quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

18/01 - Estreia da peça de teatro "A Farsa do Mestre Pathelin" no IPJ de Viseu


A 21 de Janeiro de 2005, no Auditório do Instituto Português da Juventude, em Viseu, ocorre a estreia do Grupo de Teatro Viteotonius com a peça “A Boda”, de Bertolt Brecht, numa criação e direcção teatral de Fraga.

Nascia, assim, um novo projecto teatral na cidade de Viseu, cujas raízes se foram aprofundando nos cerca de 20 espectáculos realizados, quer em Viseu quer em digressão, desde a sua estreia. Actualmente, o Grupo de Teatro Viteotonius, da Casa do Pessoal do Hospital Distrital de Viseu, propõe-se levar à cena um texto de um autor anónimo, europeu, provavelmente de origem francófona e escrito, pensa-se, no século XV.

A criação deste espectáculo tem em vista abranger o público mais familiarizado com as obras de Gil Vicente e Molière, entre outros autores do Teatro Clássico Europeu. Uma das grandes preocupações do grupo foi manter, com o maior rigor possível, dramaturgicamente, na adaptação das várias fontes textuais a essência do texto original na sua truculência, vivacidade linguística e trama dramática.

“A Farsa do Mestre Pathelin” é uma sátira de usos e costumes. Critica e atinge duramente duas classes sociais que, à época, tinham ganho grande importância: a dos comerciantes e a dos homens de Leis. Nesta peça, os comerciantes personificam a riqueza, o dinheiro, têm uma moral duvidosa e fazem batota nos preços, enquanto que a classe dos homens de leis provoca a inveja, a crítica e ganhos pouco claros. Uns e outros evocam o poder espiritual e divino em seu auxílio e em proveito próprio. Todos se enganam entre si e todos acabarão por perder para a inteligência e mestria do saber popular.

Cinco actores dão corpo, voz e emoção a esta intriga corrosiva. E como de uma Farsa se trata, não há ali lugar para o sofrimento, mas sim para o divertimento.

A Concepção e Direcção Artística é de Fraga e conta com a interpretação de Célia Betencourt, Liliana Mota, Paulo Carrilho, Teobaldo Simões e Paulo Matos.

A estreia ocorrerá no Auditório do IPJ, em Viseu no dia 18 de Janeiro de 2007, às 21:45.
Datas seguintes:
Dias 19 e 20 às 21:45 no Auditório do IPJ de Viseu

Sem comentários: