terça-feira, 16 de maio de 2006

28ª Edição do Dia Internacional de Museus

No próximo dia 18 de Maio, celebra-se a 28ª edição do Dia Internacional de Museus. O Blog dará conta das programações especiais dos museus Centro de Portugal nesta data-chave.

A edição deste ano intitula-se "Os Museus e os Jovens" - tema delineado pelo Conselho Internacional dos Museus ICOM - pelo que todos os museus contemplam, nos seus programas comemorativos, uma noção de proximidade entre os espaços museológicos e os públicos mais jovens, apostando numa oferta de animação diversificada e apelativa.

Além do Dia Internacional de Museus, prevê-se também a realização da Noite dos Museus, em que os museus estarão abertos até cerca da 01:00 hora. Esta iniciativa foi concebida pelo Ministério da Cultura e Comunicação francês, abraçando outros países europeus.

Para aceder à Programação Nacional do IPM, clique aqui

Programação do Museu Marítimo de Ílhavo

No dia 18 de Maio o Museu Marítimo de Ílhavo comemora o Dia Internacional dos Museus.
O programa põe em evidência dois eixos da gestão museológica recente:
1) Ampliação e diversificação de públicos;
2) Dotação de meios para concretizar um projecto cultural singular: informatização e digitalização da nossa "casa de cultura do mar".

O dia será aberto a todos quantos nos queiram visitar, com visitas gratuitas para crianças e adultos; viagens acompanhadas ao Museu, no seu todo, e à exposição A Saga dos Astrolábios, que se aproxima do fim.

No átrio do Museu estará um show-room que sintetiza os principais produtos, equipamentos e inputs do projecto INFORDICO que o Museu e a Câmara Municipal de Ílhavo desenvolveram no âmbito do Programa AVEIRO DIGITAL.

Trata-se de um projecto de extrema importância na estratégia de modernização do Museu e de uma invulgar dotação de meios de concretização do programa cultural da nossa instituição. No momento em que o programa AVEIRO DIGITAL se abeira do seu termo, concretizada uma boa parte das tarefas que o projecto INFORDICO previa, é tempo de o comunicarmos e de colocarmos as suas imensas possibilidades ao serviço da comunidade. Daqueles que já conhecem o Museu e de quantos o queiram conhecer e explorar através das novas tecnologias da informação aplicadas a um projecto original de preservação e divulgação de patrimónios marítimos.

Para promovermos a comunicação dos inputs e resultados do projecto INFORDICO/AVEIRO DIGITAL para o Museu Marítimo de Ílhavo, convidamos os jornalistas para uma conferência de imprensa, às 11:30, no Museu.

O Dia Internacional dos Museus terminará com um jantar de homenagem à Senhora D. Maria Júlia Labrincha, funcionária do Museu que recentemente se aposentou e cuja dedicação, elevada competência e profissionalismo sempre foram exemplares.
Nota de imprensa retirada do site do Museu Marítimo de Ílhavo

Sem comentários: