quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Noites de Poesia no Café Santa Cruz

Adélia Prado, Manoel de Barros, Carlos de Oliveira e Alexandre o’Neill. São deles as palavras que constroem “Matéria de Poesia”, que estará hoje no Café Santa Cruz (tendo decorrido ontem também).
É com poesia que os frequentadores habituais do Café Santa Cruz, em Coimbra, podem contar esta noite. A partir das 21:45, A Escola da Noite apresentará duas sessões especiais da sua mais recente produção, “Matéria de Poesia”, construída a partir de uma selecção de poemas de Adélia Prado, Manoel de Barros, Carlos de Oliveira e Alexandre o’Neill.
Definida como um “espectáculo–recital”, “Matéria de Poesia” afasta–se do formato mais convencional dos recitais, assumindo um claro cruzamento entre as linguagens da poesia e do teatro, tirando o máximo partido do carácter lúdico e das vivíssimas imagens propostas pelos autores. Em relação a cada um dos poemas, a companhia propõe uma leitura cénica, representando–os em palco e partilhando com o espectador as palavras dos poetas.
Em comum às duas dezenas de poemas seleccionados para este espectáculo descobre–se uma pergunta: de que é feita, afinal, a poesia? A que matéria recorrem os artistas no acto de criação? As respostas, poéticas, são belas, surpreendentes e comprovam os versos de Manoel de Barros: “Só as palavras não foram castigadas com a ordem natural das coisas. As palavras continuam com os seus deslimites”.
O convite é para ir conhecê–los, testá–los e desfrutar deles numa noite diferente, na Baixa de Coimbra, num dos mais emblemáticos cafés da cidade. Vá ouvir e ver as palavras de Adélia Prado, Manoel de Barros, Carlos de Oliveira e Alexandre O’Neill no Café Santa Cruz. A entrada é livre. As origens do espectáculo - a 39ª produção d’A Escola da Noite - remontam à Oficina de Leitura de Poesia dinamizada pela companhia em parceria com o Instituto de Língua e Literatura Portuguesas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra no passado mês de Março. Mantendo o conjunto essencial dos poemas trabalhados com os alunos nessa ocasião, A Escola da Noite deu–lhes agora forma de espectáculo, numa configuração propositadamente despojada e versátil, concebida para espaços não convencionais, como bibliotecas, escolas ou cafés–teatro.
O destaque conferido neste espectáculo aos poemas de Adélia Prado e Manoel de Barros, autores pouco divulgados em Portugal, proporciona ao espectador um percurso por passagens seleccionadas da poesia brasileira contemporânea. “Matéria de Poesia” adopta um registo que experimenta os “deslimites da palavra” e as suas múltiplas inscrições no corpo e no espaço e que procura valorizar, pela voz dos actores, a sensibilidade e a subtileza da palavra escrita, mas também a dimensão lúdica que os autores associam, nos textos que escolhemos, ao próprio acto de criação poética, ao próprio acto de criação artística.
Desde a sua estreia, a 19 de Outubro, no Auditório Municipal de Vila Nova de Paiva, a convite do II Encontro Nacional de Serviço Educativo em Bibliotecas Públicas, “Matéria de Poesia” já foi apresentado em Coimbra, Gouveia e Aveiro.“Matéria de Poesia” tem guião e direcção artística de António Augusto Barros e um elenco onde figuram Carlos Marques, Maria João Robalo, Ricardo Correia, Sílvia Brito e Sofia Lobo. O espectáculo destina–se a maiores de 12 anos.
Notícia extraída do site As Beiras Online

Sem comentários: