terça-feira, 9 de maio de 2006

11/05 - Desfile de Moda em Castelo Branco

No âmbito das actividades integradas na Cultura Politécnica para o 2º trimestre de 2006 da responsabilidade do Instituto Politécnico de Castelo Branco, realizar-se-á, no dia 11 de Maio, um desfile de moda no Cine-Teatro de Castelo Branco.

A iniciativa surge integrada na primeira edição do Fórum ESART, evento em que foram fundidos o Fórum da Imagem e o Simpósio da Moda, congregando todas as grandes áreas de formação daquela escola e servindo de montra do trabalho desenvolvido pelos alunos da instituição, que desta forma podem contactar de perto com profissionais do seu sector.

Para além de servir de montra do trabalho desenvolvido pelos alunos e de contribuir para a sua melhor formação técnica e artística tendo em conta as necessidades do mercado, o Desfile de Moda pretende aproximar os jovens estudantes aos profissionais da moda e do têxtil que com eles podem partilhar a sua experiência profissional na concepção de colecções de moda, estabelecendo-se assim contactos privilegiados tendo em vista a realização de estágios profissionais em empresas do sector.

Para permitir uma maior participação do público, o Desfile de Moda será dividido em duas sessões: na primeira, agendada para as 18 horas, a entrada custa 1,5 euros (estudantes IPCB) e 2,5 euros (público em geral), enquanto que na segunda, que arranca às 21:30, o preço é de 2,5 euros e de 5 euros, respectivamente.

Estilistas Participantes

Alexandra Moura
Nascida em Lisboa em 1973, Alexandra Moura forma-se no IADE – Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, especializando-se em projectos de Design de Moda. Participa em diversos acontecimentos de moda, desde as Manobras de Maio ao Portugal Fashion, com passagem pelas Mostras de Jovens Criadores e pela Bienal de Jovens Criadores dos Países Lusófonos. Colabora ainda nos gabinetes de design de Ana Salazar e de José António Tenente.

Storytailors
João Branco e Luís Sanchez conheceram-se na Faculdade de Arquitectura de Lisboa, onde frequentaram o curso de Arquitectura de Design de Moda. Formaram então uma dupla de trabalho que rapidamente ganhou peso e esboçou uma maneira própria de olhar a moda. No projecto Storytailors os dois trabalham a moda como arqueólogos, desnudando referências, construções, estruturas e códigos, e trazendo-os à luz de um mundo imaginário.

Empresas Participantes

Concreto
Fundada em 1953 em Mangualde, a Malhacila – Fábrica de Malhas, S.A. produz malhas exteriores, tendo ao seu serviço cerca de 150 trabalhadores. Em 1990 a empresa, que possui um gabinete próprio de design, lançava no mercado nacional a marca Concreto, dirigida a um público jovem das classes média e média alta atraído por produtos de qualidade e com design inovador inspirado nas tendências dos mercados internacionais. Certificada em 1998, a Malhacila comercializa também produtos sob a marca ViP – Concreto, tendo-se expandido a países como Inglaterra, Holanda, Dinamarca, Espanha, Itália, França, Alemanha e Suíça.

Dielmar
Fundada em Alcains em 1965 por quatro alfaiates, a Dielmar conta com mais de 400 profissionais que continuam a manter o espírito da alfaiataria tradicional. A excelente modelagem, os elevados padrões de qualidade e o design superior são algumas das características dos produtos desta empresa, líder de mercado nacional na confecção em série para homem. A empresa, certificada em 2001, produz cerca de 120 mil casacos e 240 mil calças por ano. Em 2005 facturou perto de 15 milhões de euros, representando o mercado externo europeu – em particular Espanha, França, Dinamarca e Reino Unido – 42 por cento dessa facturação. Para além de mais de 200 pontos de venda, a empresa possui uma rede de nove lojas em Lisboa, Porto e Castelo Branco, onde oferece um serviço de alfaiataria por medida e uma grande variedade de modelos e de tecidos de qualidade.

Adraces
A ADRACES – Associação de Desenvolvimento Regional é uma entidade privada sem fins lucrativos orientada para a promoção do desenvolvimento económico, cultural e social das populações rurais dos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor e Vila Velha de Ródão. A sua loja aposta em produtos inovadores de alta-costura e produz por encomenda vestuário feminino de qualidade. Ao comercializar a produção de diversos ateliês de costura, tecelagem e bordados da região, a ADRACES rentabiliza os conhecimentos adquiridos por um conjunto de mulheres nas acções de formação profissional que tem vindo a implementar.

Coordenados e conceitos dos finalistas do curso de Design de Moda e Têxtil:
ANA FERREIRA: Futurama
ANA MENDES: Futuro Minimal
ANA TOMÁS: Contos de fadas urbanos
CARINA NUNES: A harmonia dos 4 elementos
CARINA PEREIRA: A metamorfose
CÁTIA LUÍS: Alucinação
CÁTIA MOURA: Terra da fantasia
CLÁUDIA RODRIGUES: Era uma vez
ELIZABETE RUSSO: Forgotten
FILIPE MORENO: Um Inverno de romance...
HELENA FERREIRA: Mundos paralelos
JOANA PEDRO: Suavidade & nostalgia
LÍDIA FARMHOUSE: Sonho de Inverno
LUÍSA COUTINHO: Suave harmonia
NELSON SANTOS: Inverno nuclear
SÍLVIA ABADESSO: Egocentrismo
SÓNIA MONTEIRO: Século XVIII e os seus toureiros
SÓNIA TRINDADE: Anos 60
VANESSA PESSOA: Dusty poética e dança...
Fonte - Naturtejo

Sem comentários: