Decorreu ontem no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro a apresentação do livro Reinventando o Turismo – Estratégia de Desenvolvimento Turístico no I quartel do séc. XXI, que contou com as intervenções do Sr. Presidente da Rota da Luz (RL), do Sr. Presidente da ARPT Centro de Portugal, do Sr. Presidente da Confederação do Turismo Português (CTP), do Sr. Presidente da Associação de Hotéis de Portugal (AHP) e do Dr. Poças Esteves, representando a equipa da SaeR, que realizou o estudo, em parceria com a CTP, sob a coordenação do Professor Ernâni Lopes.
Numa fase introdutória, o Dr. Atílio Forte da CTP explanou os motivos que levaram à concepção deste livro, remontando a 2002, momento em que se verificou que “o modelo de turismo português estava esgotado”, devido a um sem número de transformações que se verificaram a nível mundial.
Tendo-se constatado “uma inversão dos papéis da oferta e da procura turística”, no contexto de um mundo globalizado, houve a necessidade de se realizar um estudo profundo sobre o Turismo em Portugal, apontando novas estratégias que assegurassem qualidade e competitividade, no plano internacional.
A SaeR foi escolhida pela CTP para a definição de estratégias de desenvolvimento do turismo português, pelo facto de ser “uma das mais conceituadas empresas de estudos estratégicos em Portugal, no que respeita ao rigor, à isenção e ao conhecimento”. O estudo levou um ano e meio a ser concebido.
O livro assenta em 3 pilares-base:
1. Criação de um compromisso nacional para o Turismo
2. Definição de um modelo orgânico, das macro-estruturas e das estratégias
3. Operacionalização
Em seguida, o Dr. Poças Esteves da SAER fez uma apresentação, sintetizando os aspectos fulcrais deste estudo de 923 páginas.
Partindo do pressuposto irrefutável de que o Turismo desempenha um papel fundamental no processo de contrariar a forte descontinuidade da economia portuguesa, representando mais de 10% do PIB e do emprego, Poças Esteves enumerou alguns dos caminhos de competitividade propostos no estudo, designadamente:
1. Segmentação Estratégica
2. Diferenciação Estratégica
3. Qualificação do país e dos activos estratégicos
4. Organização e consolidação da oferta e dos actores estratégicos
5. Optimização dos canais de distribuição
6. Gestão de marcas e promoção
7. Conhecimento e dinamização da procura
A Segmentação e a Diferenciação Estratégica assumem particular importância na estratégia de desenvolvimento turístico em Portugal, na medida em que se torna urgente rebater a ideia generalizada no exterior de que Portugal é unicamente sinónimo de Oceano, de sol e praia. Assim, deverá apostar-se, por um lado, na segmentação do Turismo - Turismo de Negócios, Turismo Urbano, Turismo Rural, Turismo Cultural, Eco-turismo, Natureza, Desporto etc. e, por outro lado, nos factores que diferenciam o cenário turístico português : clima e diversidade concentrada; a produção de conteúdos (“histórias de História”), sendo necessário “pôr as pedras a falar, a contar histórias”; o património gastronómico; a atitude e inteligência relacional; a tranquilidade e a segurança social.
O livro está à venda nas livrarias e perspectiva-se já uma segunda edição.
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