sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Fonoteca Municipal de Coimbra com novas instalações


A Fonoteca Municipal, valência integrada na Biblioteca Municipal de Coimbra, foi transferida do piso inferior para o piso térreo da Casa Municipal da Cultura onde, agora, os utilizadores têm à sua disposição um espaço mais amplo, que alberga um espólio de mais de 6200 CDs e DVDs e cerca de 22 mil discos em vinil.
O espaço coloca à disposição dos utilizadores todos os géneros musicais, classificados em: Músicas Tradicionais / World Music, Jazz e Blues, Rock, Música Clássica, Música Contemporânea, Músicas Funcionais, Fonogramas não musicais e Fonogramas para crianças.
A Fonoteca integra, ainda, dois fundos específicos - a Canção Coimbrã e a Canção de Resistência.
O acesso do público a este fundo fonográfico faz-se através da audição em presença e domiciliária, com a particularidade de ter agora entrado, agora, em vigor o empréstimo domiciliário acessível a maiores de 14 anos, onde se inclui o empréstimo de DVD's, documentos até então não facultados pelos serviços da Fonoteca para serem levados para casa.
Ao longo do ano transacto, passaram, em média, por mês, na Fonoteca, 210 utilizadores para audição em presença. No mesmo ano, foram cerca de 1600 os utilizadores que, mensalmente, em média, requisitaram, registos audio em regime de empréstimo domiciliário.
Esta opção do Departamento de Cultura da Autarquia permite dar continuidade aos níveis de satisfação generalizados, seja em relação ao público que frequenta o serviço específico da Fonoteca, seja em relação à melhoria da qualidade do serviço público que é prestado aos diferentes segmentos de público que acorrem, diariamente, à Casa Municipal da Cultura.

Sem comentários: