No âmbito das actividades integradas na Cultura Politécnica para o 2º trimestre de 2006, da responsabilidade do Instituto Politécnico de Castelo Branco, decorrerá no próximo dia 27 (terça-feira), um concerto que conta com a participação do Coro da ESART, do Ensemble de Violoncelos da ESART e de Ana Ester Neves (canto), às 21:30, no Cine-Teatro Avenida (Auditório da ESART), em Castelo Branco.
A Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), a mais recente escola do Instituto Politécnico de Castelo Branco, iniciou a sua actividade no ano lectivo 1999/2000. Desde o início que a escola de música tem atraído músicos que procuram completar a sua formação com um estudo sério no contexto de uma escola activa e exigente.
Através de um estudo integrado, de uma prática coral contínua, o coro tem crescido com qualidade musical e constitui-se como um instrumento de formação, promoção e divulgação cultural.
Os violoncelistas da ESART, através de um programa bem planeado para o instrumento e de um estudo sólido, formam uma classe distinta, tendo vindo a revelar-se através de uma prática musical elevada.
Através dos concertos que tem promovido, a ESART reflecte um trabalho dedicado e exigente, e emerge como um pólo cultural de referência no Interior do País e a nível nacional.
Ana Ester Neves
Diplomada pelo Conservatório Nacional de Lisboa, continuou os seus estudos na Royal Academy of Music (Londres) e na Universidade de Boston, onde concluiu o Mestrado em Interpretação.
Reconhecida intérprete de Música de Câmara, tem exercido uma actividade intensa quer em Portugal, quer na Inglaterra, Áustria, Alemanha, Itália, Grécia, Espanha, França e EUA. Nestes paises apresentou-se também nas óperas: Carmen (Micaela), A Traviata (Violetta), As Bodas de Fígaro (Contessa), Eugene Onegin (Tatyana), La Bohème (Musetta), Le Rossignol, L’Isola Disabitata, Porgy and Bess (Bess), D.Giovanni (D. Elvira), The English Cat, Parsifal, Boris Godunov (Xenya), Albert Herring (Lady Billows), Neues vom Tage (Laura), Madame Butterfly (papel principal) entre outras.
Dedica parte da sua carreira à divulgação da música portuguesa, tendo-a apresentado em recitais em Paris, Madrid, Londres e Turim.
A música contemporânea também tem tido um papel de destaque na sua carreira. Estreou a ópera The Bacchae (Agave) de Theodore Antoniou em Atenas e as óperas portuguesas O Doido e a Morte (D.Aninhas) de Alexandre Delgado, Édipo, ou a Tragédia do Saber (Jocasta) e Os Dias Levantados (O Anjo Camponês) de António Pinho Vargas. Destacam-se as suas interpretações da 14ª Sinfonia de Chostakovitch, de Les Illuminations de B. Britten, e das Szenen aus Goethes Faust de R.Schumann..
No domínio da oratória destacam-se as suas participações em: Requiem de Mozart, com a Orquestra e o Coro Gulbenkian (Coliseu dos Recreios); Requiem de Brahms (Londres); Cantatas e Weihnachtsoratorium de Johann Sebastian Bach (Lisboa e Londres); e na estreia mundial do Requiem para o Planeta Terra de João Pedro Oliveira.
Ganhou os Prémios Operáticos Gilbert Betjemann e Ricordi e obteve os primeiros prémios nos Concursos Internacionais de Canto Mary Garden (Inglaterra) e Luisa Todi (Portugal).
Gravou a Sinfonia nº6 de Joly Braga Santos para a Marco Polo e Os Dias Levantados de António Pinho Vargas para a EMI-Classics. Gravou também para a RTP, RDP e BBC.
É membro fundador do Trio Vissi d’Arte e é membro do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa.No campo da Pedagogia foi Professora Assistente da Disciplina de Canto na Universidade de Boston, leccionou Canto no Conservatório Regional do Algarve e na Universidade de Évora e Técnicas e Expressão Vocal na Escola Profissional de Teatro de Cascais.
É convidada frequentemente para leccionar Masterclasses de Canto nas Universidades e Conservatórios Portugueses.
Tem realizado várias Acções de Formação sobre Técnica Vocal para Professores e para Locutores da Rádio e Televisão.
Fonte - Naturtejo
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