segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

3ª Edição do Festival "Seia Jazz & Blues" está de regresso


A Casa Municipal da Cultura de Seia vai acolher a 3ª edição do “Seia Jazz & Blues” – 3º Festival Internacional de Jazz e Blues nos dias 23 e 24 de Fevereiro e 2 e 3 de Março.
O programa contempla 4 concertos, um no dia 23 de Fevereiro (Sexta Feira ) com Jacinta; outro no dia 24 (Sábado), com Ivan Paduart trio com Rick Margitza; outro no dia 2 de Março (Sexta Feira), com Daniela Galbin Blues Band; e a encerrar, dia 3 de Março (Sábado), com Victor Aneiros Band.
O programa inclui ainda a realização de 2 Workshops no Centro Musical de Seia, um de Saxofone com Rick Margitza, no dia 24 de Fevereiro e outro de Guitarra com Victor Aneiros no dia 3 de Março.Estão igualmente previstas iniciativas de divulgação do Jazz junto dos alunos do concelho, além de se proporcionar a venda de livros, CDs e DVDs sobre Jazz e Blues durante o Festival, bem como iniciativas em colaboração com o Conservatório de Música de Seia e “jam sessions” em bares da cidade.
Os bilhetes para os concertos já estão à venda no Cine-Teatro da Casa Municipal da Cultura, (Tel. 238 310 249), de Segunda a Sexta das 14 às 17:30 e Sextas e Sábados das 20:30 às 23 Horas e Domingos das 14:30 às 17:30 e das 20:30 às 23 horas.Para os dois primeiros concertos o bilhete normal é de 7 euros e com descontos (Cartão Municipal da Juventude e / ou Idoso) – 3,5 Euros. Para os concertos de Blues o bilhete normal é de 3 euros e com desconto 1,5 euros.A organização colocou à venda um pack que dá acesso aos 4 concertos, no valor de 15 euros.
Jacinta tem um passado musical pouco comum numa cantora de jazz. Submergindo-se no estudo de música clássica em piano e composição, e até liderando como cantora e compositora um grupo de rock sinfónico, é no mundo do jazz que a sua energia musical encontra plena expressão.Possui um forte sentido rítmico e um estilo de improvisação digno de uma cantora cheia de maturidade, sendo considerada uma das grandes vocalistas do momento.
Ivan Paduart (Piano) é um dos maiores pianistas belgas da actualidade. Companheiro de Toots Thielemans durante vários anos, foi distinguido com inúmeros prémios internacionais.Rick Margitza (Saxofone Tenor) é um saxofonista influenciado por John Coltrane, Michael Brecket e Wayne Shorter. Estudou na Wayne State University, na Berklee School, na Miami Universitry, e na Loyola University. Fez as suas primeiras digressões com Maynard Ferguson, Flora Purim e Airto Moreira. Pertenceu ao grupo de Miles Davis com o qual gravou três discos e tocou ainda com Chick Corea.
Daniela Galvin nasceu na Venezuela e cedo se interessou pela música. Tem vindo a desenvolver a sua carreira com actuações nas melhores casas de música ao vivo. É compositora e está a preparar o seu primeiro trabalho a solo.
Victor Aneiros nasceu em Ferrol, Corunha e começou nos anos 80 com as típicas bandas de rock. Em 1988 a sua primeira banda de blues com o baixista Sérgio Vazquez e o baterista José Piñeiro. Nos anos 90 formou a Forcados Blues Band com o cantor Gérman Lamas. Victor tocou com Larry Mcgray, Bib Bill Morganfield e participou nos festivais de Blues de Antequera, Ritmos e Blues (Aragón, Cerdan, Réus) e no Montreux Jazz Festival.

Sem comentários: