quarta-feira, 5 de abril de 2006

Geopark Naturtejo da Meseta Meridional: 600 milhões de anos em imagens (edição bilingue)

O Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, que une os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, tem o objectivo de valorizar os locais que agem como testemunhos-chave da História da Terra, fomentando o emprego e promovendo o desenvolvimento económico e regional.

O Geopark Naturtejo possui uma das mais densas redes de percursos pedestres de pequena e grande rota do país. Estas vias para a descoberta do território correspondem à malha unificadora dos múltiplos pólos de atracção para um turismo activo.

Sob a temática da Geologia, encontram-se disponíveis:
- a Rota dos Fósseis (Penha Garcia)
- a Rota das Minas (Segura)
- a Rota dos Barrocais (Monsanto)
- a Rota do Conhal (Santana)

Sob a mesma temática, estão a ser implementados novos percursos pedestres e painéis interpretativos:
- a Rota da Gardunha em S. Vicente da Beira e Louriçal do Campo (Castelo Branco)
- a Rota "Segredos de Vale Mourão) em Sobral Fernando (Proença-a-Nova)
- a Rota da Geologia no Ródão (Vila Velha de Ródão)

O vasto património geomorfológico, geológico, palenteológico e mineiro apresenta elementos de relevância nacional e internacional e por essa razão está a ser elaborada a edição do primeiro livro sobre as paisagens naturais do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, com os textos de Carlos Neto Carvalho e fotografias de Pedro Martins. O livro intitula-se Geopark Naturtejo da Meseta Meridional: 600 milhões de anos em imagens e terá tradução em Inglês, antecipando a internacionalização da região Naturtejo no âmbito da Rede Global de Geoparks assistida pela UNESCO.

Naturtejo

Sem comentários: