segunda-feira, 8 de maio de 2006

09-16/05 - No Centro da Cultura

Aveiro

09/05, terça-feira
Teatro Aveirense, às 15:30

Concerto Pedagógico - Giselle
No âmbito do ciclo "Clássicos do bailado Internacional", o Teatro Aveirense organiza acções pedagógicas dirigidas aos públicos juvenis, que pretendem estimular e informar sobre as várias componentes do Bailado "Giselle" de Adolphe Charles Adam. Neste concerto pedagógico serão apresentados e comentados trechos da música de "Giselle".
Trata-se de uma acção que terá como narrador e comentador Mário Azevedo (professor na ESMAE e fundador do instituto Orff do Porto), estando a interpretação musical a cargo do pianista António Oliveira (professor no conservatório de Música do Porto) e do violinista Carlos Pinto da Costa (director pedagógico da Escola de Música de Esposende).

12/05, sexta-feira
Teatro Aveirense, às 21:30
&
14/05, domingo
Teatro Aveirense, às 17:00

A Flauta Mágica de Wolfgang Amadeus Mozart
Ópera em dois actos com libreto de Emanuel Shikaneder
Orquestra Filarmonia das Beiras
Uma das mais populares óperas de W. A. Mozart, A Flauta Mágica tem desde 30 de Setembro de 1791, data da sua estreia, encantado os públicos de todas as idades. Com um libretto aparentemente simples que remete para o fantástico, a sua riqueza simbólica torna-a numa obra de culto.
Um príncipe (Tamino), e um caçador de pássaros (Papagueno), atendendo ao apelo de uma rainha (A Rainha da Noite), tentam resgatar a princesa (Pamina), sequestrada num castelo. Para cumprir esta missão, Tamino e Papagueno recebem da Rainha da Noite, por intermédio das suas damas, um carrilhão e uma flauta mágicos, para além de três génios que serviriam de guias...
Fonte - Teatro Aveirense

Esmoriz

14/05, domingo
Cine-Teatro Esmoriztur, às 17:00

6º Comcordas - Encontro Musical de Cordas de Esmoriz
- Os Lusíadas (Porto)
- Conjunto de Cavaquinhos Dr. Gonçalo Sampaio (Braga)
- Quarteto de Guitarras de Lisboa
- Orquestra de Bandolins de Esmoriz com participação do Grupo Coral 4x4
Fonte - Direcção Regional da Cultura do Centro






Estarreja
12/05, sexta-feira
Cine-Teatro de Estarreja

O FESTEATRO – Festival de Teatro de Estarreja já tem uma estreia nacional confirmada! Estreará a 12 e 13 de Maio no Cine-Teatro de Estarreja `O Auto da Fonte dos Amores´, com autoria (libreto e música) de Carlos Clara Gomes, um espectáculo musical baseado no episódio histórico da paixão de Pedro e Inês de Castro com encenação de Graeme Pulleyn (ex-director do Teatro Regional da Serra de Montemuro).

“O Auto da Fonte dos Amores”, com o formato de Ópera popular, onde cohabitam formas musicais tão diversas como o Rock, o Fado, o Tango, a Salsa, o Hip-Hop ou a Soul Music, destina-se fundamentalmente a um público jovem.

Até 20/05, sábado
Galeria Nuno Sacramento

Exposição "O meu olhar magoa-te?"
Mostra individual da artista plástica Carla Faro Barros
Artista de formação académica, licenciada em pintura na ESAP, Escola Superior Artística do Porto, a artista CARLA FARO BARROS (Porto, 1969), participou em diversas exposições colectivas e individuais, apresentando uma linguagem plástica actual de origem diferenciada.
Fonte- Aveiro em Festa




Coimbra

15/05, segunda-feira
Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30

Cinebeckett: Beckett em filme
O projecto de transformar dezanove peças de teatro de Beckett em filme foi originalmente concebido por Michael Colgan, director artístico do Gate Theatre em Dublin, e concretizado em 2000-2001. Dezanove realizadores tiveram a seu cargo a adaptação ao cinema, tendo de respeitar integralmente o texto e as indicações cénicas originais.
Os dezanove filmes foram produzidos por Michael Colgan e Alan Moloney, Blue Angel Films/Tyrone Productions para a Radio Telefís Éireann e Channel 4, em associação com The Irish Film Board.
É esse “Beckett on Film Project” que o TAGV apresenta pela primeira vez na íntegra em Portugal.

15/05 a 25/05
Teatro Académico Gil Vicente - Foyer

Samuel Beckett (1906 - 1989) - Beckett no TAGV
Com o patrocínio da Embaixada da Irlanda, o TAGV acolhe a exposição fotobiográfica com que o governo irlandês assinala o centenário do nascimento do autor.
Entrada livre

Beckett em Português - Café Teatro
Organizada com o apoio da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, a pequena mostra bibliográfica «Beckett em Português» reúne grande parte das edições portuguesas da obra de Beckett, desde os anos 60 até à actualidade.
Fonte - TAGV

Até 28/05, domingo
Pátio da Inquisição

XX - Visões do Feminino na Colecção dos Encontros de Fotografia
Para comemorar os 26 anos de existência dos Encontros de Fotografia, o Centro de Artes Visuais de Coimbra apresenta uma exposição com peças da sua colecção que abordam a temática do feminino.
Albano da Silva Pereira, o grande impulsionador dos Encontros de Fotografia de Coimbra e director do Centro de Artes Visuais, e o curador Delfim Sardo, escolheram obras fotográficas (a maioria pertencente à colecção dos Encontros e algumas pedidas aos artistas) para conceber "XX", uma mostra que pretende dar a ver diferentes visões da imagem feminina ao longo do século XX.
Com autores nacionais e estrangeiros, esta mostra reúne nomes consagrados como Julião Sarmento, Cindy Sherman, Nan Goldin, Walker Evans ou Manuel Alvarez Bravo e nomes mais jovens como Daniel Malhão ou Vasco Araújo.

Terça a domingo das 10:00 às 19:h00
Fonte - Direcção Regional da Cultura do Centro

Figueira da Foz

Até 17/09
Centro de Artes e Espectáculos

Exposição "Universo Visual e Artístico" da Colecção Berardo
A exposição "Universo Visual e Artístico", da colecção Berardo, apresenta um vasto conjunto de desenhos originais para publicidade, seleccionados de entre uma colecção que integra cerca de 1500 trabalhos originais.
Trata-se de uma apresentação ao público da Figueira da Foz de uma parte de um amplo conjunto, com datas que se estendem desde cerca de 1900 até aos anos 60, sendo o seu principal núcleo constituído pelo espólio da empresa britânica James Haworth & Company, uma das principais produtoras de publicidade do Reino Unido, com uma actividade que se estende ao longo de todo o século XX.
Entre os cartazes da mostra contam-se diversos assinados por alguns dos mais famosos artistas publicitários britânicos, designadamente Edwin Byatt, Albert Buck, Reinald Mills, Louis Johnstone e Louis Shabner, entre muitos outros.

De Segunda a Sexta: 09:00 às 19:00
Sábados, Domingos e Feriados: 10:00 às 19:00
Fonte - Direcção Regional da Cultura do Centro

Viseu

13/05, sábado
Teatro Viriato, às 21:30

A vida enorme - Episódio 1
Emmanuelle Huynh/Cia Mùa

Emmanuelle Huynh apresenta uma peça coreográfica cujo título foi retirado de um poema de Herberto Hélder. O ambiente cinematográfico é adaptado para a dança: banda sonora vs. banda de imagem. O som sem imagem, a imagem sem música como um filme sem sincronismo. Do diálogo de voz e imagem avança-se para o diálogo de dois corpos que se aproximam e separam, no silêncio, numa atracção irresistível. Silêncio que apenas o rock de Bowie irrompe e quebra. Neste filme, o espectador é levado a construir o enredo no seu ecrã pessoal.
Fonte - Teatro Viriato

Tondela

13/05, sábado
Teatro ACERT, às 21:45

"Felizmente há luar" de Luis Sttau Monteiro
“Felizmente há Luar” é hoje um clássico da literatura dramática portuguesa. Com esta peça e o “Render dos heróis” de José Cardoso Pires dá-se início a uma corrente de teatro narrativo de influência Brechtiana que na segunda metade do século XX veio a ter seguidores em Portugal, entre os quais se contam Romeu Correia, Bernardo Santareno, Fernando Luso Soares, Hélder Costa, etc.

O espectáculo é feito respeitando o estilo e a letra do autor. Utilizando porém o estilo de A BARRACA de que se destaca a austeridade de recursos com vista a permitir a mobilidade e itinerância do espectáculo. Ter-se-á em conta no espectáculo que estão em jogo dois tempos históricos. Não escamoteando assim as mais profundas intenções de Luis de Sttau Monteiro.
Fonte - Teatro ACERT

Guarda

11/05, quinta-feira
Teatro Municipal da Guarda, às 21:30

Ciclo de Música Contemporânea da Guarda
Este Ciclo de Música Contemporânea procura esboçar uma panorâmica da diversidade de estilos e propostas estéticas que atravessaram o séc. XX e os primeiros anos do séc. XXI.

Ao longo dos três concertos, os músicos, maioritariamente do quadro do Conservatório de Música de S. José, propõem-nos um percurso que inclui obras marcantes de compositores como Bartók, VillaLobos, Webern, Schönberg, Stravinsky, Berg, Ravel, Maderna, Berio, Tedesco, Brouwer, Cage, Lopes-Graça, Stockhausen, Messiaen, Jorge Peixinho, José Carlos Sousa, Eduardo Patriarca, César Viana ou Amílcar Vasques Dias.





13/05, sábado
Teatro Municipal da Guarda, às 21:30

"Materna Doçura" pela Companhia de Teatro Trigo Limpo
Materna Doçura recorre a um ritmo cinematográfico em estreito laço com a narrativa literária, decorrendo a acção num espaço de arquitectura cénica multifacetada. O elenco da companhia desdobra-se na criação de múltiplas personagens, numa produção teatral onde as músicas originais, de diferentes compositores convidados, têm um papel relevante. O autor da obra adaptada, Possidónio Cachapa, após ter assistido à estreia, transmitiu sinais marcantes que demonstram bem a sua cumplicidade com os resultados artísticos obtidos: A adaptação de José Rui Martins e do Trigo Limpo ACERT foi uma encantadora surpresa. Conseguiram fazer o SEU espectáculo respeitando escrupulosamente o que tinha sido um livro. Ninguém sai ileso de um grande amor. Ou da falta dele. Esta é uma história sem fronteiras. E de reencontros. Os homens têm coração de mulher. Deixam-se amar em silêncio. As mulheres têm a força de homens. São elas que mais fazem avançar a acção…
Fonte - Teatro Municipal da Guarda

Castelo Branco

Até 25/05, quinta-feira
Instituto Português da Juventude de Castelo Branco

Exposição Museu de Cera - História de Portugal
Vai estar patente na delegação regional do Instituto Português da Juventude de Castelo Branco, de 4 a 25 de Maio, a exposição Museu de Cera – História de Portugal, da autoria de Jorge Gameiro, que visa contar a História de Portugal através de um espectáculo temático.
São mais de 40 figuras de cera, em tamanho real, apresentadas em 17 cenas narradas. Os visitantes serão transportados desde os primórdios da nossa nacionalidade (Lusitânia), passando pela Batalha de Aljubarrota, descobrimentos, restauração, até aos nossos dias.
A visita terá uma duração média de 15 minutos, em grupos de 10 a 15 elementos, sendo o preço de entrada de um euro por elemento. Os grupos interessados em visitar a exposição deverão fazer uma marcação prévia junto do Instituto Português da Juventude.

Até 02/07
Museu de Francisco Tavares Proença Júnior

Exposição "Retratos e Vestidos de Chita"
Trata-se de uma exposição de fotografias e documentos sobre um evento que marcou décadas da vida socio-cultural albicastrense - o Concurso do Vestido de Chita que se realizou nesta cidade entre 1944 e 1996 - complementada com a apresentação de um conjunto de vestidos de chita que nos leva a percorrer as seis décadas de existência daquele concurso.
São ainda apresentadas colchas e amostras de chita chamando a atenção para este tecido e para as temáticas decorativas e a organização das composições.
Fonte - Naturtejo

Sem comentários: