terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Região de Turismo Rota da Luz certifica serviços - Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2000

Após reorganizar os serviços técnicos e administrativos, a Região de Turismo Rota da Luz obtém a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade, segundo a norma ISO 9001:2000, atribuído pela EIC – Empresa Internacional de Certificação, organismo acreditado pelo IPQ – Instituto Português da Qualidade.

Organização pioneira, a Rota da Luz é a primeira Região de Turismo certificada em Portugal. Esta certificação visa responder aos novos paradigmas da procura turística e às novas tendências dos turistas, melhor informados e mais exigentes nos critérios de escolha dos destinos. A certificação de qualidade nas organizações e empresas turísticas responsabiliza o sector para um maior nível de profissionalismo, motivando a melhoria contínua dos procedimentos e prossecução de dinâmicas de excelência.

O manual e sistema de gestão da qualidade implementado na Região de Turismo Rota da Luz, focalizado no visitante e na promoção da eficácia da organização, promove diversos mecanismos de análise e monitorização da sua acção.

A norma ISO 9001:2000, norma internacional, atribui reconhecimento imediato à organização e comunica a sua atitude de rigor técnico, garante de níveis de competência e qualidade na concretização dos objectivos definidos.

Desta forma, a Região de Turismo Rota da Luz procura atingir uma diferenciação positiva, ser reconhecida pelos seus parceiros e sensibilizar o sector para eixos de desenvolvimento sustentado, organizado e normalizado.

Segundo Pedro Silva, presidente da Região de Turismo Rota da Luz, “era imprescindível que a Região de Turismo avaliasse os seus serviços e o seu funcionamento interno para medir a sua acção. Não fazia sentido solicitar ao sector padrões operativos de qualidade se não conhecíamos a nossa própria eficiência”. O manual de gestão de qualidade elaborado especificamente para a Rota da Luz define procedimentos e instrumentos de medição que analisam a sua acção, inquirem o grau de satisfação dos turistas, e promovem a melhoria contínua dos serviços.

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