Os diferentes mosteiros cistercienses existentes são hoje testemunho vivo do espírito dinâmico dos monges e freiras que moldaram as regiões onde se instalaram à sua imagem, trabalhando a terra e contribuindo para o seu desenvolvimento económico, deixando-nos um património gastronómico riquíssimo em diversas localidades do país.
Cister, Sabores e Saberes nasce da necessidade de preservar esse património, parte integrante da história do concelho, aliado a uma estratégia de promoção turística e divulgação do património local.
Sob a temática S. Bento e Cister, esta edição pretende tornar Arouca o ponto de encontro nacional do importante legado patrimonial que nos deixaram e que se redescobre agora em valências científicas, culturais e turísticas.
Pretende-se com este projecto contribuir para promover e divulgar a cultura e identidade cisterciense, proporcionar um maior envolvimento dos diversos mosteiros e abadias e respectivas autarquias e instituições. Patrocinar um encontro de Cister e suas práticas conventuais, dando maior visibilidade aos mosteiros e à região que representam e às produções associadas a esse património.
Para além da Anima Património, estão envolvidos neste projectos diversas entidades que contribuirão para o enriquecimento do evento.
O programa estará disponível brevemente em suporte on-line (a informar)
Sem comentários:
Enviar um comentário