gravações de um novo registo de originais que conta novamente com a produção de Paulo Miranda. Intitula-se “Twice the humbling sun” e foi lançado em Março de 2005. O disco viria a ser considerado pelo jornal “Blitz” e pelo caderno “Y”, do “Público”, como disco do ano 2005.

15/07, sábado
Teatro Municipal da Guarda, às 21:30

Cantor, compositor, músico e produtor. Poucos artistas reúnem reconhecido talento em tantas áreas como o brasileiro Lenine. Já no início dos anos 80, o público, perplexo, via Lenine e o seu grupo de músicos “invadindo” o palco tocando em bombos de fabricação rústica, entoando refrões tradicionais de “maracatus” pernambucanos com uma linguagem pop. Lenine sempre soube que o maracatu era pop e que um dos únicos caminhos para um pop brasileiro era fazer Música Popular Brasileira “radical”, recorrendo às raizes.
Na Guarda, Lenine vai apresentar temas do último disco. Intitulado “InCité”, este registo obteve um enorme sucesso de público e crítica no Brasil e também a nível internacional. Com este trabalho Lenine ganhou quatro Prémios TIM de Musica 2005 (Melhor Cantor / Melhor Musica “ Todas Elas Juntas num só ser “ / Melhor CD / Melhor Cantor - voto do público) e de dois “Latin Grammy 2005” (Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro / Melhor Canção Brasileira “Ninguém faz ideia”).
Fonte

Castelo Branco

12/07, quarta-feira
Sala da Nora do Cine-Teatro Avenida

Exposição de Pintura "Fulgurâncias"
Exposição de Pintura de Zélia Chaves"Fulgurâncias"
Patente ao público de 11 a 23 de Julho 2006

Horário
Terça a Domingo: 10:00 - 13:00 e 15:00 - 19:00
Fonte

14/07, sexta-feira
Museu de Francisco Tavares Proença Júnior

Exposição "Variações para um fruto" de Valter Vinagre
O Museu de Francisco Tavares Proença Júnior apresenta a exposição temporária “Variações para um fruto” no Salão Nobre, no próximo dia 14 de Julho de 2006.

Trata-se duma exposição de 20 fotografias de Valter Vinagre que constituem uma abordagem muito própria e intimista da paisagem da Beira Baixa e do ciclo de vida da cereja, possibilitando uma nova aproximação do público a esta realidade.

“Variações para um Fruto não fala de uma paisagem ou de um gesto em particular ou da sua compleição, mas antes de uma geografia de memórias e encontros que retiram o tempo ao seu discorrer, o lugar à sua cartografia”, como diz Ana Ruivo no texto de apresentação do catálogo da exposição.

Inauguração: 14 de Julho 2006
Encerramento: 3 de Setembro 2006
Horário de visita: de Terça a Domingo: das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30
Marcação de visitas: +351 272 344 277
Fonte

13/07 - Tertúlia no Hotel Moliceiro "Os Amigos da Ria e do Barco Moliceiro"

O Hotel Moliceiro dedica a Tertúlia deste mês ao ex-libris da região: o Moliceiro.

O tema "Os Amigos da Ria e do Barco Moliceiro"será abordado pelos ilustres convidados da Associação dos Amigos da Ria e do Barco Moliceiro, que lutam pela defesa doPatrimónio, e em particular, da ria e dos barcos Moliceiros, trabalhando arduamente na divulgação dos valores ambientais.

Os convidados falarão das tradições e da sua preservação. A simbiose perfeita para a sensibilização a respeito desta temática, com o som nostálgico do piano como pano de fundo.

Esta Tertúlia decorrerá no dia 13 de Julho, quinta-feira, pelas 21 horas, contando com o apoio das Caves O Solar S. Domingos.

Para mais informações:
E-mail: hotelmoliceiro@hotelmoliceiro.com
Site: www.hotelmoliceiro.com
Tel/ Fax: 234 377400/234 377401

Fonte - Hotel Moliceiro

14/07 - "Sentidos à Prova" no Hotel Paraíso

O conceito de jantar degustação "Sentidos à prova" nasce da paixão comum pelo tema do vinho.

A cultura vinícola e tradição gastronómica fortemente enraízadas no contexto bairadino proporciona uma diversidade de sabores, texturas e cheiros. É neste contexto que pretendemos sugerir e divulgar aos apreciadores de vinho o que de melhor se faz na região.

Nos eventos, "Sentidos à Prova" apresentamos vinhos consagrados de marcas reconhecidas que serão servidos com os melhores pratos da cozinha Paraíso.

Por tudo isso, coloque os seus sentidos à prova!

O jantar com prova de vinhos decorrerá no dia 14 de Julho, às 20:30, no Hotel Paraíso. A prova de vinhos terá a orientação do Enólogo das Caves Messias, Sr. Engenheiro Dias Cardoso.

Preço por pessoa: €20,00
Inscrições limitadas
Preços especiais para grupos

Selecção de Vinhos Bairrada
QUINTA DO VALDOEIRO BRANCO 2005
QUINTA DO VALDOEIRO TINTO 2004
BAIRRADA QUINTA DO VALDOEIRO TOURIGA NACIONAL 2005
ESPUMANTE QUINTA DO VALDOEIRO BAGA/ARINTO 2004

Ementa

Aperitivos
Mexilhão de meia casca gratinado
Bairrada Quinta do Valdoeiro Branco 2005

Prato Carne
Supremos de Porco Preto
Bairrada Quinta do Valdoeiro Tinto 2004

Mesa de queijos
Bairrada Quinta do Valdoeiro Touriga Nacional 2005

Sobremesa
Tarte de requeijão com doce de morando
Bairrada Quinta do Valdoeiro Espumante Baga/Arinto 2004

Fonte - Hotel Paraíso