sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

22/02 - 4ª edição do "Seia Jazz & Blues" inicia hoje

A 4ª edição do “Seia Jazz & Blues” – Festival Internacional de Jazz e Blues, promovido pela Casa Municipal da Cultura de Seia, conta este ano com os concertos de Minnemann Blues Band, no dia 22 de Fevereiro (Sexta Feira ), e com Down Home no Sábado (dia 23).

No fim-de-semana seguinte têm lugar as actuações do Sexteto Mário Barreiros, no dia 29 de Fevereiro (Sexta Feira), e a encerrar Toni Solá Quartet c/ Harry Allen, no dia 1 de Março (Sábado).

Está prevista ainda a realização de 2 Workshop’s: “Os Blues” por Wolfram Minnemann no Centro Musical de Seia, dia 23, pelas 15 Horas e “A Bateria” por Mário Barreiros, no Conservatório de Música de Seia. Durante o Festival haverá uma pequena Feira deLivros, CD’s e DVD’s no Foyer do Cine-Teatro da Casa Municipal da Cultura.

Os bilhetes para os concertos já estão à venda no Cine-Teatro da Casa Municipal da Cultura, (Tel. 238 310 249), de Segunda a Sexta das 14 H às 17:30 Horas, Sextas e Sábados das 20:30 H às 23 Horas e Domingos das 14:30 H às 17:30 Horas e das 20:30 H às 23 Horas.

Para os dois primeiros concertos de Blues o Bilhete Normal é de 3 Euros e com descontos (Cartão Jovem e/ou Sénior Municipal) – 1,5 Euros. Para os concertos de Jazz o Bilhete Normal é de 7 euros e com descontos – 3,5 Euros. A organização colocou à venda um pack que dá acesso aos 4 concertos, no valor de 15 €. Assim, este ano e ao contrário de anos anteriores, o festival começa com os Blues.

Wolfram Minnemann chegou a tocar com Jimmy Hendrix e ao mudar-se para Portugal, teve como primeiro guitarrista na sua banda de Blues, Rui Veloso. É um apaixonado pelos blues, na maioria da sua autoria e é um verdadeiro entertainer em palco.

Os Down Home são uma banda efervescente e swingante quanto baste. As suas influências musicais estão diluídas entre swing, boggie, ska e jump blues, com algumas canções dos clássicos Louis Prima e Louis Jordan.

No segundo fim-de-semana vem o jazz pelas mãos do melhor baterista de jazz em Portugal, Mário Barreiros. Comprovam os artistas com quem já tocou: Andy Sheppard, David Liebman, Frank Lacy, John Stubblefield, David Schnitter, Al Grey, Perico Sambeat e Wayne Shorter. Foi ainda um dos fundadores do grupo Jáfumega.

Para encerrar o programa propõe-se, recordando as antigas batalhas de saxofones, dois dos mais consagrados saxofonistas da actualidade, o catalão Toni Solà e o americano Harry Allen, um prodígio de maturidade, ou poderíamos mesmo dizer, o Stan Getz dos dias de hoje.

A Direcção Artística do “Seia Jazz & Blues” é do músico António Ferro e a Direcção Executiva do programador da Casa da Cultura de Seia, Mário Jorge Branquinho. Para além da Câmara Municipal de Seia, o festival conta com o apoio da Delegação do Centro do Ministério da Cultura.


Fonte: Município de Seia

Sem comentários: