quarta-feira, 14 de junho de 2006

ARPT Centro de Portugal na Bélgica















A Agência participou na apresentação anual da Expedia, organização que reuniu cerca de 200 responsáveis de compras e catering dos hotéis da Bélgica e da Holanda num fabuloso espaço do Parque do Cinquentenaire – o Autoworld.

O Centro de Portugal deu a conhecer ao público presente, através de uma belíssima apresentação digital o seu espólio turístico e os produtos de Denominação de Origem mais característicos e expressivos através de um buffet: os vinhos da Região do Dão e da Bairrada, os ovos moles e os queijos de leite de ovelha crú que ganharam diversos prémios em concursos internacionais. É o caso do queijo da Estrela do produtor Matias que possui uma colecção de medalhas de ouro e prata do concurso dos queijos de montanha que se realiza anualmente em França.

A Delegação de Bruxelas e a Região do Centro contaram com o apoio da Dão Sul para os vinhos servidos, já muito bem representada no mercado e importados pela casa Alhambra situada em Gent, da Casa Matias com o importador de queijos Albert Kaashandel situado em Mechelen e da Fabridoce para os doces regionais que pretende expandir internacionalmente a sua actividade.

A responsável pela promoção da Região de Promoção do Centro, Marli Monteiro, voltou a Bruxelas mais precisamente à Residência do Embaixador João Diogo Nunes Barata, em companhia das enólogas Filipa Pato, Maria de Castro da Quintas de Saes e do Chefe Luís Américo.

Juntos, apresentaram a um grupo de 22 mulheres, jornalistas e opinion leaders do mercado (todas ligadas à gastronomia e aos vinhos), a região em todas as suas facetas: as estruturas turísticas e os seus contrastes, a harmonia entre bons vinhos elaborados com o respeito do passado e a vinificação moderna e a gastronomia local.

O jovem chefe Luís Américo, galardoado “Chefe Cozinheiro em 2004”, para além de várias consultorias externas, está sediado actualmente na Quinta do Pendão perto de São Pedro do Sul num restaurante familiar e trouxe a Bruxelas a arte de bem cozinhar, reunindo os paladares tradicionais ao prazer de saborear com o despertar dos sentidos.

Desta acção, resultou já um artigo no Diário de Notícias (suplemento Centro), o projecto de uma quinzena gastronómica no Hotel Méridien de Bruxelas em 2007 e a inclusão dos vinhos apresentados, nas aulas de enologia do Cercle des Gaulois.

As duas enólogas são representadas na Bélgica pelo jovem importador Kris Jeuris que tem feito um trabalho muito sério e sustentado a nível dos vinhos portugueses neste mercado www.wijnhuisjeuris.be

Por curiosidade, mas também por promoção, referimos que no passado dia 4 de Junho, o Kris Jeuris casou com a Valérie Albrecht - uma jovem belga que fez o programa Erasmus em Coimbra. A boda teve lugar na Quinta da Pellada de Alvaro de Castro. Para o casamento, foram também convidados, 3 dos grandes Chefes belgas que participaram na elaboração do banquete, associando mais uma vez a arte belga de bem cozinhar aos vinhos de vários produtores portugueses presentes. Para os noivos os nossos desejos de muitas felicidades...sempre com produtos portugueses claro!

Notícia extraída na íntegra do site Portugal News do ICEP

Sem comentários: