segunda-feira, 22 de maio de 2006

23 - 30/05 - No Centro da Cultura

Aveiro

Até 27/05
Teatro Aveirense

Exposição "Contrastes" de Luís Louro
Produzida pela Câmara Municipal da Amadora/Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, a exposição Contrastes encerra uma visão diversificada da obra do autor, incluindo pranchas originais das séries Jim Del Mónaco e Roques & Folques, e ainda pranchas originais de O Corvo, Alice, Coração de Papel, Cogito Ego Sum e de O Halo Casto. Contém também vários esboços e ilustrações, algumas das quais inéditas.
Entrada Livre
Quarta-feira a Sábado das 10:00 às 12:00 e das 13:00 às 2:00
Domingo das 14:00 às 19:00

24/05, quarta-feira
Teatro Aveirense, às 21:30

Itizzz...Some Sing
Teatro Musical por Bernard Masuir (Bélgica)

Um homem e o seu instrumento chamado voz. Adepto do nada nas mãos (ou quase), Bernard Massuir apresenta um delirante recital vocal a solo. Um espectáculo onde o cantor-actor e o "clown" se debatem entre o humor musical e o delicioso minimalismo. Ainda "a capella"ou já depois da magnífica aparição de "Mr. Ukelele", este músico belíssimo transporta-nos pela cena de forma sábia e brilhante rumo à libertação musical. O público sai rendido. Aclamado como o melhorv espectáculo na votação do público no festival O Gesto Orelhudo 2001. Primeiro Prémio do 18º Festival de Tarrega, Espanha.

26/05, sexta-feira
Teatro Aveirense, às 23:30

Dança Fora de Horas
Performer: Cláudia Nóvoa
Ela e o Mundo, o mundo nela Composição no espaço O que fazer nesta situação? Ofereço um menu. É o que normalmente acontece num café. Mas este café é diferente, e o menu também o será. Este menu terá indicações precisas de como ver esta apresentação. Vai levar-nos para diferentes sítios, sem ir a lado nenhum...
Fonte

Até 04/06
Feira do Livro 2006

O Rossio vai ser novamente o palco da Feira do Livro deste ano. De 20 de Maio a 4 de Junho, os livros partilham o espaço com a Fun Zone do Campeonato Sub-21, aliando o mediatismo natural do futebol ao prazer de deambular entre os livros. Durante cerca de duas semanas, o Largo do Rossio oferece diversas actividades de lazer e cultura aos visitantes.
Fonte

Até 28/05
Cine-Teatro de Estarreja



Festeatro de Estarreja
Para aceder ao programa deste Festival de Teatro, clique aqui








Coimbra

24/05, quarta-feira

Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30

Concerto comemorativo do centenário do nascimento do compositor Dmitri Schostakovich
Pelo Schostakovich-Ensemble


O programa do concerto abrange vários períodos da vida criativa do genial compositor russo, incluindo o célebre Quinteto para Piano, 2 Violinos, Viola e Violoncelo, o autobiográfico Quarteto de Cordas N.º 8 e as Três Danças Fantásticas para Piano.

Programa

I
Três Danças Fantásticas Para Piano Opus 5 (1920-1922)
I. Allegretto
II. Andantino
III. Allegretto




Quarteto de Cordas N. 8 Opus 110 (1960)“À memória das Vítimas do Fascismo e da Guerra”´
I. Largo
II. Allegro molto
III. Allegretto
IV. Largo
V. Largo

II
Quinteto para Piano, 2 Violinos, Viola e Violoncelo Opus 57 (1940)
I. Prelude (Lento)
II. Fugue (Adagio)
III. Scherzo (Allegretto)
IV. Intermezzo (Lento)
V. Finale (Allegretto)

25/05, quinta-feira
Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30

Legendary Tiger Man

Após o lançamento de Naked Blues (2002); Fuck Christmas, I Got the Blues (2003); In Cold Blood/A Sangue Frio (2004) e de mais de 200 espectáculos ao vivo em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Inglaterra, Brasil, e Japão, Legendary Tiger Man volta a estúdio para a gravação do seu terceiro álbum: Masquerade.
Gravado nos MB Estúdios, de Mário Barreiros e com produção do mesmo, Paulo Furtado reuniu onze canções, entre as quais se incluem duas versões, dando seguimento ao trabalho realizado nas anteriores edições, na busca de novos caminhos do blues e do rock.Ao vivo, Legendary Tiger Man irá apresentar um espectáculo com um set instrumental reajustado, no qual algumas das músicas serão “ilustradas” por curtas-metragens da autoria de vários cineastas portugueses.




29/05, segunda-feira
Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30

Concerto de Mafalda Veiga
Mafalda Veiga dará um Concerto a favor da Liga Portuguesa contra o Cancro (Núcleo Regional do Centro). O Evento permitirá dar a conhecer não só a acções no âmbito da Educação, Prevenção, Investigação e Ajuda pessoal, assim como angariar fundos para melhor apoiar situações mais carenciadas.
Organização: Movimento Vencer e Viver da Liga Portuguesa Contra o Cancro (Núcleo Regional do Centro)
Fonte

Viseu

25/05, quinta-feira

Teatro Viriato, às 21:30

Concerto comemorativo do centenário do nascimento do compositor Dmitri Schostakovich
Pelo Schostakovich-Ensemble

Fonte

26/05, sexta-feira
Livraria da Praça, às 21:00

Conversas na livraria
"150 anos do nascimento de Freud: o mito, a herança e a crítica"
Para comemorar os 150 anos do nascimento de Freud, o pai da Psicanálise, convidámos o Dr. Bruno Loureiro, membro da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, psicoterapeuta e professor do Instituto Piaget de Viseu, para nos falar da “Psicanálise Hoje, qual o papel da Psicanálise na Saúde Mental?”


27/05, sábado
Livraria da Praça, às 18:00

Música na Livraria
Concerto ao Fim da Tarde
Concerto comentado de música erudita contemporânea: música electroacústica, por José Carlos Sousa, Director Pedagógico Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão
Fonte

Teatro Viriato, às 20:30
I.M.A.N. 2006
Instalação + Jantar + Performance

Intermédia, Multimédia, Acção e Nada (IMAN) estreou em 2005, em Vila Nova de Famalicão, comissariado por Alexandre Costa. A segunda edição, em 2006, estreia naquela cidade e estende-se a outras, com um mesmo objectivo: sensibilizar e agir em função dos mais carenciados, demonstrando a função social da Arte. Os fundos do jantar + performance que tem o tema Comer para matar a fome, reverterão, na totalidade, a favor de uma instituição de solidariedade social de Viseu. Este jantar, de carácter informal, inclui a apresentação de uma performance/instalação. Participe e contribua.
Apoios: Restaurante A Púcara/Comissão Vitivinícola Regional do Dão
Fonte






Tondela
26/05, sexta-feira
Teatro Acert, às 21:45

Concerto do Mês de Maio - 30 Anos d’ACERT
Tim

O tributo a um dos vocalistas carismáticos de uma das maiores bandas de rock português da actualidade – Xutos e Pontapés. O concerto que TIM propõe vem confirmar que há outras músicas e outras histórias no seu imaginário para além do grande trabalho colectivo que são os Xutos & Pontapés.As canções que fazem parte do segundo álbum foram surgindo da proximidade e influência de músicos e bandas que admira e com quem foi trabalhando - os temas originais foram aparecendo, num fluxo entre o sonho da música do Palma e o universo musical de gigantes do rock como os Titãs...Com um som excelente, todas as canções ganham uma vida diferente, onde a luz e a imagem contribuem para um concerto mágico. É íntimo e não intimista, pequeno no espaço e grande na imaginação, leve no conceito e pesado na emoção. É assim UM E O OUTRO.
Fonte

Guarda

25/05, quinta-feira
Teatro Municipal da Guarda, às 21:30

Síntese - Ciclo de Música Contemporânea da Guarda




Organização: TMG e Conservatório de Música de S. José da Guarda
Comissariado do Ciclo: Carlos Canhoto e Hugo Simões
Compositores: Jorge Peixinho, Carlos Sousa, Eduardo Patriarca, César Viana, George Crumb, Amílcar Vasques Dias
Intérpretes: Carlos Canhoto, Hugo Simões, Márcia Cunha, Domenico Ricci, João Pedro Delgado








27/05, sábado
Teatro Municipal da Guarda, às 21:30

"Perdida nos Apalaches" pelo Teatro das Beiras

O público é convidado a observar o desempenho de três personagens perdidos, retratando de forma sarcástica a debilidade dos “sistemas” num mundo em mudança. José Sanchis Sinisterra, um dos mais consagrados dramaturgos espanhóis da actualidade, conta-nos as aventuras de um Segundo Vice-secretário de um Clube de Divulgação Cultural com pretensões de Presidente, utilizando para tal todo o tipo de argumentos, mesmo que eticamente duvidosos. A acção decorre no palco do Salão de Festas de uma Colectividade, numa pequena cidade de província, mas ao mesmo tempo nos Montes Apalaches ou num hotel em Praga… e tudo isto durante a apresentação de uma conferência científica sobre a “relatividade do tempo e espaço”, proferida pela Doutora Dorothy Greñuela, vinda expressamente dos Estados Unidos.

Castelo Branco

23/05, terça-feira
Auditório da ESART, Cine-Teatro Avenida, às 21:30

Concerto de Guitarra de Pedro Rodrigues
Programa
GEORG FRIEDRICH HÄNDEL Suite HWV 448 / Ouverture-Allemande-Courante-Sarabande I et II - Chaconne
ANTONIO VIVALDI Concerto Rv 230 / Allegro-Larghetto-Allegro
AGUSTIN BARRIOS Mazurka Apasionada / Sueño en la Floresta / NUCCIO D’ANGELO Due Canzone Lidie / FRANCISCO TÁRREGA Introduzione, Tema i Variazone sul “ Il Carnivale di Venezia“

25/05, quinta-feira
Auditório Comenius, Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Ensemble de Violoncelos da ESART e Ana Ester (canto)

Programa
BOISMORTIER: Quarteto
H. VILLA-LOBOS : Bachianas Brasileiras nº1 para 8 violoncelos
I Embolada
II Preludio (Modinha)
III Fugue (Conversa)

PÂQUES: Souvenir de Curi para 4 violoncelos

2 TANGOS

H. VILLA-LOBOS : Bachianas Brasileiras nº5 para soprano e 8 violoncelos
- I Ária (Cantilena)
-II Dansa (Martelo)

Soprano: Ana Ester Neves

Violoncelos:
Athina Abatzidou, Raquel Andrade, Ana-Catarina Claro, Estefânia Fernandes, Ana-Luisa Marques, Valter Marrafa, Maria Rivotti, Diogo


Primavera Musical
28/05, domingo

Centro Artístico Albicastrense

Concerto sob a direcção de Cesário Costa, com Elizabeth Keusch (soprano) e Ensemble Contrapunctus.
Programa: Pierot Lunaire, de A. Schoenberg - Quarteto em Ré Maior para flauta e de cordas, de W.A. Mozart- Sete Poesias de Alexander Blok, de D. Chostakovich - Históras de Contos de Fadas, de R. Schumann.

29/05, segunda-feira
Conservatório Regional de Castelo Branco, às 21:30

Concerto com Irene Cruz (recitante) e Ensemble Contrapunctus
Programa: Lenore, de F. Liszt - Canto de Amor e de Morte, de F. Lopes Graça - Excertos de Sonata a Kreutzer de L. Tolstoi - Quarteto de Cordas n.º1 de L. Janácek.

30/05, terça-feira
Cyber Centro às 21:30
Concerto com César Viana - Indíos, burgueses e Samurais, e Shakuhachi, Flauta dos Indíos Americanos e Flauta de Bisel

Sem comentários: