segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

Teatro Municipal da Guarda divulgou programação para o 1º Trimestre de 2007

João Garcia Miguel, Vera Mantero e Josef Nadj (com as suas novas criações), Sérgio Godinho, Sara Tavares, Luís de Matos, o Teatro Corsario e Miso Ensemble são, entre muitos outros, alguns dos artistas e grupos que vão passar entre Janeiro e Março de 2007 pelos diferentes palcos do Teatro Municipal da Guarda.

O Projéc~, estrutura de produção teatral do TMG, surge também, este trimestre, com duas novas produções.

Em Março, destaque ainda para o inBlues – Festival de Blues da Guarda, que contará com a participação dos projectos Son of Dave [Ingaterra], Black iamond Heavies [USA] e “AutoBlues”, de José Luis Gutierrez e Velma Powell (Espanha / EUA).

Renovando as directrizes de qualidade e de diversidade por que se tem pautado desde a sua abertura (em Abril de 2005), o Teatro Municipal da Guarda apresenta no primeiro trimestre de 2007 espectáculos para todos os públicos.

Em Janeiro, no dia 6, João Garcia Miguel apresenta “Burgher ® King Lear”, o texto de Shakespeare (King Lear) traduzido e trabalhado pelo encenador numa versão bilingue Inglês/Português. Segue-se a segunda produção do Projéc~, nos dias 10, 11, 12 e 13.

A estrutura de produção teatral do TMG apresentará Cozinha Canibal, de Roland Topor, encenada por Américo Rodrigues e interpretada por Rui Nuno. Ainda em Janeiro, no dia 20, Sérgio Godinho apresenta Ligação Directa, o seu último registo de originais; no dia anterior, o músico vai estar com Nuno Galopim no Café Concerto para a apresentação da sua Biografia intitulada “Retrovisor”, da autoria do Jornalista e editor do DN.

A Galeria de Arte recebe os trabalhos da emergente artista plástica Elizabeth Leite, entre 27 de Janeiro e 25 de Março. Em Fevereiro, no dia 10, a magia de Luís de Matos promete deslumbrar o público com o seu último espectáculo intitulado ENIGMA.

Na semana seguinte é vez de “Até que Deus é destruído pelo extremo exercício da beleza”, uma riação da coreógrafa Vera Mantero, e interpretada pela própria e pelos seus guests. Segue-se “Aullidos”, do Teatro Corsário, no dia 22. “Aullidos” (uivos) é um espectáculo de marionetas de terror para adultos, baseado em lendas e contos da cultura popular, numa encenação de Jesus Peña. A 24 de Fevereiro apresenta-se o duo Miso Ensemble, com o fagotista Robert Lassburner e o pianista Alain Neveux.

Em Março, no dia 3, Sara Tavares apresenta “Balancê”, o disco que a consagrou como uma das jovens revelações da música portuguesa.

Segue-se a terceira produção do Projéc~, que apresenta nos dias 9 e 10 de Março a Ópera e Câmara “Na colónia Penal”. Com texto de Franz Kafka e Música de Philip lass, “Na Colónia Penal” tem a Direcção Musical de Domenico Ricci, a direcção Cénica de Américo Rodrigues e conta com a interpretação do tenor Sérgio Martins, do barítono José Curvelo e do Quarteto de Cordas de S. Roque, que se faz acompanhar do contrabaixista Ricardo Tapinhas. Também em Março, o filme “In The Penal Colony” da realizadora Sibel Guvenc é exibido no TMG no dia 20. Esta curta, baseada no conto homónimo de Kafka, foi galardoada com o prémio “Best Cinematography” em Nova Iorque e com o Prémio de Bronze em Houston; será no TMG a estreia nacional deste filme.
Neste mês surge um novo festival promovido pelo TMG: InBlues - Festival de Blues da Guarda, que vai trazer ao TMG grandes nomes deste género musical.
O nBlues começa no dia 16 com o britânico Son of Dave. Célebre pelos seus One Man Shows, Son of Dave recupera a alma dos Blues directamente para o século XXI. Seguem-se os norte-americanos “Black Diamond Heavies”, no dia 17 que apresentam um Blues mais apimentado com incursões ao punk. O Festival termina no dia 24 com o projecto “AutoBlues”, do saxofonista espanhol José Luis Gutierrez e da Cantora americana Velma Powell.

Os destaques de Março terminam com o espectáculo “Petit psaume du matin”, do actor e coreógrafo francês Josef Nadj, uma referência no teatro europeu contemporâneo.
Notícia retirada do Diário da Guarda

Sem comentários: