quarta-feira, 26 de abril de 2006

30/04 - VII Mostra de Queijo e de Produtos Tradicionais de Tolosa

No dia 30 de Abril, realiza-se em Tolosa a Mostra de Produtos Tradicionais – Feira do Queijo organizada pela Junta de Freguesia de Tolosa.

A Feira do Queijo é um evento que visa a valorização e promoção dos produtos tradicionais da região e, muito especialmente, dos queijos certificados de Nisa e de Tolosa. A produção de queijo é uma actividade com peso significativo na economia local.

Em Tolosa, há produtores de queijo de âmbito familiar, a par de unidades fabris de maior dimensão que possuem equipamentos e instalações que permitem o recurso a processos modernos de conservação, refrigeração e preparação do leite e fabrico do queijo.

É aqui produzido o Queijo de Nisa, elaborado com leite puro de ovelha, cuja excelência de qualidade é amplamente reconhecida e consagrada com denominação de origem protegida (DOP), bem como outros tipos de queijo com misturas de leite de cabra e de ovelha, como é o caso do “Queijo de Tolosa”, para o qual existe igualmente certificação da qualidade.

29/04
A cargo da Associação de Pais de Tolosa no âmbito do programa da Feira do Queijo
09.00 hrs - Prova de BTT
21:00 hrs - Programa de Animação com actuações musicais e um Festival de Tunas Académicas

30/04
09:00 hrs - Arruada com o Grupo de Bombos de Nisa
10:00 hrs - Abertura da Mostra no Mercado Municipal
Ao longo do dia estarão em exposição e poderão ser adquiridos queijos e produtos como enchidos e doces produzidos em localidades do concelho de Nisa.

11:00 hrs - Prova de vinhos de produtores da região, seguindo-se um almoço com ementa tradicional que integra sopas de sarrapatel e carne fresca.

Durante a tarde, decorrerá um programa de animação musical com actuações do Grupo de Bombos de Nisa e do Rancho Folclórico e Etnográfico Arelhense, de Óbidos. No programa de animação participarão também alunos da Escola de Tolosa.

21:00 hrs - Sessão de fados e guitarradas e a festa prosseguirá até de madrugada com uma discoteca móvel, animada por DJ Tsuk.

Fonte

Sem comentários: