sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

23/02 - Inauguração da quinta Loja das Aldeias do Xisto

No próximo dia 23 de Fevereiro, na Aldeia de Candal, concelho de Lousã, a Rede das Aldeias do Xisto marca o calendário com a inauguração de mais uma (a quinta) Loja das Aldeias do Xisto.

Vai ser inaugurada, no dia 23 de Fevereiro, pelas 15h, a Loja Aldeias do Xisto do Candal, na Lousã. Esta Loja situa-se numa das Aldeias do Xisto mais bonitas da Serra da Lousã, junto à
estrada que liga Lousã a Castanheira de Pera. Aqui poderá encontrar uma vasta gama de produtos artesanais da marca Aldeias do Xisto, nomeadamente os doces e licores, os vinhos, os enchidos e o mel, e também artesanato contemporâneo ou tradicional em peças únicas de autor.

Programa
15h: Inauguração Oficial
- Trabalho ao vivo pelos artesãos residentes;
- Inauguração de Exposição sobre o Pão (fotografias de José Luís Santos);
- Animação com o Grupo Etnográfico da Região da Lousã, Companhia Marimbondo, Fernando Meireles (Sanfona)
- Lanche com viagem através dos sabores serranos

A Loja Aldeias do Xisto do Candal é gerida por um pequeno grupo de artesão de áreas diversas, por isso o trabalho ao vivo no espaço da loja pode ser apreciado quase diariamente.
Além disso prepara-se um programa de actividades e ateliers desenvolvido para escolas e grupos em geral, com os seguintes temas:
* Passeio com histórias, visita guiada
* Introdução à arquitectura e construção de miniaturas de casas em xisto;
* Introdução à flora da Serra da Lousã, colheita, prensagem e colagem de flores secas;
* Hora de conto - como era a vida na aldeia antigamente;
* Confecção de pão, queijo e doces à moda antiga;
* Danças e cantares da Serra da Lousã;
* Escultura em madeira;
* Cerâmica;
* Teatro de fantoches

Na Rede de Lojas Aldeias do Xisto vendem-se produtos genuínos de qualidade seleccionada. Do tradicional ao moderno, são artigos feitos à mão por artesãos e inspirados pelas gentes e
cultura do coração de Portugal. Muitos são produtos locais que costumavam ficar cativos dos habitantes destas 24 aldeias.

Outros são reinterpretações de processos e materiais tradicionais, peças de verdadeiro design contemporâneo de inspiração rural. Com a criação desta Rede de Lojas, você já pode provar o queijo, o vinho, as ervas aromáticas, as infusões, a doçaria regional. Já pode usar os chapéus e as écharpes, as malas, os sacos e carteiras, os anéis, os colares, as pregadeiras. Já pode levar para casa a decoração mais original ou obras de arte decorativa de criação manual. Para que tenha perto de si as coisas boas lá da aldeia.

Faça como todos os portugueses que no passado abriram novos caminhos e exploraram novas realidades. Parta à descoberta do que de melhor existe em Portugal.
Contactos de Imprensa
ADXTUR
Bruno Ramos/Maria João Canadas
Tel. 275 647 700
info@aldeiasdoxisto.pt
Loja do Candal
Tel. 239 991 393
catraiadocandal@portugalmail.pt

Sem comentários: