quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Grifos na Web


Grifos na Web (imagens capturadas nas Portas de Ródão, concelho de Vila Velha de Ródão) é um projecto do jornal PÚBLICO que visa estimular a conservação da Natureza e a protecção do Ambiente junto dos alunos das escolas básicas e secundárias.

Criado no âmbito do programa Público na Escola, consiste na colocação de uma câmara de vídeo no ninho de um grifo (Gyps fulvus), na zona do Tejo Internacional, para que os alunos possam seguir em directo, 24 horas por dia, o comportamento destes animais e perceber a necessidade de conservar todas as espécies ameaçadas em Portugal.

O grifo pertence ao género dos abutres e é uma das maiores aves que existem em Portugal. Muitos leitores ficarão surpreendidos com este facto, pois talvez não imaginassem que houvesse abutres entre nós.

Este projecto tem como parceiros a Refer, responsável pela instalação da câmara e de toda a infra-estrutura tecnológica que permite as imagens em directo; a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), responsável pela disponibilização do sinal e por gravar todas as acções no ninho para posterior divulgação; a SIC, que fará a cobertura televisiva ao longo de toda a época de nidificação; e o próprio jornal Público, que fornecerá as imagens em directo através do seu site Grifos na Web

Incentivos Outdoor faz as viagens todos os dias da parte da manhã e da parte da tarde.
O preço por pessoa é de 10,00 euros e há preços especiais para escolas.

Sem comentários: