Vai decorrer em Coimbra, no Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, de 27 a 29 de Abril de 2006, o I Encontro Internacional sobre Património Mundial de Origem Portuguesa. A reunião é promovida pela Universidade de Coimbra, pelo Instituto Português do Património Arquitectónico e pela Comissão Nacional da UNESCO, na sequência de uma proposta da Comissão Nacional Portuguesa do ICOMOS apoiada pelo Centro do Património Mundial da UNESCO.
O significado e a influência cultural do património de origem portuguesa disperso pelo mundo como resultado das grandes viagens de descoberta, que propiciaram o contacto entre diferentes povos e civilizações, são largamente reconhecidos. Não só a língua portuguesa conta hoje com 200 milhões de falantes, como a própria Lista do Património Mundial estabelecida pela UNESCO inclui, a par dos 13 bens localizados em Portugal, outros 21 de origem portuguesa, distribuídos por quinze países e três continentes. Existem, além destes, muitos outros bens com a mesma origem que por condicionalismos diversos ainda não puderam aceder àquela Lista. Uma vez confirmado o seu carácter excepcional, os novos bens que venham a ser considerados Património Mundial poderão contribuir para reequilibrar a representatividade geográfica da Lista.
O principal objectivo deste Encontro é o de contribuir para a criação de uma rede de cooperação internacional entre especialistas de todos os países com património de origem portuguesa, que permita articular diferentes modos de gestão e de valorização dos sítios classificados, aprofundar práticas de protecção e salvaguarda e, bem assim, melhorar o acesso desses países à Lista do Património Mundial, através de Listas Indicativas e Candidaturas devidamente fundamentadas.
Fonte - Universidade de Coimbra
Sem comentários:
Enviar um comentário