quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Granja de São Pedro eleita como a melhor pela sua diversidade de avifauna

Naturtejo valoriza o turismo ornitológico
A Granja de São Pedro, em Alcafozes, concelho de Idanha-a-Nova, foi recentemente distinguida pela Birdlife International, por ser um local rico em avifauna, constituindo uma mais valia para o território do Geoparque Naturtejo.

A bio-diversidade faunística existente naquela quinta biológica, onde foram identificados mais de cinquenta espécies de aves, das quais cinco se encontram em vias de extinção, vai ao encontro da política de valorização e de promoção do património natural levada a cabo pela Naturtejo.
Refira-se que esta distinção à Quinta da Granja, como a melhor das 16 visitadas entre a Beira Baixa e o Alentejo pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), vem enriquecer o reconhecimento de excelência do território Naturtejo, no turismo de natureza, e especificamente no turismo ornitológico, confirmando uma vez mais a certificação de excelência da UNESCO.

Segundo Armindo Jacinto “o turismo ornitológico tem que ser explorado no nosso território, porque também aí possuímos excelentes condições, no panorama nacional e internacional, estando já em curso a elaboração de programas para o território”. O presidente da Naturtejo acrescentou que “para além da Granja de São Pedro, existem muitos outros locais de excelência, no território do Geopark para observação de aves, no Parque Natural do Tejo Internacional, nas IB`As (Important Bird Áreas) e nos locais classificados como Rede Natura 2000, nos 6 Municípios. “No mundo existem milhões de pessoas que têm que como entretenimento observar aves, estando dispostas a viajar milhares de quilómetros para encontrar espécies únicas e raras”, referiu ainda. Neste sentido, “estamos a criar rotas temáticas que incluam birdwactching no Geopark Naturtejo, com especialistas”. Acrescentou ainda que o turismo de natureza associado à observação de aves representa em alguns países uma posição importante na actividade turística”.

Tendo em consideração esta atribuição à Granja de São Pedro, o seu proprietário Ilídio Vidal, a convite da SPEA, vai fazer uma visita a Inglaterra, entre os dias 18 e 20 de Dezembro, para conhecer a sede da entidade que visa identificar e proteger as áreas mais importantes para a conservação das aves e seus habitats em todo o mundo, BirdLife International, bem como o seu projecto-piloto Hope Farm, aproveitando para promover o Geoparque Naturtejo.

A Granja de São Pedro, onde a “bio-diversidade é influenciada pelo modo de produção biológico de várias culturas, tais como, milho, aveia, trigo, entre outros cereais, pastagens e montados”, como referiu Ilídio Vidal, poderá integrar-se em roteiros internacionais de turismo ornitológico.
O proprietário adiantou ainda que “a quinta tem uma zona de caça turística e conseguimos a distinção, o que prova que uma actividade não afecta a outra, mantendo-se preservado o meio ambiente e a biodiversidade, com total respeito pela natureza”.

Nesta propriedade, com cerca de 2400 hectares de área, habitam a cegonha negra, o chasco preto, o grifo, a águia cobreira, o picanço barreteiro, entre outras.

Esta avaliação da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves está integrada na campanha “Conheça as Aves da sua Propriedade”, que envolveu a participação de 29 concorrentes, dos quais 16 foram visitados.
Fonte: Naturtejo

Sem comentários: