sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

09/02 - "Começar a acabar" no Teatro Académico Gil Vicente

Com o espectáculo "Começar a acabar", João Lagarto venceu o Prémio Melhor Interpretação 2006 pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro. É essa interpretação portentosa do texto que o dramaturgo Samuel Beckett escreveu para o actor Jack MacGowran que o público de Coimbra poderá admirar amanhã, às 21H30, no palco do Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra.

"Começar a Acabar" é um monólogo em que um homem se dirige directamente ao público para contar a sua história. A primeira frase que profere dá, desde logo, o tom do discurso: "Em breve estarei morto finalmente apesar de tudo". Enquanto espera que chegue a sua última hora, este homem recorda momentos significativos do seu passado: as relações tensas com o pai, que morreu cedo, a ligação terna à mãe, com quem nunca se conseguiu entender, uma infância passada em grande agitação interior, a maturidade decorrida sem amor ("Nunca amei ninguém acho eu, senão lembrava-me"), uma velhice vivida em solidão, sem mulher, filhos ou netos que o entretenham.

O homem evoca também assuntos comezinhos, à medida que as memórias mais insignificantes lhe acorrem ao espírito, de forma aparentemente aleatória...

Num episódio verdadeiramente significativo sobre a obra e a personalidade do dramaturgo, conta-se que uma vez Jack MacGowran perguntou a Beckett se ele queria que o público se risse em "Beginning to end". Ao que Beckett terá respondido: "o máximo de gargalhadas que tu consigas".

Com texto de Samuel Beckett, "Começar a acabar" tem tradução, encenação e interpretação de João Lagarto, música de Jorge Palma, desenho de Luz de José Carlos Gomes, realização plástica de Ana Teresa Castelo, operação de luz de Celestino Gomes e operação de som de Mário Henriques.

Trata-se de uma produção Pedro Aparício ACE/Teatro do Bolhão, em co-produção Teatro Nacional D. Maria II, Teatro do Bolhão e os Crónicos, num espectáculo destinado a um público a partir dos 16 anos.

De acordo com informação do TAGV, o preçário é o seguinte:
Público em geral – 10 euros;
Estudante e sénior – 8 euros;
Preço família – 15 euros;
Preço escolas – 3 euros;
Preço amigo/a TAGV e protocolo TAGV – 5 euros.

Fonte: As Beiras

Sem comentários: