sexta-feira, 2 de junho de 2006

Museu do Tempo em Trancoso

Um museu dedicado ao “design do tempo” deverá abrir em finais de 2007, em Trancoso, exibindo mais de 200 relógios dos últimos quatro séculos.

Projectado para um terreno anexo ao Pavilhão Multiusos de Trancoso, o novo espaço museológico terá, de acordo com o arquitecto responsável pelo projecto, encomendado pela Câmara local, Emanuel Pimenta, cerca de 1.500 metros quadrados de área construída e albergará “uma interessante colecção de relógios do século XVII aos dias de hoje”.

A colecção, com mais de duzentos exemplares, visa “mostrar como as pessoas têm mudado a sua forma de abordar o tempo ao longo dos séculos”.

O Museu deverá também acolher diferentes exposições, pequenos concertos musicais, uma colecção de gravações musicais, livros, audições, conferências e debates, sempre tendo a questão do tempo como elemento fundamental de reflexão.

A colecção de relógios - iniciada na década de 1950 pelo inventor e industrial português Dimas de Melo Pimenta – será, porém, de acordo com Emanuel Pimenta um dos “elementos essenciais do museu”.

O edifício “criado a partir do estudo sobre espirais complexas”, vai ter o nome do filósofo René Berger, presidente da Associação Mundial de Críticos de Arte, revelou o arquitecto. Orçado em cerca de 1,5 milhões de euros, o museu do “design do tempo” vai ser construído pela Câmara Municipal de Trancoso, com o objectivo de “tornar a cidade num centro de arte, ciência, tecnologia e cultura”.
Notícia retirada do Diário da Guarda

Sem comentários: